Quantcast

AutoCad para Linux

12

AutoCad para Linux

Nailto hinkel
Prezados,

Alguém sabe de alguma novidade em Autocad para Linux?
Sou arquiteto e uso esta ferramenta no WinXP, só falta o AutoCad para
abandonar o Win.

Arbaços.

Nailto Hinkel

Re: AutoCad para Linux

Ivan Brasil Fuzzer-4
Bricscad - http://www.bricsys.com/en_INTL/bricscad/index.jsp

Ivan Brasil Fuzzer
Bacharel em Informática
Celular: (54) 9917-1798
GTalk: [hidden email]
Jabber: [hidden email]
http://www.ubuntero.com.br

[...]

-- Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece

Re: AutoCad para Linux

Nailto hinkel
Obrigado Ivan

Em 09-06-2010 11:53, Ivan Brasil Fuzzer escreveu:

> Bricscad - http://www.bricsys.com/en_INTL/bricscad/index.jsp
>

> Ivan Brasil Fuzzer
> Bacharel em Informática
> Celular: (54) 9917-1798
> GTalk: [hidden email]
> Jabber: [hidden email]
> http://www.ubuntero.com.br

Ivan,
Eles tem uma versão especial para Ubuntu, parece ser bem legal, porem
quando terminou o download abriu o seguinte aviso do Ubuntu:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  /tmp/BricscadClassic-V10.4.6-1-en_US.tgz não pôde ser salvo porque
você não pode alterar o conteúdo da pasta.
Tente salvar em outro local ou modifique as propriedades da pasta e
tente de novo.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Alguma ideia?

Obrigado
Nailto Hinkel

Em 09-06-2010 11:53, Ivan Brasil Fuzzer escreveu:

> Bricscad - http://www.bricsys.com/en_INTL/bricscad/index.jsp
>

> Ivan Brasil Fuzzer
> Bacharel em Informática
> Celular: (54) 9917-1798
> GTalk: [hidden email]
> Jabber: [hidden email]
> http://www.ubuntero.com.br

Humberto Fraga
Em 9 de junho de 2010 12:24, Nailto Hinkel <[hidden email]> escreveu:

> Ivan,
> Eles tem uma versão especial para Ubuntu, parece ser bem legal, porem
> quando terminou o download abriu o seguinte aviso do Ubuntu:
> ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
>  /tmp/BricscadClassic-V10.4.6-1-en_US.tgz não pôde ser salvo porque
> você não pode alterar o conteúdo da pasta.
> Tente salvar em outro local ou modifique as propriedades da pasta e
> [...]

Geralmente é bom fazer o que a mensagem diz para fazer. Tente salvar
em outra pasta e veja se consegue.

--
Humberto Xis
http://lixaonerd.wordpress.com

Re: AutoCad para Linux

Nailto hinkel
Obrigado Xisberto.

Quando clico em download, ja abre o gerenciador e inicia o download.
Não sei aonde configurar o gerenciador de download.
Poderias por favor me ensinar como fazer estas operações?

Att
Nailto Hinkel

Em 09-06-2010 13:34, Xisberto escreveu:

> Geralmente é bom fazer o que a mensagem diz para fazer. Tente salvar
> em outra pasta e veja se consegue.

Re: AutoCad para Linux

Ivan Brasil Fuzzer-4
Se está usando o firefox vai no menu editar/preferencias. Na aba Geral tem as opções de download, marque "Sempre perguntar onde salvar arquivos"

Ivan Brasil Fuzzer
Bacharel em Informática
Celular: (54) 9917-1798
GTalk: [hidden email]
Jabber: [hidden email]
http://www.ubuntero.com.br

Enviadas: Quarta-feira, 9 de Junho de 2010 15:08:14
Assunto: Re: [Ubuntu-BR] AutoCad para Linux

> [...]

Nailto Hinkel

Em 09-06-2010 13:34, Xisberto escreveu:

> Geralmente é bom fazer o que a mensagem diz para fazer. Tente salvar

Obrigado novamente. Te devo mais esta.

Att
Nailto Hinkel

Em 09-06-2010 15:12, Ivan Brasil Fuzzer escreveu:

> Se está usando o firefox vai no menu editar/preferencias. Na aba Geral tem as opções de download, marque "Sempre perguntar onde salvar arquivos"

> [...]

Pessoal

Baixei, instalei e.................... muito bom este programa, não fica
devendo nada ao AutoCad.
Acho que agora deu pro Windows por aqui.

Obrigado a todos que ajudaram.
Continuem assim que vamos fazer sucesso com o maravilhoso mundo do
linux, e particularmente ao Ubuntu

Abraços
Nailto Hinkel

Em 09-06-2010 11:53, Ivan Brasil Fuzzer escreveu:

> Bricscad - http://www.bricsys.com/en_INTL/bricscad/index.jsp
>

> Ivan Brasil Fuzzer
> Bacharel em Informática
> Celular: (54) 9917-1798
> GTalk: [hidden email]
> Jabber: [hidden email]
> http://www.ubuntero.com.br

PAULO FERNANDES-3
Mas esse software é pago, e em euros, não?
Posso estar enganado, mas acho que não é gratuito...

Sem querer atrapalhar, atrapalhando...
Paulo

Em 9 de junho de 2010 16:48, Nailto Hinkel <[hidden email]>escreveu:

> [...]
> Acho que agora deu pro Windows por aqui.
>
> Obrigado a todos que ajudaram.
> Continuem assim que vamos fazer sucesso com o maravilhoso mundo do

Paulo de Souza Lima-3
Em 11 de junho de 2010 01:51, Paulo Fernandes <[hidden email]> escreveu:

> Mas esse software é pago, e em euros, não?
> Posso estar enganado, mas acho que não é gratuito...
>
> Sem querer atrapalhar, atrapalhando...
> Paulo

Eu sugiro o BRLCAD (http://brlcad.org/d/about) que é um software
maduro, livre e é utilizado, por exemplo, pelo departamento de defesa
dos EUA.

Abraço.

Re: AutoCad para Linux

Ivan Brasil Fuzzer-4
É pago, como foi pedida uma alternativa eu dei esta porque sei que atende as necessidades e não conheço uma alternativa open tão completa.

Ivan Brasil Fuzzer
Bacharel em Informática
Celular: (54) 9917-1798
GTalk: [hidden email]
Jabber: [hidden email]
http://www.ubuntero.com.br

Enviadas: Sexta-feira, 11 de Junho de 2010 1:51:02

> [...]

> Acho que agora deu pro Windows por aqui.
>
> Obrigado a todos que ajudaram.
> Continuem assim que vamos fazer sucesso com o maravilhoso mundo do

Regis
Olá a todos.
Existe uma ótima opção, não é gratuito mas a contribuição é voluntária
(e deveria ser feita).
Também não é para linux, mas roda bem no wine por exemplo.
Não desenha 3d mas abre qualquer versão de autocad.
Chama-se mscad.
www.mscad.com.br

Em 11-06-2010 09:42, Ivan Brasil Fuzzer escreveu:

> É pago, como foi pedida uma alternativa eu dei esta porque sei que atende as necessidades e não conheço uma alternativa open tão completa.

> [...]
>>> GTalk: [hidden email]
>>> Jabber: [hidden email]

Re: AutoCad para Linux

Nailto hinkel
Prezados,
Instalei o MSCAD, atraves do Wine, mas sinceramente tive que
desinstalar, não roda legal.
Depois baixei o BRLCAD que um colega abaixo sugeriu, estava em .tar.gz,
não consegui compilar por falta de conhecimento, então como velho
usuario do WinXP, converti para .deb e instalei como no velho Win
...........Next, Next, porem não apareceu na lsita de aplicativos e
quando digito no terminal brlcad, nada acontece.
Alguem tem alguma ideia para ajudar?

Abçs
Hinkel

Em 11-06-2010 10:05, Regis AD escreveu:

> [...]
> Também não é para linux, mas roda bem no wine por exemplo.
> Não desenha 3d mas abre qualquer versão de autocad.

Alfterhaang
  Na verdade vejo como muito positiva a iniciativa da Bricsys porque na área
de cad o linux está bem diferente de outras, programas bons a maioria até
bem melhores aos amplamente utilizados no windows não faltam, no entanto na
área de projeto arquitetônico/civil e correlatos não existia uma opção
viável. Claro que assim que houver um open-source a comunidade deve apoiar
em peso mas até o momento não encontrei nem um que satisfaça o volume de
trabalho de uma empresa de engenharia ou arquitetura, sem falar que ele deve
poder trabalhar com todos os arquivos já criados em várias versões do
AutoCAD (que na empresa onde trabalho passa de 500GB ) e abrir os arquivos
enviados pelos clientes.

  A noticia é muito boa porque até ontem se você ligasse na Autodesk
(empresa que desenvolve o AutoCAD) e pedisse uma versão para Linux os caras
desligavam na sua cara e até hoje é assim, assim como tem o briscad tem o
progecad, o intelicad, zwcad, *cad, em qualquer empresa que você ligar os
caras não estão nem aí para o Linux, quando você pede sobre o assunto dá
para sentir na voz do atendente: "problema seu, muda para o windows".

  Diante de tantas empresas que simplesmente ignoram os usuários linux, uma
empresa que se preocupou em desenvolver uma versão do seu software para
rodar nativamente no linux tem de ser valorizada, ao empregarem recursos
para tanto estão dizendo claramente que acreditam ser um sistema operacional
viável, depois que o briscad funcionar as outras não terão mérito nenhum em
investir em uma parcela do mercado que existe, a Bricsys na realidade está
vindo no escuro simplesmente acreditando que é um projeto viável mas
notadamente um investimento de risco, e mesmo assim ela o está fazendo.

  Será sacanagem nossa fazer o que o pessoal do windows faz, começar a
crackear o programa e fazer cópias piratas, logo nós que usamos como um dos
primeiros argumentos em uma conversa sobre linux o fato de não usarmos
programas piratas.

  Onde trabalho entramos em um processo de acabar com o software pirata,
se fôssemos comprar o AutoCAD, gastaríamos em média 5.000,00R$ por máquina,
levando em consideração que alguns computadores iriam ter o
cad+implementações relativas ao setor, onde o preço seria superior a
5.000,00R$ e outros onde seria instalado o Cad básico com
preço levemente inferior a isso.
  Por fim escolhemos o Progecad (se tivesse o briscad para linux naquela
época tinha lutado mais por esse porque o passo windows para linux já
estaria praticamente dado) em média o gasto com ele foi 1.500,00R$ e tem
algumas vantagens como licença corporativa e instalação em rede ilimitada.
  O briscad está em torno desse valor e ainda é multi-plataforma, para uma
empresa que pensava em gastar 5.000,00R$ só com o cad agora gastar 1/3 disso
e ainda conseguir se livrar de outras licenças (como a do windows) parece
justo.

  Existem soluções open-source, mas era necessário um programa muito
semelhante ao CAD para que não houvesse uma perda muito grande de
produtividade e parece que o Briscad conseguiu isso.

  O Briscad é proprietário e até que a Bricsys libere o código dele sob a
GPL (isso que é sonho!), ou outro programa open-source apareça (como muitos
casos de sucesso como OOo, Firefox e companhia) pela primeira vez desde que
instalei o linux  ( antes de 2000 mandrake, e desinstalei depois de um mês
porque não conseguia iniciar o X) sinto a realização de não precisar do
windows para nada, para outras áreas é um outro programa qualquer mas para
nós que estávamos desesperados por um solução cad o *Briscad v10 beta *é um
marco.

Re: AutoCad para Linux

Jose Lera
Falei com o pessoal do bricscad e eles me mandaram um comparativo com o
autocad.

Será que posso mandar em anexo ?

[]'s Lera

------- Alferes 3ª Grau da Federação Da Frota Estelar De São Paulo -------
________________         _              Jose Maria Correa Lera
\__(=======/_=_/ ____.--'-`--.___    Registered Ubuntu User #16614
            \ \   `,--,-.___.----'    Registered Linux User #136117
         .--`\ \--'../          A felicidade não depende do que nos falta,
         '---._____.|]           mas do bom uso que fazemos do que temos.

Re: AutoCad para Linux

Paulo de Souza Lima-3
Sei que isso vai sair do tópico, mas vale a pena fazer um comentário a respeito.

A questão não está em haver ou não um open source de peso.
Recentemente, houve o III Encontro de Software Livre do Serpro
Curitiba. Nele, o Coordenador do Projeto Documento Digital do Governo
do Paraná, sr. Vanderlei Vilhanova Ortêncio, proferiu uma palestra
sobre o estudo que a Celepar fez sobre técnicas para conservar
documentos digitais por longos períodos. A pesquisa constatou que hoje
não existe uma maneira de conservar documentos arquitetônicos (plantas
de prédios, plantas de cidades, etc.) em meios digitais, apenas por um
motivo:

Existe uma proliferação, em todas as áreas da engenharia, de um padrão
fechado de documentos, pertencente a uma empresa chamada Autodesk.
Isso é de uma ambiguidade tão grande que chega a ser cômico.
Justamente a área do conhecimento humano que mais se utiliza da
padronização, está amarrada deliberadamente ao formato de documento
proprietário da Autodesk.

Isso tem implicações importantes na conservação histórica, porque nada
pode garantir que alguém possa ter acesso a um documento feito no
Autocad daqui há cinco ou dez anos, que dirá daqui a 100 ou 200 anos.

Soluções de engenharia de qualidade inquestionável existem várias. O
que falta é a compreensão de que permitir que um padrão de documento
proprietário como DWG, é um tiro no pé e um risco, não só para as
empresas, mas principalmente para a sociedade e para as gerações
futuras.

A briga nessa área vai ser boa, mas se os padrões abertos estão
ganhando a guerra contra a gigante das janelas quebradas, pode ser que
num futuro não muito distante tenhamos padrões abertos para documentos
de engenharia também. Se os engenheiros não se mexerem quanto a isso,
a sociedade com certeza vai.

Abraço.
Em 11 de junho de 2010 19:28, Alfterhaang <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> nós que estávamos desesperados por um solução cad o *Briscad v10 beta *é um

Re: AutoCad para Linux

ruiogawa@gmail.com
A guerra dos padrões é antiga. O DWG é para a arquitetura o mesmo que o DOC
é para os documentos. Fechados, não homologados em nenhuma instância e
incompatíveis com seus próprios fornecedores. Vejam os casos de
incompatibilidade entre versões do AutoCAD e versões do Word. Óbvio que é
proposital.

A fórmula de ficar rico é: invente algo que todo mundo precisa, não
compartilhe com ninguém, mude de versão para que a anterior se torne
desnecessariamente obsoleta. Ou seja, aprisione o usuário. Se alguém aqui
quer entender bem a guerra de padrões, não percam a oportunidade de assistir
a alguma palestra do Jomar Silva, representante da América Latina na ODF
Alliance. Vejam que o problema não é a ferramenta - é o formato. Existem
várias soluções CAD de altíssima qualidade como Micro Station,
TurboCAD, VectorWorks, IntelligentCad entre outros. Mas a maioria está presa
ao formato DWG.

Rui Ogawa

Atenção! Caso haja documentos de escritório anexados neste e-mail, eles
poderão estar no formato ODF, um padrão aberto, gratuito e homologado pela
ISO e ABNT. Para abrir e editá-los, basta baixar e instalar o BrOffice.org
em http://broffice.org/download.

Cansado de vírus, pragas virtuais, travamentos e falta de desempenho?
Conheça o novo Ubuntu 10.04! http://www.ubuntu-br.org/

Em 11 de junho de 2010 20:18, Paulo de Souza Lima
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
> num futuro não muito distante tenhamos padrões abertos para documentos
> de engenharia também. Se os engenheiros não se mexerem quanto a isso,

Re: AutoCad para Linux

Paulo de Souza Lima-3
Em 11 de junho de 2010 23:43, Rui <[hidden email]> escreveu:
> [...]
> várias soluções CAD de altíssima qualidade como Micro Station,
> TurboCAD, VectorWorks, IntelligentCad entre outros. Mas a maioria está presa

Exatamente! É o que quis dizer. Não há necessidade de trocar de
ferramenta. Apenas que a ferramenta deve seguir padrões abertos. O que
falta é que os *clientes da Autodesk* exijam que a empresa sigam
padrões abertos. Se os engenheiros não fizerem isso, alguém fora do
meio vai fazer. E quando a água começar a bater nos bumbuns que mamães
passaram talquinho, algo vai de acontecer, por bem ou por mal...

O problema maior é que ainda *não existe*, até onde eu sei, um padrão
aberto para documentos de engenharia, como existe para outros tipos de
documento. Em terra sem lei, quem tem a arma maior governa, no caso, a
Autodesk.

Abraço.

Re: AutoCad para Linux

Alfterhaang
Mas você deve concordar que os usuários terem a opção de pressionar a
Autodesk usando o Windows ou o Linux é um avanço?

12