Migrar disco SSD de 250 para 500GB

Thiago Gomes-2
Galera,

Tenho um notebook com SSD 250, irei trocar para 500GB,  No HD tenho
Ubuntu 14.04, Debian 7 e Windows 10.

Quero deixar para o Windows, e depois instalar o Ubuntu 15.10 e o
Debian 8.3 qual seria
o procedimento ideal, já troquei o HD para 500GB, está limpo.

--
Thiago Gomes

Re: Migrar disco SSD de 250 para 500GB

Leandro Marino-2
Thiago,

você está trocando um ssd 250 para um ssd500? Se o harddisk de 500 não for
ssd não recomendo a sua troca.

Se o seu notebook tiver drive de dvd recomendo tirar o drive de dvd (que
acredito que você nao utilize) e com um hdd candy coloque um segundo hd.
fiz isso em dois notes um dell e um mac pro e tudo está funcionando
perfeitamente.

abs

Em 3 de fevereiro de 2016 23:48, Thiago Gomes <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> Debian 8.3 qual seria
> o procedimento ideal, já troquei o HD para 500GB, está limpo.

os dois é SSD e não tem drive de DVD é um dell vosto 5470.

Em 4 de fevereiro de 2016 07:57, Leandro Marino
<[hidden email]> escreveu:

> [...]
> acredito que você nao utilize) e com um hdd candy coloque um segundo hd.
> fiz isso em dois notes um dell e um mac pro e tudo está funcionando

rodman
Cria as partições com mesmo sistema de arquivos de um no outro que quer
digamos clonar. Após isso faça um backup do mbr do ssd usando o dd por
exemplo existem vários howto na net. Após isso no hdd 500gb depois de
copiar usando um cp com os atributos para copiar permissões e afins edita o
mtab e fstab e ajusta se for via /dev/sdX, você tá com sorte pois é só
verificar, se o SDA aponta por exemplo pro / em ambos os discos e pronto se
for via UUID, recomendo por hora apontar via DEV e quando bootar o sistema
no HDD edita novamente e deixa no padrão usando uuidgen.

DETALHE: Use um livecd de preferencia com a mesma versão da distro que quer
replicar!

OBS: Isso não é dica é um exemplo real fiz isso a uns dois anos atrás só
que de um HDD 250 para um de 500GB, porém se o GNU/Linux identifica como
sdX as unidades, não vejo problema para não funcionar.
Este e-mail foi enviado por um computador sem vírus e protegido pelo Avast.
<#DDB4FAA8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2>

Em 4 de fevereiro de 2016 08:04, Thiago Gomes <[hidden email]>
escreveu:

> os dois é SSD e não tem drive de DVD é um dell vosto 5470.

> for

> Thiago Gomes

Re: Migrar disco SSD de 250 para 500GB

Thiago Gomes-2
eu desejo copiar apenas o windows 10, e o restante instalar.. será que
funciona ?

Em 4 de fevereiro de 2016 15:46, Rodrigo Maia <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> sdX as unidades, não vejo problema para não funcionar.
> Este e-mail foi enviado por um computador sem vírus e protegido pelo Avast.

Voce teêm quantas instalações e quem gerencia esse boot, o windows 10 vc
quer  transplantar para o disco de 500GB é isso ????
e no disco de 500GB você quer formatar os outros sistemas e instalar eles
porém com o windows 10 já instalado ??? Que foi o transplantado do SSD????
Este e-mail foi enviado por um computador sem vírus e protegido pelo Avast.
<#DDB4FAA8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2>

Em 4 de fevereiro de 2016 15:50, Thiago Gomes <[hidden email]>
escreveu:

> eu desejo copiar apenas o windows 10, e o restante instalar.. será que
> [...]

No hd de 250 eu tenho

1. Ubuntu
2. Debian
3. Windows

Desejo instalar apenas o linux.. o windows deixar.. o boot é bia grub

Em 4 de fevereiro de 2016 16:14, Rodrigo Maia <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Este e-mail foi enviado por um computador sem vírus e protegido pelo Avast.

Cara, não entendi, então onde entra o HD de 500GB faz assim:

SSD 250 Atualmente:

Ubuntu - Debian - Windows

SSD 250 Como você quer:

????

HDD 500GB Como você quer:

?????

Em 4 de fevereiro de 2016 16:18, Thiago Gomes <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> 2. Debian
> 3. Windows
>
> Desejo instalar apenas o linux.. o windows deixar.. o boot é bia grub

poxa, simples

eu tenho um SSD de 250..
vou trocar por um SSD de 500

entendeu..?

Em 4 de fevereiro de 2016 16:30, Rodrigo Maia <[hidden email]> escreveu:

> Cara, não entendi, então onde entra o HD de 500GB faz assim:

> [...]

Anderson Unsonst
Pelo que eu entendi ele quer dar um ctrl c + ctrl v no HD novo....

Você terá que instalar normalmente os sistemas (fazendo uma instalação
limpa) e depois "colar" as pastas com seus documentos no lugar delas de
"origem"...

Agora se você quer saber se dar para apenas colar o sistema operacional e
ver se vai funcionar ae são outros quinhentos, eu já vi gente conseguir
fazer isso, mas da muitos problemas

Re: Migrar disco SSD de 250 para 500GB

João Adelino da Silva-2
Melhor solução (pagando!):
https://www.paragon-software.com/br/home/migrate-OS-to-SSD/

Em 4 de fevereiro de 2016 17:32, Thiago Gomes <[hidden email]>
escreveu:

> poxa, simples

> [...]

J.F.Salles Yandex
copiar um HD para outro sempre de um menor para um maior:
após confirmar a ordem dos hds,
sudo dd if=/dev/sda of=/dev/sdb
--
J.F.Salles (NetHell) - GoHC - Linux User 496632
GNU/Linux Translation & Documentation Support

Em Qui, 2016-02-04 às 18:12 -0200, Anderson Unsonst escreveu:
> [...]
>
> Agora se você quer saber se dar para apenas colar o sistema operacional e
> ver se vai funcionar ae são outros quinhentos, eu já vi gente conseguir

esse ai para de maior para menor..

pensei que dava para copiar com ghost ou dd a partição do windows..
por exmeplo.

Em 4 de fevereiro de 2016 17:20, João Adelino da Silva
<[hidden email]> escreveu:

> Melhor solução (pagando!):
> https://www.paragon-software.com/br/home/migrate-OS-to-SSD/

Thiago Gomes

Re: Migrar disco SSD de 250 para 500GB

João Adelino da Silva-2
O contrário também:
"Migração do Windows para dispositivos de armazenamento maiores ou menores,
em uma única operação"
A diferença nesta solução (segundo eles) é a facilidade e a 'garantia' de
sucesso (sem dores de cabeça)...

João Adelino da Silva
+55 48 9682 9147

Em 4 de fevereiro de 2016 18:26, Thiago Gomes <[hidden email]>
escreveu:

> esse ai para de maior para menor..
>
> pensei que dava para copiar com ghost ou dd a partição do windows..
> [...]

Amigo, sem querer ser chato se fosse simples, você não teria recorrido a
lista, porém, creio que ou eu estou entendendo errado ou simplesmente você
não sabe se explicar se você vai passar TUDO e não só o windows como deu a
entender, nos email anteriores é só usar o dd ele vai alocar todo o disco
de 250 no de 500gb, dai no de 500 GB vai sobrar lógico 250GB, usando um
particionador, creio que o Parted ou Gparted no modo gráfico conseguem
mover a partição pro espaço não alocado ex:

SSD 250:

Ubuntu - 150
Debian - 50
Windows - 50

tudo alocado no de 250 correto ???

no de 500GB

Ubuntu - 150
Debian - 50
Windows - 50

Vão sobrar 250, que com ajuda de um manipulador de partições vacilmente vc
consegue duplicar o windows para a de 250 ou o tamanho que queira e assim
liberar a partição windows do inicio do disco transferindo pro final,
apartir dai você pode formatar as outras com Linux e instalar do zero ou
simplesmente manipular seus tamanhos a seus gosto!

Eu faria por esse caminho.

Abraços e boa sorte!!

Detalhe: As vezes pensamos de uma forma porém escrevemos de outra, tenha
paciência, lembre-se as pessoas aqui estão LHE ajudando!

Em 4 de fevereiro de 2016 19:32, Thiago Gomes <[hidden email]>
escreveu:

> poxa, simples

> [...]

Rodrigo,

Vc entendeu errado minha resposta e agradeço pelo ajuda. Então quero
levar apenas
o Windows com 50gb (exemplo) e instalar o demais. A minha duvida é. será que
o windows vai funcionar, estou querendo usar o dd ou ghost

Valeu pela paciência.

Em 4 de fevereiro de 2016 17:46, Rodrigo Maia <[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> Detalhe: As vezes pensamos de uma forma porém escrevemos de outra, tenha
> paciência, lembre-se as pessoas aqui estão LHE ajudando!

Sim, nesse caso faça como eu disse, a meu vê o caminho mais simples! dd em
tudo e arraste a unidade lógica correspondente a partição windows pro final
do disco, mesmo clonando tudo quando for instalar os outros SO so limpas a
área que vai utilizar pra instalar os mesmos sacou???

outra forma é:

Formate o hd SSD com o layout que você quer para os novos sistemas e UMA de
tamanho igual ou maior para a windows e pelo linux CÓPIA todo o windows da
partição do ssd de 250 gigas para a corresponde Windows no de 500GB o linux
consegue cópiar tudo e quando for instalar o Linux nas outras partições que
restaramo GRUB vai reconhecer tua partição windows desde que ela
corresponda ao SDX exato da partição WINDOWS do ssd, senão é só editar o
MTAB e FSTAB assim como o grub.conf em /boot e alterar uma letra ou número
ai tem que chegar como vai ficar o novo layout de particionamento.

Em todo caso realmente é algo simples e se tudo mais falhar você tem o HD
SSD 250 original com tudo, só apague ele após deixar o novo de 500GB da
forma que você quer e inicializado todos os SO, outra coisa provavelmente o
Windows vai entrar em modo de reparo ou de checagem de disco se pedir
reparo rode um simples chkdsk e pronto!

A mágica do OpenSource domina o mundo lol Boa Sorte!