Impressões de um iniciante

Luciano Ribeiro
Olá, galera da comunidade Ubuntu

Resolvi escrever, pois adentrei no mundo do Ubuntu recentemente, após ouvir
falar MUITO sobre esta distro. E, agora resolvi comentar a respeito das
minhas impressões iniciais e oferecer SUGESTÕES sobre o processo de
desenvolvimento do mesmo.

A primeira coisa que notei foi o processo de instalação, muito bom mesmo,
relativamente simples para um leigo, no entanto, acho que deveriam ser
disponibilizadas mais informações a respeito dos termos utilizados durante a
instalação (não me refiro à ajuda inicialmente proposta no processo), com a
finalidade de ajudar os leigos (mesmo eu tive que botar minha cabeça pra
funcionar pra poder entender as traduções... heheh). Fora isso, o processo
eh bastante tranquilo e prático (apesar de um pouco demorado).

A outra coisa que não pude evitar de observar é como este Ubuntu é bonito!
Pelos Deuses! Fiquei deslumbrado com os sons de abertura e a tela de login
(poderia deixar meu pc ligado só ali mesmo, se não tivesse mais nada a
fazer!), no entanto, achei o sistema um pouquinho lento (e olha que estou
acostumado a usar o KDE...), mas nada tão escandaloso, mas mesmo assim,
acredito que deve ser possível customizá-lo para deixá-lo mais rápido. Esse
tipo de coisa poderia ser feito utilizando configurações simples, por
exemplo no OOo2 que está uma baleia orca, ultimamente!

Senti uma enorme falta de scripts de configuração automática, como os do
Kurumin, no sistema, creio ser possível implementar isso de forma bastante
simples (infelizmente não sei programar)! Foi um imenso martírio pra mim
configurar o Apt-get pra acessar via proxy, pois era acostumado a usar o
Kurumin e não sabia muito bem como modificar os arquivos de configuração,
mas felizmente já sanei estes problemas. :-)

Adorei o sistema de instalação de programas visualmente, por enquanto tem
sido uma solução até mais simples que aquelas que são oferecidas no Kurumin
e, graças ao Synaptic tem sanado ateh mesmo as minhas mais profundas
necessidades nesse ponto. Notei também que faltam coisas básicas, que
deveriam vir por padrão para os usuarios principiantes, como o suporte a
arquivos .Zip, plugins de vídeo, etc. Mas, mesmo assim, em geral o pacote de
programas é muito bem escolhido, sem exageros!

Essas foram minhas impressões iniciais, espero não gerar um ataque de fúria
em ninguém... hehehe, qualquer coisa, estamos aí para contribuir!

Teh Mais!

--
"Um artista só vira peça de museu quando começa a se citar constantemente"
(Lobão)

Re: Impressões de um iniciante

Fabio A Mazzarino
 Luciana:

 Tem gente que até brinca, e chama o Google de Oráculo (aquela o
matrix). Algumas vezes vc faz uma pesquisa bem besta e ele retorna
exatamente oq vc está procurando, ele até sabe oq vc está querendo
saber.

 No caso do ubuntu eu resolvo a maioria das minhas dúvidas com ele.
Tem vários foruns de ubuntu por aí, costuma a ser muito eficiente. Eu
nunca deixei de resolver uma dúvida dessa forma.

 Tente também, é muito bom.

 Fabio.