Montando uma partição automaticamente

Luciano de Souza-2
Caros,
O Linux não está a montar uma partição automaticamente e isso
precisamente é aquilo que gostaria de fazer.
A primeira dica, tenho certeza, é sugerir a edição de /etc/fstab. No
entanto, ao editar este arquivo, já cheguei a comprometer a iniciação
do sistema. Sem dúvida, imperícia de minha parte.
De qualquer modo, há uma solução que sempre utilizei com êxito:
colocar em /etc/rc.local, o seguinte comando:

mount /dev/sda1 /mnt/sda1
exit 0

O problema é que, na atual versão do ubuntu, não encontrei o arquivo
/etc/rc.local.
A pergunta que faço, portanto, é a seguinte: bastaria salvar o
seguinte escript em /etc/init.d?

#mount_sda1.sh

#!/bin/bash

mount /dev/sda1 /mnt/sda1

Se bem entendi, tudo o que está em /etc/init.d é executado ao iniciar
do sistema, desde que, naturalmente, se tenha dado a permissão com
"sudo chmod +x".
Isso funcionaria? E se não funcionaria, qual seria a forma para
executar um script automaticamente?

--
Luciano de Souza

Re: Montando uma partição automaticamente

Wagner De Queiroz
no /etc/init.d ficam os scripts de inicializacao, contudo eles não são
executados se vc nao mandar isso explicitamente. O ubuntu trabalha com
runlevel. (Nao confunda o runlevel da inicializacao com runlevel de
aplicativos)

https://pt.wikibooks.org/wiki/Guia_do_Linux/Avan%C3%A7ado/A_distribui%C3%A7%C3%A3o_Debian_GNU/Linux/N%C3%ADveis_de_Execu%C3%A7%C3%A3o

Vc cria seu script lá no /etc/init.d para fazer a sua montagem. Olha o
exemplo de um outro script la, pois cada script quando for executado, ele
espera um start ou stop no minimo: e eles sao importantes.

exemplo: apachectrl start  inicializa o apache
apachectl stop termina o processo do apache

Eles sao executados da seguinte forma: No boot, o sistema ve qual runlevel
usar, e ai vai executando os scripts na pasta do numero do runlevel, na
ordem numerica e alfabetica S de start, mais o numero e depois o processo:

exemplo S48apachectrl. Na verdade isso seria um atalho para
/etc/init.d/apache.sh e como é boot ele faria:  /etc/init.d/apache.sh start

Quando o sistema vai se encerrar, ele precisa fechar o processo, pois se
ele ficar aberto, o sistema fica travado esperando o processo terminar para
ele fechar o processo inicial (init).

Por isso na pasta /etc/rc6.d tem scripts que comecam com KxxProcesso. onde
K é de kill, o xx é o numero sequencial e depois o nome. que no caso seria
por exemplo K22apache que chamaria /etc/init.d/apache stop.

é complicado, mas uma vez que vc compreende isso, fica fácil.
no seu caso, no S99montar ficaria /etc/init.d/monta.sh start que executaria
o mount /dev/sd....

e no stop do script ficaria umount /dev/sd...

Olhe nos scripts em /etc/init.d como funciona e copie um deles para seu
proposito.

outra opcao é se seu sistema nao tem /etc/rc.local, vc pode criar a pasta e
colocar seu script lá. se o sistema tiver o /etc/init.d/rc.local, ele vai
executar tudo que etiver em /etc/rc.local se a pasta existir.

Para saber qual runlevel vc esta usando, execute o comando runlevel:

#runlevel
N 5

Ele diz no meu caso que meu sistema esta no runlevel 5,

ou seja, no boot ele executa /etc/rc5.d e no shutdown ou reboot o /etc/rc6.d

O runlevel6 é o estado do sistema para o processo de shutdown ou reboot.

Em 17 de abril de 2017 10:42, luciano de souza <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> "sudo chmod +x".
> Isso funcionaria? E se não funcionaria, qual seria a forma para

Wagner de Queiroz
Be free with Linux

Re: Montando uma partição automaticamente

Marcos Alano
Pesquise sobre o arquivo /etc/fstab. Ele é o responsável por montar sistemas de arquivos. Tu precisará pesquisar um pouco para achar a sintaxe correta, mas com certeza ele resolverá teu problema.

On 17/04/2017 11:12, Wagner De Queiroz wrote:

> [...]
>
> O runlevel6 é o estado do sistema para o processo de shutdown ou reboot.

Re: Montando uma partição automaticamente

Adauto Serpa
Luciano,

Concordo com o Marcos, a maneira correta de montar uma partição
automaticamente é via /etc/fstab

Atenciosamente,

Adauto Serpa
Analista de Infraestrutura TI