Quantcast

Melhor forma para iniciar a programar no Ubuntu

Melhor forma para iniciar a programar no Ubuntu

Wagner De Queiroz
Olá a todos, eu necessito criar algumas aplicações para Ubuntu desktop.
fica a pergunta? QT ou GTK?  qual é a forma menos penosa para alguem com
conhecimentos fracos em bash e C para aprender programar e fazer aplicações
gráficas no Ubuntu?

Eu tenho a necessidade de fazer uma aplicação para ler e gravar via arduino
memorias 24c0x quanto a parte do arduino com a serial, até que esta mais
fácil que criar uma app para linux

--
Wagner de Queiroz
Be free with Linux

Re: Melhor forma para iniciar a programar no Ubuntu

Gustavo S. L.
Em 7 de fevereiro de 2017 14:56, Wagner De Queiroz <
[hidden email]> escreveu:

> Olá a todos, eu necessito criar algumas aplicações para Ubuntu desktop.
> fica a pergunta? QT ou GTK?

Em GTK, ou baseado neste, há o Yad, um fork do Zenity.
Há um pacote para o Debian que é usado pelo Ubuntu que você pode conhecer
com:

# apt-get install yad

A versão atual no Ubuntu é 0.37, mas recentemente foi empacotada e enviada
ao Debian a versão 0.38, que já está na Testing do Debian.

>   qual é a forma menos penosa para alguem com
> conhecimentos fracos em bash e C para aprender programar e fazer aplicações
> gráficas no Ubuntu?

O Yad realmente é uma ferramenta simples. Além de empacotada para
Debian/Ubuntu também possui help traduzido para o português (a tradução da
versão 0.38 está melhor)

Além da tradução e empacotamento também estou gravando aos poucos (devido
ao tempo) video aulas sobre que estão disponíveis no Youtube no link:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLLAnq4FoEwwMmV3xxKu9rrNzngeTmh71z

> Eu tenho a necessidade de fazer uma aplicação para ler e gravar via arduino
> memorias 24c0x quanto a parte do arduino com a serial, até que esta mais
> fácil que criar uma app para linux

Sobre uso em Arduíno não faço ideia, não conheço. Mas sei que Raspberry
roda ambiente gráfico, então neste caso deve ser possível rodar aplicação
com Yad já que é baseado em GTK. Mas acho que nisto você deve ter mais
esperiência que eu.

att

Gustavo Soares de Lima

Re: Melhor forma para iniciar a programar no Ubuntu

Wagner De Queiroz
Obrigado pela pronta resposta Gustavo, eu tenho acesso a uma Raspi,
contudo, vou usar a priori o par: Arduino mais notebook para gravar as
memorias, pois tenho dó de usar uma raspi para esta aplicação que ficaria
muito cara, (raspi mais display mais caixa e gabarito de gravação) Que será
usado em ambiente de produção.

Gostei da ideia do Yad e não sabia que era um fork do Zenity. O Zenity eu
uso bastante, e parece que o YAD vai fazer miséria por aqui, contudo, no
meu caso, eu tenho que editar os bytes da eeprom em alguns casos, os
binários serão salvos num arquivo que serão transmitidos via arduino para
as memorias. Basicamente, num futuro proximo, só uma caixa de seleção do
tipo de conteúdo do módulo, pois as memorias que estou gravando, são chips
com números de série, validade e modelos que variam.

Em 7 de fevereiro de 2017 17:18, Gustavo Lima <[hidden email]> escreveu:

> [...]

Wagner de Queiroz
Be free with Linux

Re: Melhor forma para iniciar a programar no Ubuntu

Entendi.

Um detalhe que observei agora, a versão no Ubuntu é a 0.27, a do Debian
Testing que será estável em alguns dias é 0.38.2, a última do autor que
saiu a alguns dias atrás, ou seja, a versão no Debian é a atual. Da 0.27
para a 0.38.2 diversas novas funcionalidades foram inseridas pelo autor,
bugs resolvidos.

Neste caso então a sugestão é, se a 0.27 que está no Ubuntu não lhe
atender, use Debian ou compile do fonte, pois ambas são a mesma versão.

Outro detalhe é que a compilação feita para o empacotamento da 0.38.2
considerou várias opções interessantes como a --icon-browser, sendo que a
0.27 foi compilada na sua forma elementar.

Espero que te ajude, boa sorte

att

Gustavo Soares de Lima

Em 7 de fevereiro de 2017 17:53, Wagner De Queiroz <
[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Wagner de Queiroz
> Be free with Linux

Re: Melhor forma para iniciar a programar no Ubuntu

Marcos Alano
Qual a limitação que tu encontra na IDE oficial do Arduino?