Android Studio 2.0 - Cada momento é uma nova descoberta.

Android Studio 2.0 - Cada momento é uma nova descoberta.

Wagner De Queiroz
Boa tarde a todos da lista,

meu carma é o Android Studio, Estou usando o ubuntu 16.4 64bits e tenho o
java 1.8.91 instalado usando o repositorio da oracle e o jdk da oracle,
instalados e na teoria funcionando.

Fiz a instalação do Android studio 2.0 usando ppa

e a instalação foi sem nenhum problema aparente.
 Lendo listas de pacotes...
Construindo árvore de dependências...
Lendo informação de estado...
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  android-studio
0 pacotes atualizados, 1 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0
não atualizados.
É preciso baixar 0 B/40,4 kB de arquivos.
Depois desta operação, 80,9 kB adicionais de espaço em disco serão usados.
A seleccionar pacote anteriormente não seleccionado android-studio.
A preparar para desempacotar .../android-studio_4.14.0-ubuntu0_all.deb ...
--2016-04-26 11:21:40--
https://dl.google.com/dl/android/studio/ide-zips/2.0.0.20/android-studio-ide-143.2739321-linux.zip
Resolvendo dl.google.com (dl.google.com)... 64.233.190.136, 64.233.190.93,
64.233.190.190, ...
Conectando-se a dl.google.com (dl.google.com)|64.233.190.136|:443...
conectado.
A requisição HTTP foi enviada, aguardando resposta... 200 OK
Tamanho: 292106971 (279M) [application/zip]
Salvando em: “android-studio-ide-143.2739321-linux.zip”

.

O problema:

Depois de aberto com um novo projeto e um avd devidamente criado, ao mandar
executar ele falha miseravelmente após alguns minutos de agonia.

/opt/android-sdk/tools/emulator -netdelay none -netspeed full -avd
Nexus_S_API_23

Note: The environment variable $ANDROID_SDK_HOME is set, and the emulator
uses that variable to locate AVDs.
This may result in the emulator failing to start if it cannot find the AVDs
in the folder pointed to by the
given environment variable.
ANDROID_SDK_HOME=/usr/local/android-sdk-linux

PANIC: ANDROID_SDK_HOME is defined but could not find Nexus_S_API_23.ini
file in $ANDROID_SDK_HOME/.android/avd
(Note: avd is searched in the order of
$ANDROID_AVD_HOME,$ANDROID_SDK_HOME/.android/avd and $HOME/.android/avd)

Vamos lá

o SDK eu coloquei em /opt/android-sdk  e não tenho ideia onde raios é
definido que essa variavel de ambiente ANDROID_SDK_HOME é definida, embora
a pasta exista, se tenha permissão de uso e o tal .ini que ele não
encoutrou esta fisicamente no local apontado:

/home/wagner/.android/avd/Nexus_S_API_23.ini

veja abaixo:

wagner@perobinhaz470:~$ file /home/wagner/.android/avd/Nexus_S_API_23.ini
/home/wagner/.android/avd/Nexus_S_API_23.ini: ASCII text
wagner@perobinhaz470:~$ ls -lha
/home/wagner/.android/avd/Nexus_S_API_23.ini
-rw-rw-r-- 1 wagner wagner 123 Abr 26 13:38
/home/wagner/.android/avd/Nexus_S_API_23.ini

Alguém tem alguma sugestão ou vou ter que me contentar em ligar um android
real na usb via adb mesmo?

--
Wagner de Queiroz
Be free with Linux

Re: Android Studio 2.0 - Cada momento é uma nova descoberta.

Andre Cavalcante-4
Olá Wagner, pessoal,

> [...]
> in the folder pointed to by the
> given environment variable.
> ANDROID_SDK_HOME=/usr/local/android-sdk-linux

Note que ANDROID_SDK_HOME está definida para /usr/local/android-sdk-linux

> [...]
> (Note: avd is searched in the order of
> $ANDROID_AVD_HOME,$ANDROID_SDK_HOME/.android/avd and $HOME/.android/avd)

Então ele tá procurando o arquivo /usr/local/android-sdk-linux/.android/avd
and $HOME/.android/avd

> Vamos lá
>
> o SDK eu coloquei em /opt/android-sdk  e não tenho ideia onde raios é
> definido que essa variavel de ambiente ANDROID_SDK_HOME é definida,

Em geral podes colocá-la no teu .bashrc.

export ANDROID_SDK_HOME=/opt/android-sdk

Logo, como tu colocaste em /opt/android-sdk, mas a variável aponta para
/usr/local/android-sdk-linux, então já tens um conflito.

> embora
> a pasta exista, se tenha permissão de uso e o tal .ini que ele não
> encoutrou esta fisicamente no local apontado:
>
> /home/wagner/.android/avd/Nexus_S_API_23.ini

Este arquivo fica em uma pasta no perfil do teu usuário, ou seja:
$HOME/.android/avd/Nexus_S_API_23.ini e não é o $ANDROID_SDK_HOME.

> [...]
> /home/wagner/.android/avd/Nexus_S_API_23.ini
>
> Alguém tem alguma sugestão ou vou ter que me contentar em ligar um android

Tenta apontar a o ANDROID_SDK_HOME para a pasta correta, ou seja,
/opt/android-sdk e coloca lá dentro o .android/avd/Nexus_S_API_23.ini.
Tenta de novo e me diz aí o que melhorou.

Note que o Android Suite pode ter um arquivo de confiuração que ajusta, ele
mesmo, o ANDROID_SDK_HOME e então o procedimento de ajustar a variável no
.bashrc pode não funcionar.

Note ainda que, modificando o .bashrc, você DEVE deslogar e logar novamente
para que o novo valor possa fazer parte de TODO o teu ambiente.

Abraços

André Cavalcante.

Re: Android Studio 2.0 - Cada momento é uma nova descoberta.

Wagner De Queiroz
Bom dia André, Obrigado pela solução proposta, eu já havia tentado essa
solução antes de escrever o email, não funcionou e não coloquei no email pq
ele já tinha ficado muito comprido.

Atualmente eu resolvi a questão com uma solução muito louca. Fui na pasta
do SDK e criei um atalho da pasta onde esta o avd, fazendo o a ide achar
supostamente a pasta dos AVD no local onde ele acha que deveria estar.
resolvi a parada de fazer a IDE chamar o AVD e inicializar.

Atualmente apareceu novas mensagens bizarras, acerca da versao da API ser
diferente da 23 que ele ta tentando compilar, sendo que na criacao do
projeto eu tinha definido para usar a API10 que é o android 2.3, mas no fim
o compilador compilava para API 23 e na checagem do AVD nao ia pra frente,
descobri nas propriedades do projeto onde muda a API de compilacao e agora
o AVD é chamado, entretanto a app nao aparece no emulador. Estou tentando
descobrir o pq, ja que o ADB esta habilitado no AVD e nas configs da IDE.

Em 27 de abril de 2016 10:27, Andre Cavalcante <[hidden email]
> [...]

Wagner de Queiroz
Be free with Linux

Re: Android Studio 2.0 - Cada momento é uma nova descoberta.

Anderson Unsonst
Você deve estar usando o Android 2.3.6 a API dele é a 10, na verdade eu não
entendi direito o que você escreveu rsrs VC disse API 23, faltou só o ponto

Re: Android Studio 2.0 - Cada momento é uma nova descoberta.

rodman
Bem eu rodei o Android studio e o SDK direto do site e apontei na IDE para
o sdk descomprimido pra mim funcionou inclusive baixando o emulador. O que
acontece nessas versões é que elas já vem compiladas então alguns ajustes e
caminhos são predefinidos quando criaram os binários! O mesmo ocorre com o
lampp, que após baixado deve ser expandido no /opt. No meu caso eu rodo
aplicativos que já são binários direto do meu home numa pasta que eu crio
chamada aplicativos, e todas as configurações "estáticas" eu aponto via
link simbólico ou altero os .ini referentes!
Em 27/04/2016 11:24 AM, "Anderson Unsonst" <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> entendi direito o que você escreveu rsrs VC disse API 23, faltou só o ponto

Re: Android Studio 2.0 - Cada momento é uma nova descoberta.

Bom dia a todos, é com grande alegria que informo que agora resolvi as
pendengas da IDE,

eu baixei o android studio via ppa e o oracle-java-8 direto pelo site da
oracle, tive problemas com o jdk, mas depois que setei a pasta do sdk nas
configs do studio, coloquei um atalho da pasta do AVD na pasta do sdk ficou
apenas aquele problema de vc criar um projeto por exemplo, para a API10 que
é o android 2.3 e o compilador estar setado erroneamente para a API23, mas
ai fui em opções do projeto e achei a mudança.

Estou usando a IDE mais nova que saiu 2. alguma coisa de um dia atrás. O
que acontece é que acho que eles soltaram algumas atualizacoes novas
durante o dia, acho que foi de reclamações de alguns usuários, pois tinha
um problema chato que o gradle (se é que se escreve assim) nao tava
sincronizando e dava um pau loco na ide. depois da atualização de ontem a
tarde, parece que se resolveu, não sei, esta noite será a noite derradeira.

Wagner de Queiroz
Be free with Linux