Dual boot Ubuntu e Debian.

Vanderley-3

Boa tarde a todos.

Gostaria de saber se alguém já passou por um problema que estou
procurando solução e ainda não achei.
Tinha instalado no meu PC o Ubuntu 14.04 e do Debian 8, mas o meu HD que
era um Samsung de 2T apresentou problema.
Peguei um HD da Seagate de 3T e fui feliz instalar o Ubuntu 16.04 e o
Debian 9, no entanto não consigo.
Ao instalar o primeiro SO, seja ele o Ubuntu ou o Debian funciona
normalmente, mas ao instalar o segundo, seja o Ubuntu ou o Debian
apresente o seguinte erro:

error: no such partition.
Entering rescue mode...

Já pesquisei e vi que poderia ser a criação das partições e que criando
as partições com o GParted funcionaria, fiz dessa forma, mas apresentou
o mesmo erro.
Alguém teria uma dica do que possa ser ou como resolver?
Pesquise no Google após tentar com o BootRepair sem sucesso e não achei
nada que resolva.

Obrigado pela atenção
Francisco Vanderley

Re: Dual boot Ubuntu e Debian.

Cesar Pereira
Boa tarde!

Fazendo um pesquisa achei isso.

Olha se te ajuda.

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-Basico/Dual-Boot-do-Ubuntu-1604-Com-Debian-Jessie

Em 27 de fevereiro de 2018 13:45, Vanderley <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Alguém teria uma dica do que possa ser ou como resolver?
> Pesquise no Google após tentar com o BootRepair sem sucesso e não achei

Re: Dual boot Ubuntu e Debian.

Vanderley-3

Bom dia e obrigado César, mas nesse caso não ajuda, toda a parte básica,
normal eu sou acostumado a fazer.
Dual boot com Win quando não pode formatar, dual boot principalmente com
Ubuntu e Debian.
Nesse mesmo computador que é o meu, já tinha isso feito e funcionando a
muito tempo.
O problema  começou com a troca de HD.
Todo o conjunto é o mesmo, exceto o HD.
Eu nem consigo imaginar qual seja o problema. Talvez relativo a HD (Não
é defeito, está bom), mas não vejo lógica.

Em 27/02/2018 23:36, Cesar Pereira escreveu:

> Boa tarde!
>
> Fazendo um pesquisa achei isso.
>
> Olha se te ajuda.
>
> https://www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-Basico/Dual-Boot-do-Ubuntu-1604-Com-Debian-Jessie

Re: Dual boot Ubuntu e Debian.

J.F.Salles Yandex
Vanderley, bom dia.

Creio que o teu problema está relacionado à tabela de partições.
Refaça teu HD e mude a tabela de partições de "msdos" para GPT, em
seguida refaça as partições da forma que achar mais conveniente.
O problema deve residir na falta de suporte da tabela "msdos" em HDs
com capacidade superior a 1 Tera.

Boa sorte.
--

J.F.Salles (NetHell) - GoHC - Linux User 496632
GNU/Linux Translation & Documentation Support

Em qua, 2018-02-28 às 08:24 -0300, Vanderley escreveu:

> [...]
> Eu nem consigo imaginar qual seja o problema. Talvez relativo a HD
> (Não
> é defeito, está bom), mas não vejo lógica.

Re: Dual boot Ubuntu e Debian.

Vanderley-3

Bom dia Salles.

Obrigado pela dica.
Fiz a conversão da partição ontem à noite para GPT, mas não deu certo.
Instalei o primeiro SO, mas quando instalei o segundo apresentou o mesmo
erro.
Eu achava que não seria porque o meu HD anterior já era maior do que 1T,
era de 2T e funcionava normalmente.
Será que poderia tem haver também com a configuração da controladora
SATA? Está em "auto", ainda não fiz o teste porque ontem já era tarde.
Lembrei que já vi casos em que se mudar a configuração o HD deixa de
funcionar, mas era somente após o HD está pronto, não antes de instalar.

Obrigado e se tiver mais alguma ideia eu aceito.