K3b Não Grava

Mario Vianna
Alô Pessoal

Preciso de ajuda: Sempre usei  o K3b para gravar meus arquivos em
CD/DVD, mas quando fui usá-lo pela primeira vez após atualização do
Ubuntu, ele começa a rodar direitinho, mostra os arquivos que estão no
HD e no CD, permite a transferência dos arquivos que quero gravar em
multisessão do painel do HD para o do CD, quando clico em "Burn" ele
mostra a caixa de diálogo de gravação, mas, ou para aí, ou mostra na
caixa as mensagens:

Antecedidas por um i em um círculo azul:
Writing CD-R
Using Wodin 1.1.11 - Copyright 2006 Cdrkit suite contributors
Unmounting medium
Starting TAO writing at 48x speed

Antecedidar por um sinal de contra-mão vermelho:
cdrecord has no permission to open the device.
Modify device setting in K3b to solve the problem.

Só que no menu Configurações -> Configurar o K3b..., não encontrei
nenhum ajuste que parecesse resolver o problema. O Ubuntu é o 18.04.1
LTS e o K3b é o 17.12.3. Fico grato pelo envio de sugestões.

Um abraço
Mário Vianna

Re: K3b Não Grava

PAULO FERNANDES-3
Pode ser a unidade de CD/DVD com problemas...
Talvez uma limpeza no leitor ótico resolva...
Sucesso aí!
Paulo