Quantcast

Montando partições automaticamente

Luciano de Souza-2
Caros,
Tento ajudar um amigo. Ele instalou o Ubuntu 16.10, mas não consegue
montar suas partições automaticamente. Um programa precisa acessar uma
partição e, por isso, é inviável que seja montada manualmente.
O que eu não posso fazer de modo algum? Pedir que ele edite o arquivo
fstab. Ele não tem qualquer familiaridade com arquivos de configuração
e as experiências anteriores dizem-me que quanto menos terminal,
quanto menos arquivos de configuração, tanto melhor.
Então, imaginem-no um usuário típico de Windows, que se move, que se
guia, que existe apenas por meio do mouse.
A pergunta que faço é: de forma inteiramente gráfica, como posso
orientá-lo paraque configure a partição sdb1 para ser montada
automaticamente?
Imaginei que conseguiria fazê-lo por meio do GParted, mas ou não
existe, ou não reconheci tal opção.

--
Luciano de Souza

Re: Montando partições automaticamente

J.F.Salles Yandex
Luciano,

Primeira coisa a fazer é desativar a hibernação do janelas, isso deverá
liberar o acesso à partição em questão.
O janelas habitualmente hiberna em vez de desligar, e mantem as unidades
de disco sincronizadas, ou seja, "em uso" e, enquanto estiverem neste
estado, as partições formatadas pelo janelas não serão acessadas.
--
J.F.Salles (NetHell) - GoHC - Linux User 496632
GNU/Linux Translation & Documentation Support

Em Dom, 2016-11-27 às 22:19 -0200, luciano de souza escreveu:

> [...]
> automaticamente?
> Imaginei que conseguiria fazê-lo por meio do GParted, mas ou não

O Windows dele apresentou problemas. Talvez por isso, não esteja a
bloquear a montagem das partições.
Manualmente, quando se clica no disco, a partição é montada normalmente.
O problema é que, sendo esta operação manual, prejudica o
funcionamento de programa que necessita da partição já montada.
Assim, o que gostaria mesmo é que a partição fosse montada automaticamente.
Como o fstab é algo que já me proporcionou dissabores, errei alguma
coisinha e o sistema não mais iniciava, não me arrisco a instruí-lo a
mexer neste arquivo.
tentei editar o /etc/rc.local, para colocar um mount nele, mas para
minha surpresa, no ubuntu 16.10, sistema que utiliza, este arquivo não
foi encontrado.

Em 27/11/16, J.F.Salles<[hidden email]> escreveu:

> [...]
> --
> J.F.Salles (NetHell) - GoHC - Linux User 496632
> GNU/Linux Translation & Documentation Support

Magno Gmail
Eu diria para ele verificar UUID e qual a partição esta formatado o
disco, e inserir diretamente no /etc/fstab

Poderia criar um script para montar a partição através do cron.