Atalhos no lançador do unity

Alexsandro Alves
Olá a todos,

Migrei do ubuntu 12.04 (32 bits) para 12.10 (64 bits) mas continuo com
dificuldades para criar atalhos no lançador do unity para aplicativos como
IDE Eclipse para java e sqldeveloper (cliente oracle para banco de dados) ,
além de outras aplicações que são executadas via aquivos de script .sh.

Ao executar o eclipse, um ícone com '?' aparece no lançador do unity (ícone
errado) e ao bloqueá-lo, o ícone pisca mas a aplicação não executa. O mesmo
ocorre com o sqldeveloper, a única diferença é que para este, o ícone
correto aparece no lançador.

Há alguma aplicação ou conhecem algum procedimento que facilite a criação
de atalhos no lançador do unity?

Na versão 12.04, eu tive que criar em ~/.local/share/applications arquivos
.desktop para poder criar os atalhos, mas na versão 12.10 não sei como
fazer.

Agradeço dicas e sugestões para resolver esse problema.
--
Alexsandro

Re: Atalhos no lançador do unity

Humberto Fraga
Em 12 de março de 2013 14:19, Alexsandro Alves
<[hidden email]>escreveu:

> Na versão 12.04, eu tive que criar em ~/.local/share/applications arquivos
> .desktop para poder criar os atalhos, mas na versão 12.10 não sei como
> fazer.

Esta é a forma certa, você tentou? Qual foi o resultado?

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com

Re: Atalhos no lançador do unity

Alexsandro Alves
Deu certo com o sqldeveloper, mas não funcionou com o eclipse 64 bits. Só
há essa forma de criar o atalho no lançador do unity ?

--
Alexsandro
M.Sc

Em 12 de março de 2013 14:24, Humberto Fraga <[hidden email]> escreveu:

> arquivos
> >

> Esta é a forma certa, você tentou? Qual foi o resultado?

> [...]

Em 12 de março de 2013 16:46, Alexsandro Alves
<[hidden email]>escreveu:

> Deu certo com o sqldeveloper, mas não funcionou com o eclipse 64 bits. Só
> há essa forma de criar o atalho no lançador do unity ?

Todo lançador em qualquer ambiente de trabalho atual é um arquivo .desktop,
não tem para onde correr, e é um formato muito bom.

Encontrei facilmente no google uma página informando "mil e uma" formas de
criar este tipo de arquivo:
http://askubuntu.com/questions/13758/how-can-i-edit-create-new-launcher-items-in-unity-by-hand

Este em especial para o Ubuntu 12.04 ou mais recente:
http://askubuntu.com/a/128284

O importante é notar que o campo "Exec" do arquivo (aparece "Comando" na
interface gráfica) deve indicar o caminho completo para o executável ou sh
do programa. Se o executável ou sh está no seu PATH, basta o nome dele, se
não estiver, então você precisará indicar o caminho inteiro.