GRUB Safado

Demétrio Dias Nicolaidis
Ola
Sou novato no Linux e tenho um problema. Instalei o Windows de novo e ele
apagou o Grub. Ate ai tudo bem, ja tinha feito isso outras vezes e consegui
recuperar seguindo tutoriais, porem dessa vez nao consegui.
Tentei da maneira que eh explicada em:
http://twiki.im.ufba.br/bin/view/PSL/RecuperandoOGrub
http://www.ubuntu-es.org/node/8344

Entro pela instalacao Live do Ubuntu Hoary, faco um diretorio em
/mnt/ubuntu, monto a particao do linux lah, dou um chroot e um ls pra ver se
funcionou e tudo beleza.
porem, quando chega a hora de dar o grub-install /dev/hda ele retorna um
erro:
/dev/hda: Not found or not a block device.

Soh tenho um hd, um fdisk -l dah isso aqui:
Disk /dev/hda: 40.0 GB, 40020664320 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 4865 cylinders
Units = cylinders of 16065 * 512 = 8225280 bytes

   Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/hda1   *           1        3570    28675993+   7  HPFS/NTFS
/dev/hda2            3571        4376     6474195   83  Linux
/dev/hda3            4377        4415      313267+   5  Extended
/dev/hda4            4416        4865     3614625    b  W95 FAT32
/dev/hda5            4377        4415      313236   82  Linux swap / Solaris

Alguem ainda tem saco pra ajudar novatos nisso?

Obrigado,
Demetrio D. Nicolaidis

Re: GRUB Safado

Heitor Moraes
É que você precisa montar o /dev dentro do ambiente cdroot.

Tenta:

$ sudo -s
# grep -v rootfs /proc/mounts > /etc/mtab

Com /etc/mtab dentro do chroot.

Re: GRUB Safado

Heitor Moraes
Desculpa ai a primeira linha sobre montar o deve.
É que eu recortei o texto de um email anterior e ela foi sem querer.

2006/8/20, Heitor Moraes <[hidden email]>:
> [...]
>
> Tenta:
>
> $ sudo -s
> # grep -v rootfs /proc/mounts > /etc/mtab

Matheus Pacheco de Andrade
Olha, eu apanhei bastante pra instalar o grub numa merdança que fiz aqui.
No fim o que deu certo foi:
# mount /dev/hda1 ~/newroot
# ~/newroot/sbin/grub
? root (hd0,0)
? setup (hd0)

A moral é que não adianta rodar o grub (ou o grub-install) do LiveCD. Monta
o teu root do Ubuntu e roda o do sbin de lá.

Só não me pergunte o porquê...

On 8/20/06, Heitor Moraes <[hidden email]> wrote:

> Desculpa ai a primeira linha sobre montar o deve.
> É que eu recortei o texto de um email anterior e ela foi sem querer.

Re: GRUB Safado

Demétrio Dias Nicolaidis
Bah gente, agradeço pelas respostas mas, não sei se esqueci de falar, sou
muito verde no linux ainda.

Heitor, poderia traduzir pra mim por favor?
Em que momento eu utilizo estes comandos?

e Matheus,
~/newroot eu quem decido?
o que são estes "?" antes de root (hd0,0)?
em que momento utilizo estes comandos?

Desculpem-me, e obrigado
Demétrio D. Nicolaidis

2006/8/20, Matheus Pacheco de Andrade <[hidden email]>:

> [...]
> Monta
> o teu root do Ubuntu e roda o do sbin de lá.

Vinicius Franco do Nascimento
amigo, Não sei se vai dar certo, mas tente usar o XOSL
http://www.ranish.com/part/xosl.htm

Só não sei como ele gerenciaria os Kernel's, mas tente, é bem simples.

On 8/20/06, Demétrio Dias Nicolaidis <[hidden email]> wrote:

> [...]
>
> e Matheus,
> ~/newroot eu quem decido?
> o que são estes "?" antes de root (hd0,0)?

Vinícius Franco do Nascimento
[hidden email]
(24) 9268 8009

Re: GRUB Safado

Raphael Menezes
Tente rodar o grub novamente atraves do recovery mode.

On 8/20/06, Vinicius Franco do Nascimento <[hidden email]>
wrote:

> [...]
> http://www.ranish.com/part/xosl.htm
>
> Só não sei como ele gerenciaria os Kernel's, mas tente, é bem simples.

Re: GRUB Safado

Heitor Moraes
Opa,

Essas duas linhas fazem o seguinte:

* A primeira torna você root (= super usuário = su) sem usar o comando
"su", já que seria necessário senha e o root não tem senha setada no
Ubuntu. Com o "sudo" a senha usada é a tua - na verdade a de qualquer
usuário ou grupo listado no /etc/sudoers.

* A segunda linha é mais complicada:
    O diretório /proc é criado pelo kernel e na verdade não existe no
teu hd. Dentro de /proc/mounts tem uma lista de partições que o grub
precisa conhecer pra fazer o trabalho. A primeira parte dessa segunda
linha usa o grep pra filtrar esse arquivo e obter as informações que
são importantes pro grub.
    O ">" é usado pra direcionar a saída que normalmente apareceria no
terminal, pra dentro do arquivo /etc/mtab, que é onde o grub espera
encontrar essas informações.
    Quando eu digo que o /etc/mtab é dentro do ambiente chroot, é que
você pode ter montado tudo em /mnt/instalacao, por exemplo. Então
seria /mnt/instalacao/etc/mtab.

Outra possibilidade é além disso montar o proc e remontar o dev dentro
do chroot. Mas acho que só com o mtab o grub resolve.

2006/8/20, Demétrio Dias Nicolaidis <[hidden email]>:
> [...]
> muito verde no linux ainda.
>
> Heitor, poderia traduzir pra mim por favor?
> Em que momento eu utilizo estes comandos?

Rodrigo de Lima Silva
On Sun, 20 Aug 2006, Demétrio Dias Nicolaidis wrote:

> [...]
> erro:
> /dev/hda: Not found or not a block device.

Tenta o seguinte:

grub-install (hd0,0)

Só não lembro se é com os parênteses ou sem, tente
das duas formas.

Rodrigo de Lima Silva
[hidden email]
http://wiki.ubuntubrasil.org/RodrigoLima