Modem pra quê?

Julio Monteiro
Olá!

Bem, desculpe pela minha pergunta, mas eu realmente não entendo quase
nada de ADSL nem mto de rede.
A alguns dias atrás, quando meu pai comprou um modem ADSL para empresa
(aqueles routers, que usam cabo de eth e faz todos PCs da rede ficarem
com acesso à wan), pensei: será q é possível rescusitar o Pentium 133
que tenho guardado e usar ele como modem ADSL? well, ele tem debian
sarge, dhcpd, e agora seria so instalar os softwares e ligar no
fax-modem dele e pronto! teoricamente creio q seja possivel... mas
alguem sabe de certeza?

brigadao pela atenção!,

--
 - Júlio Santos Monteiro
 homepage = "http://www.monteiro.eti.br/"

Re: Modem pra quê?

Wilson Afonso
On 1/10/06, Julio Monteiro <[hidden email]> wrote:

> [...]
> sarge, dhcpd, e agora seria so instalar os softwares e ligar no
> fax-modem dele e pronto! teoricamente creio q seja possivel... mas

Não. Um modem ADSL é um hardware diferente de um fax-modem "normal".
Você realmente precisa do modem ADSL, não dá para substituir por um PC
com fax-modem.

-Wilson
--
Wilson Roberto Afonso        [hidden email]
http://www.netwhatever.com/

Re: Modem pra quê?

Julio Monteiro
Wilson,

Muito obrigado pela informação :).
Aproveitando que estou falando com alguém que entende de redes, umas
outra pergunta: o que grandes corporações (como DATACENTERs e grandes
empresas com taxas absurdas de transferência) utilizam para conectar a
internet? Eu sei que é dedicado, e também sei que é caro, mas só
queria saber mesmo :P.

> [...]

> empresas com taxas absurdas de transferência) utilizam para conectar a
> internet? Eu sei que é dedicado, e também sei que é caro, mas só

Depende de quão absurda for a taxa de transferência. De maneira geral,
elas contratam conexões de dados dedicadas de alguma operadora local
de telecomunicações (em forma de fibras óticas, por exemplo) que são
conectadas a roteadores com uma interface própria para o tipo de
conexão física sendo usada (um conector ótico, no exemplo).

-Wilson
--
Wilson Roberto Afonso        [hidden email]
http://www.netwhatever.com/

Re: Modem pra quê?

Julio Monteiro
Wilson,

Obrigado mais uma vez. Me ajudou bastante :).

Abraços,
Júlio Santos Monteiro