Cade o socket do MySQL?

Eduardo Gonçalves (Cuducos)
Salve salve galera...
Instalei o MySQL Server (apt-get install mysql-server), mas o banco de
dados não funciona, pq não há socket pra ele funcionar... vcs sabem
como eu "crio"  esse socket? ou alguma outra idéia/forma pra eu ter um
MySQL funfando?
Obrigado,

Eduardo

Re: Cade o socket do MySQL?

Mário Meyer
o socket existe... procura ele com o comando "nestat -an"

2005/11/6, Eduardo Gonçalves (Cuducos) <[hidden email]>:
> [...]
> dados não funciona, pq não há socket pra ele funcionar... vcs sabem
> como eu "crio"  esse socket? ou alguma outra idéia/forma pra eu ter um

Re: Cade o socket do MySQL?

Eduardo Gonçalves (Cuducos)
> o socket existe... procura ele com o comando "nestat -an"

muito obrigado, Mario...
procurei com o "netstat -an", e não retornou nada relacionado ao mysql
(algo com "mysql" no nome)... o único path que apareceu com socket foi
 /tmp/ksocket-cuducos/, mas tentei "mysql
--socket=/tmp/ksocket-cuducos/" e tb não deu... desespero!

o que mais será que posso tentar?
mais uma vez, obrigado..

Eduardo

Re: Cade o socket do MySQL?

Og Maciel
Oi Eduardo,

O comando:

ps aux | grep mysql

revelou que o socket foi criado em /var/run/mysqld/mysqld.sock aqui em
casa... Estou usando o MySQL 4 instalado pelo apt-get... Quando estava
brincando com o MySQL 5 (em forma binaria), reparei que o socket estava em

/tmp/mysqld.sock

Tentei mudar isso re-configurando o /etc/mysql/my.cnf mas nao funcionava
mesmo!

Outra coisa que pensei aqui e', voce iniciou o mysql como root? sudo
/etc/init.d/mysql start

Abracos,

Og

mysql 13659 0.0 0.7 137740 8124 ? Sl Oct25 2:07 /usr/sbin/mysqld
--basedir=/usr --datadir=/var/lib/mysql --user=mysql
--pid-file=/var/run/mysqld/mysqld.pid --skip-locking --port=3306
--socket=/var/run/mysqld/mysqld.sock

On 11/6/05, Eduardo Gonçalves (Cuducos) <[hidden email]> wrote:

> [...]
> /tmp/ksocket-cuducos/, mas tentei "mysql
> --socket=/tmp/ksocket-cuducos/" e tb não deu... desespero!

"There's no place like 127.0.0.1 <http://127.0.0.1>"

Og B. Maciel

.NET / Oracle Developer by day
Linux Evangelist by night

Linux Registered User 286200

Re: Cade o socket do MySQL?

Eduardo Gonçalves (Cuducos)
Salve salve....

Realmente tem coisa errada aqui...
o "ps aux | grep mysql" só retorna isso:
cuducos  12881  0.0  0.2   3088   648 pts/1    R+   16:40   0:00 grep mysql

verifiquei em ambas as pastas (/tmp/ e /var/run/mysqld/) e em nenhuma
tem o socket...

to bem perdido, somente dei um apt-get install mysql-server (q nem sei
se isso colocou a v 5 ou 4)... acho que eh a 4, pois o padrao eh o
/var/run/...:
error: 'Can't connect to local MySQL server through socket
'/var/run/mysqld/mysqld.sock' (2)'
Check that mysqld is running and that the socket:
'/var/run/mysqld/mysqld.sock' exists!

muito obrigado... se tiverem mais alguma ideia, agredeco muuuito!

Eduardo

Re: Cade o socket do MySQL?

Og Maciel
O resultado do seu comando mostra que o mysql nao esta' rodando, por isso
que nao acha o socket. Ja' tentou

sudo /etc/init.d/mysql start

Se isso nao funcionar (ou seja, agora sim te mostrar o erro), tenta remover
o pacote e re-instala seguindo as instrucoes do guia (
http://www.ubuntubrasil.org/guia/).

Abracao,

Og

[...]

Fiz tudo, mas o mesmo erro persiste...
sudo apt-get remove mysql-server
depois, seguindo o guia:
(soh nao adicionei outro repositorios pq estou com o 5.1 e o guia esta
numa versao anterior)
sudo apt-get install mysql-server
mysqladmin -u root password senha
e retorna o mesmo erro:
mysqladmin: connect to server at 'localhost' failed
error: 'Can't connect to local MySQL server through socket
'/var/run/mysqld/mysqld.sock' (2)'
Check that mysqld is running and that the socket:
'/var/run/mysqld/mysqld.sock' exists!

sera que tem a ver com os repositorios?
se sim, q q eu posso fazer? soh substituir a versao por breezy deu
alguns erros...

Eduardo

Re: Cade o socket do MySQL?

Og Maciel
Oi Eduardo,

So' teve uma coisa que vc ainda nao me respondeu. Supostamente, o
mysql-server tem de ser iniciado automaticamente logo apos a instalacao...
Mas so' pra' tirar a duvida, roda o comando

sudo /etc/init.d/mysql start

e depois tenta o comando que voce colou aqui...

Espero sua resposta,

Og

> [...]

> '/var/run/mysqld/mysqld.sock' exists!
>
> sera que tem a ver com os repositorios?
> se sim, q q eu posso fazer? soh substituir a versao por breezy deu

qd entro esse comando, ele retorna o erro do socket... (desculpe,
achei que tivesse dito isso em outro email)...

Eduardo