Digitando o apóstrofo e as aspas com um teclado avariado

Digitando o apóstrofo e as aspas com um teclado avariado

Luciano de Souza-2
Caros,
Hoje, o meu teclado despencou de cima da mesa e, por isso, tive uma
tecla quebrada. A oportuunidade de comprar um novo se dará somente na
terça-feira, então, ficarei com as minhas atividades um tanto
restritas. Este episódio, contudo, dá-me a oportunidade de lhes fazer
uma pergunta.
No Windows, qualquer caractere da tabela aschii podia ser obtido com
uma combinação numérica alcançada pela combinação do alt com uma
sequência de números.
Pois bem, a tecla que ficou avariada é o apóstrofo. O que lhes
pergunto é: no Linux, há algum meio de obter este caractere por algum
processo similar, isto é, sem ter de utilizar a própria tecla?
O Linux utiliza UTF-8, o que resulta em um mundo de caracteres. Seria
possível, nos moldes da tabela aschii, obter o apóstrofo e as aspas
por meio similar?
Muito obrigado e a todos, um exuberante Natal!

--
Luciano de Souza

Re: Digitando o apóstrofo e as aspas com um teclado avariado

Marcos Alano
Boa tarde Luciano,

Tu pode apertar Ctrl+Shift+u, soltar essa combinação de teclas e então
digitar o código do apostrofe (que é 0027). Depois disso basta apertar
enter que aparecerá o apostrofe.

Espero ter ajudado!

> [...]
> por meio similar?
> Muito obrigado e a todos, um exuberante Natal!

Marcos H. Alano
Linux System Administrator

Re: Digitando o apóstrofo e as aspas com um teclado avariado

Marcos Alano
Em tempo: Digitar só 27 também vai. Quando tu aperta Ctrl+Shift+U
aparece a letra "u" minuscula sublinhada dizendo que é para digitar o
código unicode da tecla. Então se entra 0027 (ou só 27) e se aperta
enter que esse código some e aparece o apóstrofe.

> [...]

Marcos H. Alano
Linux System Administrator

Re: Digitando o apóstrofo e as aspas com um teclado avariado

Hermeto Jose de Menezes Silva-2
Amigos, bom dia:
Aproveitando a dica abaixo, pergunto se tem como obter uma relação dos
códigos unicole. É sempre útil ter estas informações.
Agradeço.
Hermeto Menezes Silva
Barra do Quaraí/rs
-------------------------------
Em 27/12/2017 14:10, Marcos Alano escreveu:

> [...]
> enter que esse código some e aparece o apóstrofe.

Re: Digitando o apóstrofo e as aspas com um teclado avariado

Paulo Correia-3
Hermeto,

Tem sim, no terminal digite: man ascii, vai retornar todos os caracteres
ASCII.

Paulo

Em 30/12/2017 07:47, Hermeto Jose de Menezes Silva escreveu:

> [...]
> Barra do Quaraí/rs

Re: Digitando o apóstrofo e as aspas com um teclado avariado

Valeu Paulo.

Em 30/12/2017 07:50, Paulo Correia escreveu:

> [...]
> ASCII.
>
> Paulo

Re: Digitando o apóstrofo e as aspas com um teclado avariado

Lembrando que a tabela Unicode tem muito mais caracteres que a ASCII.
Um site com toda a tabela Unicode: https://unicode-table.com/en/