MiniPC Lenovo.

Vanderley-3

Bom dia.

Instalei o Ubuntu 16.04.5 64bits em 8 miniPC's da Lenovo modelo M910q (ThinkCenter) que tem processador i5-7400T de 2400GHz e 4G de memória.
Tudo beleza, normal, rodando 100%, no entanto ao colocar em rede fica uma "carroça" ao clicar em qualquer parte do sistema tem que esperar alguns minutos para abrir.
Ao olhar os dados de rede, memória e processador com o htop está tudo certo, nada errado, tudo dentro dos limites, nem a swap está sendo usada.
Já tentei VNC, RDP, AnyDesk, TeamViewer, e tanto faz está na VPN ou não.
Se colocar monitor e teclado funciona normalmente, mas via rede, seja wi-fi ou cabeada é sem condições de uso mesmo.
Alguém já teve alguma experiência parecida?
Agradeço muito alguma sugestão.

Obrigado.

*Francisco Vanderley L. Silva*
SMD Serviços de Automação LTDA
Fortaleza - CE
Fixo: 85 3393-6125
Vivo: 85 9 8142-9612

Re: MiniPC Lenovo.

Robson Dantas de Aguiar-2
Já fez um teste instalando a versão 18.04?
Quem sabe o próprio Debian.
Só para testar.

Em qua, 21 de nov de 2018 12:12, Vanderley <[hidden email] escreveu:

> [...]
> wi-fi ou cabeada é sem condições de uso mesmo.
> Alguém já teve alguma experiência parecida?

Re: MiniPC Lenovo.

Vanderley-3

Boa tarde e obrigado pela dica.

Não porque o cliente não quer, mesmo que solucione o problema porque tem
uns programas que estão baseados acho que em algumas bibliotecas da
16.04 e não funcionaria na 18.04.

Às 16:44 de 21/11/2018, Robson Dantas de Aguiar escreveu:

> Já fez um teste instalando a versão 18.04?
> Quem sabe o próprio Debian.
> Só para testar.

Re: MiniPC Lenovo.

Vanderley-3

Com certeza, mas infelizmente o cliente não quer. A primeira coisa que
fiz foi sugerir o 18.04, e depois Debian, são os que mais conheço, mas
fui barrado.

Às 17:01 de 21/11/2018, Robson Dantas de Aguiar escreveu:

> Concordo, minha sugestão era para ter certeza se algo nessa versão ou
> distribuição era o problama. Ficaria mais fácil até mesmo você tentar
> outras soluções como configurações por exemplo.
>

> Em qua, 21 de nov de 2018 16:56, Vanderley <[hidden email]
> <mailto:[hidden email]> escreveu:
>

>     Boa tarde e obrigado pela dica.
>
>     Não porque o cliente não quer, mesmo que solucione o problema
>     porque tem uns programas que estão baseados acho que em algumas
>     bibliotecas da 16.04 e não funcionaria na 18.04.

Re: MiniPC Lenovo.

Hugo Do Nascimento-2
Veja se tem algum drive adicional que precisa ser instalado com o comando:
  sudo ubuntu-drivers list

Se tiver, você pode instalá-lo utilizando
  sudo ubuntu-drivers autoinstall

Também é importante garantir que o sistema está atualizado (sudo apt
update; sudo apt upgrade).

Hugo

Em qua, 21 de nov de 2018 às 13:12, Vanderley <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> wi-fi ou cabeada é sem condições de uso mesmo.
> Alguém já teve alguma experiência parecida?

Re: MiniPC Lenovo.

playerum
Ela não quer a 18.04 por ser Gnome?
Estou usando a 18.04 com Unity aqui na empresa e está indo bem.

Em qua, 21 de nov de 2018 às 18:13, Vanderley <[hidden email]> escreveu:

> Com certeza, mas infelizmente o cliente não quer. A primeira coisa que
> fiz foi sugerir o 18.04, e depois Debian, são os que mais conheço, mas
> [...]

Bom dia e obrigado Hugo pelas dicas.

Atualizado já estava, verifique os drivers, mas infelizmente está tudo
OK com eles também.

Às 01:54 de 22/11/2018, Hugo Do Nascimento escreveu:

> [...]
>    sudo ubuntu-drivers autoinstall
>
> Também é importante garantir que o sistema está atualizado (sudo apt

Re: MiniPC Lenovo.

Vanderley-3

Bom dia.

Não, por conta de bibliotecas.

Às 07:32 de 22/11/2018, playerum escreveu:

> Ela não quer a 18.04 por ser Gnome?
> Estou usando a 18.04 com Unity aqui na empresa e está indo bem.

Re: MiniPC Lenovo.

Robson Dantas de Aguiar-2
Sabe dizer quais as bibliotecas? Sem essas informações fica difícil te
ajudar. Não há solução. Creio eu que a biblioteca seja do SO. Quais? Depois
de saber faz pesquisa atrás delas noutra versão. Sim, qual programa ela
usa? Diz o nome, mesmo que seja proprietário.

Em qui, 22 de nov de 2018 09:06, Vanderley <[hidden email] escreveu:

> Bom dia.
>
> Não, por conta de bibliotecas.

> sendo

> http://www.ubuntu-br.org/comece

Re: MiniPC Lenovo.

Vanderley-3

Não tenho acesso, entrego o miniPC e eles fazem o resto.
É um cliente meio fechado.

Às 09:20 de 22/11/2018, Robson Dantas de Aguiar escreveu:

> [...]
> de saber faz pesquisa atrás delas noutra versão. Sim, qual programa ela
> usa? Diz o nome, mesmo que seja proprietário.

Re: MiniPC Lenovo.

Hugo Do Nascimento-2
Acho importante a sugestão de um dos colegas de instalar o debian (ou outra
distro) experimentalmente para saber se o problema é com o Kernel/drivers
de rede ou com algumas outra coisa na sua solução. Se a outra distro
funcionar, então você retorna ao Ubuntu 16.04 e tentar atualizar o kernel
e/ou os drivers de rede apenas. Também é possível habilitar o repositório
"proposed" e fazer um "sudo apt update; sudo apt upgrade" para testar as
versões mais novas de alguns pacotes que estão em desenvolvimento e que
talvez possam resolver o problema.

> [...]

> wi-fi ou cabeada é sem condições de uso mesmo.
> Alguém já teve alguma experiência parecida?

Re: MiniPC Lenovo.

jose inacio serafini-2
Francisco

Já tentou desabilitar o IPV6?
Abraços

J.I.Serafini

Em qui, 22 de nov de 2018 às 12:26, Hugo Do Nascimento <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> "proposed" e fazer um "sudo apt update; sudo apt upgrade" para testar as
> versões mais novas de alguns pacotes que estão em desenvolvimento e que

Re: MiniPC Lenovo.

Vanderley-3

Vou ver se consigo um miniPC para fazer os testes por minha conta e aí mostro o resultado ao cliente.
O "proposed" é o que em português aparece como "código fonte"?

Às 11:26 de 22/11/2018, Hugo Do Nascimento escreveu:

> [...]
> "proposed" e fazer um "sudo apt update; sudo apt upgrade" para testar as
> versões mais novas de alguns pacotes que estão em desenvolvimento e que

Re: MiniPC Lenovo.

Vanderley-3

Não havia desabilitado não. Só achei a opção ignorar e não resolveu o problema.
E ainda nas informações da conexão mesmo após ignorar um IP definido pro IPv6.
Será que seria bom desabilitar diretamente dentro do arquivo "interfaces"?

Às 11:47 de 22/11/2018, jose inacio serafini escreveu:

> Francisco
>
> Já tentou desabilitar o IPV6?
> Abraços
>
> J.I.Serafini

Re: MiniPC Lenovo.

Vanderley-3

Boa tarde e obrigado pela dica Inácio.

Infelizmente não funcionou.
Vou fazer todas as dicas que me falarem, mas vou correr atrás de tentar um outro miniPC e tentar outra versão ou distrobuição também.

Às 13:15 de 22/11/2018, jose inacio serafini escreveu:

> [...]
> net.ipv6.conf.default.disable_ipv6 = 1
> net.ipv6.conf.lo.disable_ipv6 = 1
>
> salva e restarta o sysctl.conf com o comando
>
> #sysctl -p
>
> Abraçoes e Sucesso!
>
> J.I.Serafini
>

> Em qui, 22 de nov de 2018 às 13:20, Vanderley <[hidden email]
> <mailto:[hidden email]>> escreveu:
>

>     Não havia desabilitado não. Só achei a opção ignorar e não resolveu o problema.
>     E ainda nas informações da conexão mesmo após ignorar um IP definido pro IPv6.
>     Será que seria bom desabilitar diretamente dentro do arquivo "interfaces"?

C de-Avillez-2
On Thu, Nov 22, 2018 at 09:20 Vanderley <[hidden email]> wrote:

> Vou ver se consigo um miniPC para fazer os testes por minha conta e aí
> mostro o resultado ao cliente.
> O "proposed" é o que em português aparece como "código fonte"?

Não, “proposed” (proposto) carrega os pacotes binários actualizados, mas
ainda não validados para uso geral. Após validação, estes pacotes são
retirados do proposed e carregados no “pocket” necessário (main, universe,
etc); um apt upgrade/full-upgrade” normal pode, então, instalar-lós.

Cheers,

..C..

> --
..hggdh..

Re: MiniPC Lenovo.

Vanderley-3

Bom dia e obrigado.

Fiz essa dica também, mas não surtiu efeito. Vou solicitar ao cliente a
trocar do SO, se ele aceitar posto o resultado aqui. Se não vou dar como
finalizado e deixar pra lá já que não vou comprar um miniPC só pra fazer
os testes para ele.

Obrigado a todos por todas as dicas.

Às 17:30 de 22/11/2018, jose inacio serafini escreveu:

> [...]
>
> Ja tive este tipo de problema em 2016 e desabilitar o IPV6 resolveu.
> Outra coisa que pode estar gerando o problema é o driver da placa de rede.
>
> Abraços e boa sorte
>
> J.I.Serafini
>
> Em qui, 22 de nov de 2018 às 15:26, Vanderley <[hidden email]
> <mailto:[hidden email]>> escreveu:
>

>     Boa tarde e obrigado pela dica Inácio.
>
>     Infelizmente não funcionou.
>     Vou fazer todas as dicas que me falarem, mas vou correr atrás de tentar um outro miniPC e tentar outra versão ou distrobuição também.

Bom dia João.

Não entendi o que você falou. Você passou alguma dica e eu não respondi?

Às 09:10 de 29/11/2018, João Ghignatti escreveu:

> Vanderley, por favor, me esclarece porque leio apenas um monólogo na
> lista e não consigo nenhuma resposta às
>
> minhas indagações. A lista me expurgou?
>
> Agradeço qualquer esclarecimento.
>
> João Ghignatti -  py3aii - GF49jx
> Brazilian Ham Radio - ARRL Member
> PORTO ALEGRE (RS)  -  B R A S I L
> S30°  02.122´    <>   W 51°  13.504
> Powered  by   MOZILLA/THUNDERBIRD
> Deo duce, commite spes!

Re: MiniPC Lenovo.

Vanderley-3

Bom dia a todos.

Um técnico em informática amigo meu fez um teste que eu não faria... mas resolveu o problema da velocidade pelo acesso remoto. Ele ativou a virtualização do processador que estava desativada por default e o acesso remoto ficou normal.
Explicação? Não tenho.
Obrigado a todos pelas dicas e fica mais essa para se alguém pegar já saber como resolver.