Identificando o dispositivo em que uma pendrive está conectada

Identificando o dispositivo em que uma pendrive está conectada

Luciano de Souza-2
Caros,
Um amigo deseja instalar o ubuntu 18.04 por meio de sua pendrive.
Conheço os comandos para fazê-lo, portanto, esta não é a dificuldade.
A questão é: como identificar o nome do dispositivo a que se refere a
pendrive? A resposta pode ser: “fdisk –l”, mas de fato, gostaria que a
solução não fosse por meio de linha de comando.
O resultado deste comando não é perfeitamente claro e, sinceramente,
tenho receio de que ele se confunda, aponte o nome equivocado e acabe
por perder os dados de um disco rígido.
Ele é usuário egresso do Windows, que se sente à vontade com
interfaces gráficas. Então, pergunto: considerando que, hoje, ele
utiliza o ubuntu 16.04, qual seria o procedimento para que, por meio
da interface gráfica, ele viesse a saber o nome “/dev/sd*” de uma
pendrive conectada?

--
Luciano de Souza

Re: Identificando o dispositivo em que uma pendrive está conectada

Paulo Correia-3
Luciano,

De forma gráfica só instalando o gparted (Gerenciador de Partições).

Att,
Paulo
________________________________

Re: Identificando o dispositivo em que uma pendrive está conectada

Marcus Mac-Ginity
O Nemo é um dos melhores gerenciadores de arquivos, mas somente pra quem
tem prática e esteja acostumado...
Como disse Paulo Correia, com segurança total, o GParted é confiável e
prático. Semelhante é o Partition Manager do KDE, mas que roda no Gnome
também.
Veja qual se adapta melhor...

*Att,*

    Marcus Mac-Ginity
------------------------------
---    82 98171.2866    ---
------------------------------
*  [hidden email] <[hidden email]>*

Em 14 de maio de 2018 10:06, Paulo Correia <[hidden email]> escreveu:

> [...]
>

> --
> Luciano de Souza

Re: Identificando o dispositivo em que uma pendrive está conectada

Marcos Alano
Possivelmente o gnome-disks pode indicar no liveCD essa informação.
On Mon, May 14, 2018 at 12:03 PM Marcus Mac-Ginity <[hidden email]>
wrote:

> [...]
> Como disse Paulo Correia, com segurança total, o GParted é confiável e
> prático. Semelhante é o Partition Manager do KDE, mas que roda no Gnome

Marcos H. Alano
Linux System Administrator

Re: Identificando o dispositivo em que uma pendrive está conectada

Andre Luiz Duarte Cavalcante
Olá Luciano,

Em 14 de maio de 2018 08:38, luciano de souza <[hidden email]>
escreveu:

> Caros,
> Um amigo deseja instalar o ubuntu 18.04 por meio de sua pendrive.

​Ok.​

> Conheço os comandos para fazê-lo, portanto, esta não é a dificuldade.

​Se bem que não há comandos, basta espetar o pendrive na USB, e dar o boot.​

> A questão é: como identificar o nome do dispositivo a que se refere a
> pendrive? A resposta pode ser: “fdisk –l”, mas de fato, gostaria que a
> solução não fosse por meio de linha de comando.

​O fdisk só vai funcionar pro caso de boots não EFI; o gerenciador de
partições para boots EFI​, é o parted (CLI).
Para ver qual é o pendrive espetado, pela interface gráfica em qualquer
Ubuntu, é só espetar a pendrive e olhar no Nautilus ou qualquer outro
gerenciador de arquivos que o dispositivo vai ser montado automaticamente e
aberto para navegação. Aí nisso o teu amigo vai ter que fazer sozinho. Pra
você, veja o parted (man parted).

> O resultado deste comando não é perfeitamente claro

​Ele simplesmente lista as partições, só que em modo texto​. Não vai
mostrar nada decente se for boot EFI.

> e, sinceramente,
> tenho receio de que ele se confunda, aponte o nome equivocado e acabe
> por perder os dados de um disco rígido.

​Novamente, para instalar o Ubuntu só precisa iniciar o pendrive e clicar
na opção de instalação. Claro que ele terá que ter espaço no HD para caber
o novo sistema, espaço físico livre que o instalador do Ubuntu vai usar
para formatar e instalar o sistema. Essa não é uma operação difícil, mas,
com certeza não é uma operação para leigos.

> Ele é usuário egresso do Windows, que se sente à vontade com
> interfaces gráficas.

​Ok. No Linux hoje já há muitos assim.​

> Então, pergunto: considerando que, hoje, ele
> utiliza o ubuntu 16.04, qual seria o procedimento para que, por meio
> da interface gráfica, ele viesse a saber o nome “/dev/sd*” de uma
> pendrive conectada?

​Abre o nautilus (o gerenciador de arquivos). Aqui no meu é só teclar Win+E.
Espeta o pendrive.
Aguarda um pouco.
O novo drive aparece na parte dispositivos, já com o nome, tudo bonito.

--
​André Cavalcante
Manaus, AM.