Crash no X

Aldo Nogueira-2
Esse é um erro muito doido e difícil de reproduzir.

Estou fazendo alguma coisa e de repente BUM. O X cai e volta de novo
na tela de login do gdm. Pensei que era problema de configuração do X
e tentei desabilitar várias features com AGP, GLXComposite,
RenderAccel, AllowGLXWithComposite, Composite e etc. E continua
ocorrendo. No terminal F7, aparece a seguinte mensagem:
*** glibc detected *** free(): invalid next size (normal): 0x08d44710 ***

O mais estranho é quando que isso ocorre. Da primeira vez, acontecia
toda vez que eu clicava no upgrade manager e descia o scroll. Dessa
vez, acontece toda vez que entro no site do ubuntu e tento baixar o CD
para powerpc. Deomour semanas até que acotecesse de novo. Eu sei. É
ridículo, mas é a verdade.

Tem alguma maneira de eu obter mais informação a respeito desse crash?
Vou tentar por no bugzilla do Ubuntu, mas vai ser difícil descrever.

Aldo

Re: Crash no X

Matheus Pacheco de Andrade
Sei lá.
Isso me cheirou a memória estropiada.
Tentou passar o memtest86+?
Faz isso a partir do menu do Grub (aperta ESC no boot). Deixa algumas horas
e vê se dá erro.

Outra coisa que você pode testar é rodar o X com driver vesa (na seção
device do /etc/X11/xorg.conf). Se rodar tudo direitinho pode ser que fosse a
placa de vídeo (tanto hardware como alguma incompatibilidade de software com
ela).

On 6/30/06, Aldo Nogueira <[hidden email]> wrote:

> [...]
>
> Tem alguma maneira de eu obter mais informação a respeito desse crash?
> Vou tentar por no bugzilla do Ubuntu, mas vai ser difícil descrever.

Re: Crash no X

Aldo Nogueira-2
Foi mal. Eu já descobri o que era e só esqueci de mandar pra lista.

A feature RenderAccel do driver nvidia está bichada mesmo e o default
é estar ligada. Quando eu comentei a linha que tinha "Option
RenderAccel true", eu não estava alterando nada. Por isso me confundi.
Depois fiz o teste correto. Botei false: sem crash. Botei true: crash.
O erro, segundo achei na numa lista do ubuntu, é exatamente aquele, um
free() duplicado. O problema já é conhecido há tempos. Esse é um bug
do driver proprietário que já deveria estar corrigido nessa versão.

A memória tá legal. Também achei que fosse isso.

Então estão avisados: se deu crash no X em uma placa nvidia,
acrescente a seguinte linha no /etc/X11/xorg.conf dentro da section
Device:
        Option "RenderAccel" "false"

Obrigado

Aldo