Dúvida com o Crontab

Henrique Fagundes-4
Prezado Colegas,

Primeiramente, saudações "pinguianas" e boa tarde!

Estou com uma dúvida boba no Crontab.

No arquivo /etc/crontab, fiz o seguinte agendamento:

00 6    22 */3 * root   /usr/local/bin/script.sh

Levando em consideração que hoje é dia 16, eu gostaria de saber se o crontab vai executar o script no próximo dia 22 (daqui a 6 dias), ou somente no dia 22/08 (3 meses depois).

Ficarei grato com quem puder esclarecer.

Atenciosamente,

Henrique Fagundes
Analista de Suporte Linux
[hidden email]
Skype: magnata-br-rj
Linux User: 475399

https://www.aprendendolinux.com
https://www.facebook.com/AprendendoLinux
https://youtube.com/AprendendoLinux
https://twitter.com/AprendendoLinux
https://t.me/AprendendoLinux
https://t.me/GrupoAprendendoLinux

Ou envie um e-mail para:
[hidden email]

BRASIL acima de tudo, DEUS acima de todos!

Re: Dúvida com o Crontab

tonismar bernardo-2
Olá!

Se entendi a questão, não, pois 05 não é divisível por 3. Ele só executará
nos mêses divisíveis por 3 (de 3 em 3 meses), ou seja, ele só executará mês
que vem, 22/06.
Se vc quiser que seja executado 22/05, ou vc coloca */5 fazendo que ele
execute a cada 5 meses, ou explicitar os mêses separados por vígula.
00 6   22 5,8,11,2  * root   /usr/local/bin/script.sh

Abraço

*Tonismar R. Bernardo*

On Thu, May 16, 2019 at 12:45 PM Henrique Fagundes <
[hidden email]> wrote:

> [...]
>
> Ou envie um e-mail para:
> [hidden email]
>
> BRASIL acima de tudo, DEUS acima de todos!

Mαuяício Sousα ™
Olá
“At 06:00 on day-of-month 22 in every 3rd month.”
Utilize o https://crontab.guru

Att,

Em qui, 16 de mai de 2019 às 14:02, tonismar bernardo <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> execute a cada 5 meses, ou explicitar os mêses separados por vígula.
> 00 6   22 5,8,11,2  * root   /usr/local/bin/script.sh

Maurício Sousa

Re: Dúvida com o Crontab

Elzio Benato
Boa tarde, ele vai executar as 6h no dia 22 a cada 3 meses
Mais você pode testar no site HTTPS://crontab.guru
Att

Em qui, 16 de mai de 2019 12:45, Henrique Fagundes <
[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> Ou envie um e-mail para:
> [hidden email]
>
> BRASIL acima de tudo, DEUS acima de todos!

Prezados,

Boa tarde!

Desde já muito obrigado a todos  por responder.
Um colega em outro grupo me indicou um site chamado https://crontab.guru/

Esse site "testa" os agendamentos do crontab.

Um grande abraço.

 ---- Ativado Thu, 16 May 2019 14:11:19 -0300 Elzio Benato <[hidden email]> escreveu ----
 > Boa tarde, ele vai executar as 6h no dia 22 a cada 3 meses
 > Mais você pode testar no site HTTPS://crontab.guru
 > Att

Re: Dúvida com o Crontab

Marcos Alano
Esse site é um grande achado, mas ele "fala" de uma forma estranha as
datas: "At 06:00 on day-of-month 22 in every 3rd month." me fez entender
que ele executaria em todo 3º mês, março, por causa do "every 3rd month",
quando na verdade ele executa nos meses 1, janeiro, 4, abril (três meses
depois), 7, julho (que seria feita a primeira execução no caso do colega) e
assim por diante, mês 10 e depois mês 1 de novo. (:

On Thu, May 16, 2019 at 2:10 PM Maurício Sousa <[hidden email]>
wrote:

> Olá
> “At 06:00 on day-of-month 22 in every 3rd month.”
> [...]

Marcos H. Alano
Linux System Administrator

Re: Dúvida com o Crontab

Marcos Alano
A lógica está certa, mas já que o primeiro mês é "1", as execuções
acontecem nos meses 1, 4, 7, 10 e 1 de novo.