Ajuda para gerar o System.map

Paulo Correia-3
Pessoal,

Estou usando o Xubunto 18.0.4, com o kernel 5.7.4 usando este tutorial
https://sempreupdate.com.br/ubuntu-kernel-5-7-4-saiba-como-instalar-no-ubuntu-linux-mint-e-derivados-utilizando-pacotes-oficiais-deb-canonical/
ao tentar compilar um modulo ele dá erro "Warning: modules_install:
missing 'System.map' file. Skipping depmod.", Como gerar o System.map
corretamente?

Achei este post https://classicforum.manjaro.org/index.php?topic=22364.0

mas é do manjaro

Alguém sabe como System.map?

Att,

Paulo Correia

Re: Ajuda para gerar o System.map

C de-Avillez-2
On Fri, Jul 17, 2020 at 3:10 PM Paulo <[hidden email]> wrote:

> [...]
> ao tentar compilar um modulo ele dá erro "Warning: modules_install:
> missing 'System.map' file. Skipping depmod.", Como gerar o System.map

Opa! O link fornecido leva à instruções de como installar um kernel
*mainline*. Um kernel mainline é um kernel
exatamente como liberado upstream, sem quaisquer patches para Ubuntu.
Estes kernels são usados para
pesquisa de erros -- especificamente para confirmar se um erro do
kernel está presente no código upstream,
ou foi introduzido por um patch do Ubuntu.

Em outras palavras: este NÃO É um kernel para ser usado no dia-a-dia.

c.f.:https://wiki.ubuntu.com/Kernel/MainlineBuilds?action=show&redirect=KernelTeam%2FMainlineBuilds
Este link explica o propósito e uso de kernels mainline, e mostra
alguns possíveis problemas.

https://packages.ubuntu.com/groovy/kernel/ mostra todos os pacotes
associados ao kernel, no Ubuntu+1 (Groovy,
futura versão 20.10, em desenvolvimento). Não temos, ainda, um kernel 5.7 lá.

Aliás, QUAL kernel será fornecido no Groovy ainda não está decidido;
até agora, pode
ser o 5.7 ou o 5.8. Não é provável, mas pode ocorrer, que Groovy acabe com 5.9.

[]s

--
..hggdh..

Re: Ajuda para gerar o System.map

Paulo Correia-3
Ok,

Posso reverter ao kernel 4.15.0-111-generic, mas como fazer isto?

E tive que atualizar o gcc, não sabia que era um kernel para não ser
usado no dia-a-dia :(

O objetivo de usar este Kernel era ver se ele já vinha com o driver para
o Leitor de Digitais fpc1020 que estou "brigando" na instalação dele.

Já avancei muito, consegui compilar o módulo graças ao Evgeny Brazgin no
post https://gitlab.freedesktop.org/libfprint/libfprint/-/issues/137

A propósito, alguém sabe o que significa: Add CONFIG_INPUT_FPC1020 to
the kernel menu configuration

E principalmente como fazer isto no kernel?