Conexão Celular-PC via USB

12

Conexão Celular-PC via USB

Thiago Paes
Salve,

alguém já conseguiu isso? Tenho um Nokia 6020, que tem um
aplicativo Win apenas para poder acessar os dados do celular.

Tudo que achei, foi claro, o modelo do cabo de dados, um CA-42,
tudo certo, tentei alguns tutoriais sobre o obexftp, obexfs e adendos,
mas não achei nada 'funcional' .. será que não vai rolar ?!?

Thiago Paes - WebDeveloper
site: http://mrprompt.com
msn: [hidden email]
gtalk: [hidden email]
icq: 57975647
linux user #224062

Re: Conexão Celular-PC via USB

Jonh Wendell
Em Sex, 2006-08-18 às 02:19 -0300, Thiago Paes escreveu:
> [...]
> tudo certo, tentei alguns tutoriais sobre o obexftp, obexfs e adendos,
> mas não achei nada 'funcional' .. será que não vai rolar ?!?

Olá. Minha esposa tem um celular desses e uma vez consegui acessá-lo
através do gnokii, usando um cabo DKU-5. Recentemente tentei acessá-lo
novamente, mas não consegui. Estava usando outro cabo DKU-5. O que
aconteceu foi que, embora os cabos tenham o mesmo nome (DKU-5), os
controladores/chips/seiláoque internos são diferentes, pois o dmesg me
deu mensagens diferentes.

Não tenho acesso ao cabo antigo, e, como faz tempo, não lembro qual a
mensagem do dmesg. Lembro que, ao plugá-lo, o linux automaticamente
criou o dispositivo /dev/ttyUSB0 (ou similar). Aí foi só configurar o
gnokii para acessar esse dispositivo e pronto.

Pluga ele e vê (com o comando dmesg) o que acontece.

T+,
--
Jonh Wendell Santana
Analista de Sistemas

http://www.bani.com.br
MSN: [hidden email]
Linux User #114432

Re: Conexão Celular-PC via USB

Matheus Pacheco de Andrade
O que eu li por aí é que os cabos DKU-5 originais não funcionam, mas os
DKU-5 piratões são uma beleza, já que têm um chipset que na verdade é um
adaptador USB-Serial

On 8/18/06, Jonh Wendell <[hidden email]> wrote:

> [...]
> gnokii para acessar esse dispositivo e pronto.
>
> Pluga ele e vê (com o comando dmesg) o que acontece.

Então,
o cabo que tenho (troquei ontem, pq tinha vindo errado), é um CA-42,
que o XPzera
diz que é transmissão USB-Serial, bem isso que falasse.. instalei
ainda pouco a tal
da pcsuite, e funcionou até que belezinha, mas é win né?!?!? ou seja, não quero
depender de um micro windows, que soh tenho no serviço (e nem é o meu pc) pra
pegar os dados do cel..

FAlta soh o ubuntu trabalhar com isso direitinho...

-----

On 8/18/06, Matheus Pacheco de Andrade <[hidden email]> wrote:

> O que eu li por aí é que os cabos DKU-5 originais não funcionam, mas os
> DKU-5 piratões são uma beleza, já que têm um chipset que na verdade é um
> [...]

Eu uso Motorolla e a maravilhosa suite moto4lin.
Acho que vale a pena você dar uma fuçada pelo teu modelo específico nos
forums, tanto do Ubuntu quanto do Gnokii

On 8/18/06, Thiago Paes <[hidden email]> wrote:

> [...]
> pra
> pegar os dados do cel..
>
> FAlta soh o ubuntu trabalhar com isso direitinho...

[Off-Topic] - Pendrive Kingston

Fábio Fernandes
Bom dia Pessoal,
Inicialmente peço desculpas por usar a lista para outros fins, mas gostaria
de saber se alguem teve um problema parecido, e o que fez para resolver.

Eu tenho uma PenDrive Kingston 512 MB.
Additional Info: DataTraveler I USB 2.0 Flash Drive Write up to 3MBps Read
up to 6MBps

Comprei este modelo ja faz tres meses, e ela esta apresentando problema.
Quando clico na unidade de disco dela, tanto no Linux quanto no Windows, ela
não abre. Pede para inserir um disco. Outra hora pede para formatar.

Aceitei a sugestão do sistema de formatar, e mesmo assim não da certo, ela
trava, informando que é impossivel. No linux, muitas vezes ela nao chega nem
montar.
Ja tentei apagar a partição dela e recriar, e mesmo assim não funcionou.

Bom, eu uso ela 100% plugada, nunca tiro ela da USB. Isso tem algum problema
?
Alguem ja passou por isso ??

Abraços a todos,
boa semana.

Fábio

Re: [Off-Topic] - Pendrive Kingston

iraziel da silva gomes-2
Tenho o mesmo modelo!

Um amigo passou por um aperto com ele.
Dava os mesmo erros descritos por ti!
Nao reconhecia, pedia pra formatar e tudo.
Ele achou um formatador da HP generico e formatou com ele. deu certo.

Se quiser, envia um email que te mando o formatador!

Dica: "sempre desmonte o pen antes de puxar (tanto windows quanto linux).
nao formata pelo windows, apenas com o formatador"

Abrz.

Em 21/08/06, Fábio Fernandes <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Ja tentei apagar a partição dela e recriar, e mesmo assim não funcionou.
>
> Bom, eu uso ela 100% plugada, nunca tiro ela da USB. Isso tem algum

Lucas Arruda (llbra)
Nunca tive problema com nenhum pendrive.
Ja usei tudo qt e pendrive no Ubuntu q vcs possam imaginar.

Mas, sempre, sempre, ejetei ele. Nunca puxei ele sem antes ejetar.

--
[]'s

Lucas Arruda
lucasarruda.com

instalar dapper com mouse serial

Daniel Tygel
Oi pessoal,

  tô com uma encrenca: tento instalar o dapper, mas meu computador tem
mouse serial (no /dev/ttys0) que não está sendo detectado quando ele
carrega o live-cd. Eu até fui pro console teclando ctrl-alt-F1, e lá
editei o arquivo /etc/X11/xorg.conf, aí voltei pra tela X11 e teclei
ctrl-alt-backspace pra reinicializar o X11 e ver se dava certo, mas dá
erro na inicialização do X11. Quando vejo o log, vejo que não foi
possível abrir o device /etc/ttys0. E agora, o que faço? Quero
simplesmente instalar o Dapper no HD!

   É um retrocesso ele não detectar mouse serial. O Hoary detectava...

   O que posso fazer pra conseguir instalar? alguma luz?

      Abraços,

        daniel tygel
--
"saio de casa apressado,
papo amarelo pro lado,

sou filho de africanos
sulamericanos também
por isso a minha força
sei muito bem de onde é que vem...."
                                      música Monangambê, de TC e Lumumba

Re: instalar dapper com mouse serial

Andre Noel
Fala Daniel...
Infelizmente mouse serial ele não detecta mesmo...

O caminho na verdade é esse mesmo.
Acho que o único erro é que você colocou tudo em minúsculo.
Faz assim, vai no xorg.conf e muda para /dev/ttyS0 e muda também o
protocolo para "Microsoft".

Abração.
Dá um grito se der certo (ou não).

--
Andre Noel
Bacharel em Ciência da Computação/UEM

On 8/21/06, Daniel Tygel <[hidden email]> wrote:

> [...]
> "saio de casa apressado,
> papo amarelo pro lado,
> eu canto o que é direito e deixo o que é ruim de lado....

Jose Vitor Lopes e Silva-2
Tomara que ajude, se encontrar solução diferente passa ai pra gente
divulgar.. abraços

http://wiki.ubuntubrasil.org/JoseVitor/MouseSerial

José Vitor Lopes e Silva
Florianópolis/SC
http://ubuntufloripa.uocentral.com.br

Re: [Off-Topic] - Pendrive Kingston

Jose Vitor Lopes e Silva-2
Mera curiosidade de quem vai comprar um kingston 1GB (que já testei e sei
que não tem zica):
- Qual o problema de tirar do driver sem "ejetar" antes?

Fico no aguardo

2006/8/21, Lucas Arruda (llbra) <[hidden email]>:

> [...]
> Ja usei tudo qt e pendrive no Ubuntu q vcs possam imaginar.
>
> Mas, sempre, sempre, ejetei ele. Nunca puxei ele sem antes ejetar.

no linux nao grava nada, certo?
e no windows acontece o q ocorreu com meu amigo
da problema no certo aonde ta alocado as informaçoes primordiais do
pendrive, primeira trilha.

2006/8/21, José Vitor Lopes e Silva <[hidden email]>:

> [...]
> que não tem zica):
> - Qual o problema de tirar do driver sem "ejetar" antes?

Renato-6
Notei que no ubuntu ele não grava imendiatamente no pendrive, por isto
a melhor opção é pedir para desmontar o volume. Quando usa o suse
podia retirar imediatamente, mas ele montava com uma opção de flush,
ou coisa parecida.

Renato

2006/8/21, iraziel da silva gomes <[hidden email]>:

> no linux nao grava nada, certo?
> e no windows acontece o q ocorreu com meu amigo
> da problema no certo aonde ta alocado as informaçoes primordiais do
> pendrive, primeira trilha.

Conheça, contribua, divulgue:

http://www.tex-br.org

Re: [Off-Topic] - Pendrive Kingston

Lucas Arruda (llbra)
Nao e que ele nao grava. Ele tem varios processos e escalona de acordo com
sua necessidade. Entao nao ha realmente garantia de gravacao ate vc ejetar.
Se vc ejetar logo depois de gravar, talvez demore pq ele talvez ainda tenha
dados pra gravar, mas se vc espera um pouco vai ver que quando ele ejetar
vai ser bem rapido.
Todo SO faz isso.

O flush grava, e retorna que foi gravado, mas nao e o ideal nao. Cada coisa
no seu tempo. O flush so deve ser dado na hora de ejetar.

--
[]'s

Lucas Arruda
lucasarruda.com

Re: [Off-Topic] - Pendrive Kingston

iraziel da silva gomes-2
Eu particularmente, desmonto o pendrive e espero uns segundos, depois q
 vejo que a luzinha apagou.
Nunca tive nenhum problema.

2006/8/22, Lucas Arruda (llbra) <[hidden email]>:

> [...]
> coisa
> no seu tempo. O flush so deve ser dado na hora de ejetar.

hamacker-2
Isso é configurável com uma opcao chamada async ou sync no modo de
montagem. Muitas distros preferem o modo async porque o próprio sistema
operacional baixa os buffers gradativamente a medida que o sistema de
I/O vai ficando ocioso e voce nem sente, parece que a gravacao foi
automatica.

No modo sync o pendrive fica mais seguro podendo ser retirado sempre que
a luz apagar, porém o sistema fica bem mais lento a medida que le/grava
nestes dispositivos USBs. Tem micros que até o mouse anda mais lento na
tela no momento que está gravando na unidade USB, portanto é mil vezes
melhor o modo async na minha opnião.

Eu tenho um pendrive da kingston acho que mais de 1 ano, é uma unidade
de 1GB e uso desse pendrive quase que exclusivamente no linux. Meu irmão
que usa apenas Windows comprou a 2 meses um pendrive kingston também de
1GB que era menor em tamanho que o meu e branquinho e já deu defeito. O
sistema dele travou, e ele resolveu retirar o pendrive enquanto o LED
estava piscando. Tentei recuperar o pendrive dele no meu sistema com
gparted, mount, cfdisk e por fim um formatador da HP para Windows e
nenhum foi capaz de recuperar. Essa foi a segunda vez que vejo  alguem
perder um pendrive, a primeira vez também foi Windows e pela mesma
razao, retirar o pendrive sem "remove-lo com segurança".

Portanto, é sábio nunca retirar o pendrive (especialmente no windows)
quando o dispositivo não for ejetado ou com o led piscando. Mesmo no
linux eu não arrisco, até mesmo porque o tipo de partição vfat é o mesmo
usado pelo windows.

[]'s

Renato escreveu:
> [...]
> a melhor opção é pedir para desmontar o volume. Quando usa o suse
> podia retirar imediatamente, mas ele montava com uma opção de flush,

Adorilson Bezerra de Araujo
2006/8/22, iraziel da silva gomes <[hidden email]>:

> Eu particularmente, desmonto o pendrive e espero uns segundos, depois q
> vejo que a luzinha apagou.
> Nunca tive nenhum problema.

E a luzinha do seu apaga?
Pq a do meu, um SanDisk Cruzer Mini, nao apaga qd  mando ejetar nao.
Ela apenas das uma piscadinhas de leve qd salvo e uma piscada maior qd mando
ejetar.
Mas nunca tive problemas nao.

--
Adorilson Bezerra
Email/Google Talk/MSN: [hidden email]

Permissão de Execução

Fábio Saboia-2
Pessoal,
Tenho um script que quero que os usuarios tenham permissao de executar.
Mas os comando que existem dentro do script são do root, tipo mkdir.
Configurei o arquivo com permissao 711:
chmod 711 criar_profile
E depois rodei:
chmod a+s criar_profile
Ficando assim:

-rws--s--x 1 root        users 521 2006-08-22 07:25 criar_profile

Mas quando um usuario do grupo users executa o script ... Dá a seguinte
mensagem
bash: ./criar_profile: Permission denied

Não posso dar permissão para que os usuários leiam o arquivo, pois possui
senha lá.
Quero soh que executem como root.

Vlws
Fábio SM

Re: Permissão de Execução

Richard Fuchshuber

 Olá,

> [...]
> mensagem
> bash: ./criar_profile: Permission denied

  Não funciona, pois bash script é _interpretado_. Então quando você roda
o script, é necessário carregar o interpretador, que irá _ler_ o arquivo e
executar as ações. Portanto, para scripts (bash, perl, php, etc) você
precisa da permissão de leitura.

  No caso de um programa compilado a permissão de leitura não é
necessária, pois o shell faria uma chamada ao execve() e o programa seria
carregado na memória, pronto para execução.

T+

Richard

12