Desempenho de vídeo baixo no UBUNTU DDrake!

Desempenho de vídeo baixo no UBUNTU DDrake!

Alan-90
Andei vasculhando a net e achei isso aqui num artigo do MORIMOTO (o
cara do Kurumin):
      Uma observação importante é que a SiS não desenvolve drivers 3D
para o Linux e não divulga as especificações técnicas que permitiriam
o desenvolvimento de drivers 3D por parte da comunidade. Atualmente as
placas de vídeo e chipsets da SiS são os com pior suporte no Linux por
causa da falta de cooperação do fabricante e devem ser evitadas na
hora da compra

      O X.org inclui um driver 3D precário, que oferece suporte
limitado às placas com chipset SiS 300, 305, 630 e 730, porém não
inclui suporte aos demais modelos.

Isso é verdade? Ainda ta valendo ou já deram um jeito?

Será que não tem como mesmo eu melhorar o desempenho da criança aqui?

Minha placa mãe: ECS 741GX-M
O vídeo (eu acho) é esse: SIS 661/741/760/761  (onboard)

Alguém tem vídeo da SIS aí?

Valeu pela ajuda ae rapaziada

Re: Desempenho de vídeo baixo no UBUNTU DDrake!

Matheus Pacheco de Andrade
Eu tenho e estou apanhando pra ele.
O desempenho em OpenGL é um lixo mesmo, normalmente. Culpa da SiS, que se
recusa a desenvolver binários para o LInux (como faz a NVidia e a ATI) nem
abre informações dos chipsets para que se desenvolva um poen source.
Mas a aceleração 2D é razoável (no meu caso, quando funciona).
Meu chipset é SiS330.

On 6/25/06, A l a n <[hidden email]> wrote:

> [...]
>
> Alguém tem vídeo da SIS aí?
>
> Valeu pela ajuda ae rapaziada

Re: Desempenho de vídeo baixo no UBUNTU DDrake!

Yuri Teixeira
Realmente para placas onboard o desempenho 3D é péssimo, e pelo visto, não
há forma alguma de resolver isso (já pesquisei em diversos lugares sobre o
assunto). Se a sua intenção é melhorar o desempenho gráfico em tarefas
rotineiras (ex: eliminar delay ao arrastar janelas, arrastar barras de
rolagem em janelas, etc), basta fazer o seguinte:

1) Em /etc/X11/xorg.conf, na seção "Device" (Procure por: Section "Device"),
em Driver, veja se não está escrito nada como Generic ou Vesa. Se tiver,
troque pelo driver relativo à sua placa de vídeo (como a minha é uma SiS741,
o correto é o sis). Reinicie o X dando CTRL + ALT + BACKSPACE;

2) Na área de trabalho do gnome, tecle Alt + F2. Aparecerá a caixa de
diálogo "Executar Aplicação" e digite gconf-editor

3) No programa que se abrir, no menu do lado esquerdo, vá em apps ->
metacity -> general

4) Do lado direito, sete as configurações assim:

- reduced_resources (DEIXE MARCADO: Isso faz com que use menos recursos
visuais)
- num_workspaces (DEIXE_MARCADO)

É isso! E para aqueles que desejam melhorar a performance geral do sistema,
achei um link muito bom que possui um tutorial com vários itens para
melhorar a performance do ubuntu. Aí vai:

Abraços à todos e bom tweaking!