Montando partições permanentemente pela interface gráfica

Montando partições permanentemente pela interface gráfica

Luciano de Souza-2
Caros,

Um amigo gostou de saber que o Linux conta com uma versão própria para
o Soulseek. Entretanto, para configurar o programa, os passos
tornaram-se complicados.

A complicação decorre do fato de que ele é um usuário típico do
Windows, isto é, não afeito a linhas de comando. Assim é que gostaria
de saber como se pode fazer os passos que descreverei apenas pela
interface gráfica.

Qual é o problema? O problema é que ele deseja que o Soulseek
compartilhe uma pasta da partição sda1 que o Ubuntu não monta
automaticamente. então, o problema é: como configurar a montagem
automática desta partição sem a interveniência de comandos de terminal
ou edição de arquivos de configuração?

Com terminal e com a edição de arquivos de configuração, poderia ser
feito do seguinte modo:

1. Digitam-se os comandos:
cd /mnt
sudo mkdir sda1
sudo gedit /etc/rc.local

2. Em rc.local, antes de "exit 0", coloca-se:
mount /dev/sda1 /mnt/sda1

3. Salvo o arquivo e fechado o terminal:
cd $HOME
ln -s /mnt/sda1/compartilhada

Para quem veio do mundo Windows, estes passos nada, nada tem de
simples. A bem dizer, nem mesmo estou certo de que o nome do
dispositivo é mesmo sda1. Mas como guiá-lo para algum canto que
relacione o nome que o Windows exibe com o código do dispositivo? Como
fazê-lo pela interface gráfica?

Não importa que, se por padrão, o Ubuntu não tiver tais
funcionalidades pela interface gráfica. Se houver pacotes adicionais,
atinentes à interface gráfica, que facilite este processo, sem dúvida,
será muito útil.

O que me dizem? É mesmo possível fazer tudo isso por meio da interface gráfica?

O meu amigo utiliza o ubuntu 15.10 de 64 bits.

--
Luciano de Souza

Re: Montando partições permanentemente pela interface gráfica

Anderson Unsonst
Bom é um tiro no escuro, pois nunca usei, mas da uma conferida aquii
http://www.ubuntero.com.br/2011/02/soulseek-no-linux-e-possivel-conheca-o-nicotine/

Re: Montando partições permanentemente pela interface gráfica

Wagner De Queiroz
Bom, a primeira coisa que me vem a mente, é usar o gparted que esta em
qualquer live do ubuntu, após instalado vc deve instalar pela central de
programas do ubuntu, é algo visual e prático. Essa brincadeira tem um
custo, vc tem que fazer a operação como root.  Se você quer fazer
alterações no /etc/mtab automaticamente e o escambau, vc teria que forkar o
gparted e incluir a sua rotina. Não é uma boa ideia para uma demanda tão
específica, mas a não ser que vc aprenda python para escrever seus
programas de forma grática, eu costumo resolver minhas pendengas com o
velho shellscript e o zenity. Só  não sei como desenharia uma interface com
as partições no zenity para ter algo bonitinho e simples para o usuário.

Nunca usei o soulseek ou o nicotine. Não sou de ficar baixando músicas, mas
o Gparted tem em seu menu opção para montar particoes.

EM TEMPO: uma ideia tola que acabou de surgir, foi fazer um shell que
pegasse todas as partições e fizesse uma busca pela pasta do soulseek e,
caso encontre, ofereça a opção de monta-la via /etc/mtab automáticamente
(se ela já não estiver montada) com shellscript e zenity não é complicado.
leva tempo, mas vai ajudar seus usuários.

Em 20 de novembro de 2015 23:39, Anderson Unsonst <[hidden email]
> escreveu:

> Bom é um tiro no escuro, pois nunca usei, mas da uma conferida aquii

> [...]

Be free with Linux

Re: Montando partições permanentemente pela interface gráfica

Luciano de Souza-2
Na verdade, o Soulseek foi mencionado apenas porque é o aplicativo que
gerou a necessidade de meu amigo. Entretanto, a dúvida não é
propriamente sobre ele. A bem dizer, está a funcionar perfeitamente.

O problema é que ele possui uma partição para o Ubuntu e outra para
dados, sendo que a última tem seus arquivos visualizados somente
quando é chamada pelo Nautilus. sSe um programa precisa obter ou
salvar dados nesta partição, pelo fato de não estar montada, não é
listada no Abrir e no Salvar do programa.

Mencionarei o Gparted para ele. Esperemos que resolva.

Em 23/11/15, Wagner De Queiroz<[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Be free with Linux

Luciano de Souza

Re: Montando partições permanentemente pela interface gráfica

Rafael Soares-4
Usa o gnome-disk-utility. Nele vc configura o ponto de pontagem, opções de
montagem e ele automaticamente cria uma entrada para a partição no
/etc/fstab.

Em 23 de novembro de 2015 07:49, luciano de souza <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> listada no Abrir e no Salvar do programa.
>
> Mencionarei o Gparted para ele. Esperemos que resolva.

Rafael Soares
(95)99171-4857

Re: Montando partições permanentemente pela interface gráfica

Adauto Serpa
Luciano,

Não seria melhor montar durante o boot do sistema, sem a intervenção do
usuário ?

att,

Adauto Serpa
Analista de Infraestrutura TI

> [...]
> Rafael Soares
> (95)99171-4857

Re: Montando partições permanentemente pela interface gráfica

Marcelo Magno T. Sales-2
No KDE, o applet que é usado para montar discos removíveis pode ser
configurado para exibir também discos fixos. Uma vez exibidas as partições
desejadas, basta clicar nelas para montá-las. Além disso, há uma opção de
configuração no applet que que permite que você escolha discos que devem
ser montados automaticamente após o login. Acho que isso resolveria, de
forma bem simples.

[]'s
Marcelo