Em qual script colocar comando para executar no início?

Em qual script colocar comando para executar no início?

Sidney-23
Oi pessoal,
Sempre que entro no ubuntu preciso ajustar o tempo de escrita do hd para
evitar reescritas muito frequentes pois impede o mesmo de dormir.
Dái preciso usar o comando:

echo 15000 > /proc/sys/vm/dirty_writeback_centisecs

Mas como eu disse, toda vez que inicio preciso fazer de novo pois volta ao
valor 500, ou seja, 5 segundos.
Já li num site para colocar em /etc/rc.local mas não funcionou.
Será que tenho que fazer um script e colocar em /etc/init.d/ ? Ou tem algum
lugar específicio pra esse tipo de ajuste relacionado ao disco?

Muito obrigado
Sidney

Re: Em qual script colocar comando para executar no início?

Mαuяício Sousα ™
No* /etc/init.d/* é bem facil de fazer

   1. crie um arquivo com os comandos que deseja executar
   2. coloque no /etc/init.d/
   3. chmod 777 *arquivo*
   4. update-rc.d *arquivo* defaults "coloca ele pra iniciar com o sistema'

caso queira remover arquivos da inicialização

update-rc.d -f * arquivo* remove

Em 13 de novembro de 2010 14:35, Sidney <[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> Muito obrigado
> Sidney

Re: Em qual script colocar comando para executar no início?

Caio Silva
*Olá amigo, todas estas configurações que ficam no "/proc/sys/"  podem ser
ajustadas pelo arquivo "/etc/sysctl.conf*
*
*
*Neste caso adicione dentro do seu "/etc/sysctl.conf"*
*
*
*vm.dirty_writeback_certisecs=15000*
*
*
*Para aplicar imediatamente rode o comando "sysctl -p"*
*
*
*E sempre quando seu micro reiniciar ele já entrará com esta configuração...
*

Em 13 de novembro de 2010 13:35, Sidney <[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> Muito obrigado
> Sidney

Re: Em qual script colocar comando para executar no início?

Valeu Maurício, não sabia que era necessário 'registrar' com o update-r.d.
Dica muito útil.
Mas acho que vou tentar a sugestão do Caio primeiro.

Só um detalhe Caio, no sysctl tem um comentário no header dizendo
"Configuration file for setting *system variables*".
Neste caso estou tentando ajustar uma configuração. Vou por nele mesmo, mas
será que não há um local correto pra essas configurações e ajustes dos HDs
na inicialização? Muito obrigado.

T+

2010/11/13 Caio Silva <[hidden email]>

> [...]
> ao
> algum

Re: Em qual script colocar comando para executar no início?

*Estes são ajustes em tempo de execução, alterações de kernel que não
precisam de compilação...*
*
*
*Acredito que esta seja a forma mais correta de se fazer o procedimento...
*
Em 13 de novembro de 2010 15:48, Sidney <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> ser

> para

Re: Em qual script colocar comando para executar no início?

Oi Caio, só confirmando o que você falou, e você tinha razão mesmo, aqui
está um artigo explicando em detalhes alguns recursos de energia, swapp e
discos no linux:

https://www.ibm.com/developerworks/mydeveloperworks/blogs/752a690f-8e93-4948-b7a3-c060117e8665/entry/dica_r_C3_A1pida_otimiza_C3_A7_C3_A3o_de_desktops_com_kernel_linux_no_proc_e_sys81?lang=pt_br

Obrigado pelas dicas e digo o mesmo ao Maurício.
> [...]

> HDs

> volta

Re: Em qual script colocar comando para executar no início?

Ronan Lucio-5
Mauricio,

Só uma correção.
Nunca devemos utilizar permissão 777 em arquivos executáveis, principalmente
em shell script.
O correto, neste caso, seria utilizar no máximo uma permissão 755.

[]s
Ronan

Em 13 de novembro de 2010 14:53, Mαuяício Sousα ™
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
> ao
> algum

Re: Em qual script colocar comando para executar no início?

Apesar do artigo e apesar da dica do caio condizer, não está funcionando de
jeito nenhum!

Coloquei as informacoes no sysctl.conf e dei o comando sysctl -p e depois
verifiquei e estava ok. Até me animei.
Mas após reiniciar, voltou tudo ao que estava antes e ao olhar no
sysctl.conf, está correto, ou seja, alterado e mesmo assim não ativou no
boot.

Aí criei um script no init.d chamado ssl-ajustes, dei permissao 755 nele e
coloquei nele o comando 'sysctl -p' (sem aspas, claro) pra ver se no boot e
ele rodaria este comando pra ativar as opcoes do kernel que preciso. Mas,
depois de um novo boot, nao funcionou nem assim.

Lembrando que preciso de um meio pra ativar as seguintes configuracoes no
boot:

> setar o /proc/sys/vm/dirty_writeback_centisecs com o valor 15000, e nao
500 como padrao;
> setar o /proc/sys/vm/swappiness para 20, e nao 60 como eh o padrao.

Enfim, sao configuracoes do kernel via procfs com o sysctl, mas nao ta
funcionando de jeito nenhum.

Alguém mais tem alguma idéia?
Obrigado.

2010/11/18 Ronan Lucio <[hidden email]>

> [...]
> sistema'

> para

Re: Em qual script colocar comando para executar no início?

Welington Rodrigues Braga
Coloque esta linha dentro do arquivo /etc/rc.local e seja feliz!

Só esteja atento para que o comando fique ACIMA da ultima linha que já
deve ter o comando "exit 0"

> [...]

> Será que tenho que fazer um script e colocar em /etc/init.d/ ? Ou tem algum
> lugar específicio pra esse tipo de ajuste relacionado ao disco?

Welington Rodrigues Braga
--------------
Web: http://www.welrbraga.eti.br
MSN: welrbraga[*]msn·com
Gtalk: welrbraga[*]gmail·com
Yahoo / Skype:  welrbraga
PGP Key: 0x6C7654EB
Linux User #253605

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém
não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém
não destruídos;" - 2Co 4:8,9

Re: Em qual script colocar comando para executar no início?

sidney tinoco-2
Eu costumo colocar a linha de comando que desejo que seja executada na
inicializacao do sistem no arquivo /etc/init.d/bootmisc.sh, sempre depois da
ultima linha, nunca tive problemas, porem vo dar uma testada nas solucoes
que os demais colegas postaram aqui, muitas delas eu nao conhecia

Linux User # 481138
Ubuntu User # 24977