Notebook desliga somente com sudo shutdown

Notebook desliga somente com sudo shutdown

Felipe Eduardo Silva Sampaio
Boa tarde,

Estou há um tempo tentando alguma solução para que eu possa desligar meu
notebook de forma 'normal', o único jeito para desligar é por linha de
comando.

Este problema passei a ter depois da atualização do Ubuntu 14.04 para 16.04.

Agradeço sugestões.

Atenciosamente,

*Felipe Sampaio*

Re: Notebook desliga somente com sudo shutdown

Magno Gmail

Explique melhor o que acontece.
Não aparece a opção de desligar no menu?
A tela bloqueia?

Em 07/10/2016 13:29, Felipe Eduardo Silva Sampaio escreveu:

> [...]
>
> Atenciosamente,
>

> *Felipe Sampaio*

Re: Notebook desliga somente com sudo shutdown

O botão de desligar aparece, o problema é após o comando de desligar.
Ao visualizar o desligamento em modo texto (Ctrl + F2) as últimas linhas
que aparecem são:

Reached target shutdown
reboot: power down

E fica desta forma até eu desligar o note pressionando o botão power.

Atenciosamente,

*Felipe Sampaio*

(98) 98328 · 8461

Em 7 de outubro de 2016 15:56, Magno Gmail <[hidden email]> escreveu:

> Explique melhor o que acontece.
> Não aparece a opção de desligar no menu?
> A tela bloqueia?

Re: Notebook desliga somente com sudo shutdown

Renê Barbosa
Isso é um bug (bem irritante por sinal) que está presente nessa última
versão "estável" do Ubuntu. A minha máquina também está apresentando esse
problema, normalmente após passar alguns dias em funcionamento. Já fiz
várias tentativas de solução e até então, não consegui resolver.

Atenciosamente,

*Renê Barbosa de Figueirêdo Lima*
Website: http://renebarbosa.com.br

Em 11 de outubro de 2016 00:00, Felipe Eduardo Silva Sampaio <
[hidden email]> escreveu:

> [...]
>

> *Felipe Sampaio*
>
> (98) 98328 · 8461

Re: Notebook desliga somente com sudo shutdown

Para referência:
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/systemd/+bug/1464917

Atenciosamente,

*Renê Barbosa de Figueirêdo Lima*
Website: http://renebarbosa.com.br

Em 11 de outubro de 2016 08:46, Renê Barbosa <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
>
> *Renê Barbosa de Figueirêdo Lima*
> Website: http://renebarbosa.com.br

Re: Notebook desliga somente com sudo shutdown

Pesquisando melhor, vi que já existe um pacote com a suposta correção no
xenial-proposed, segue o changelog:

systemd (229-4ubuntu5) xenial-proposed; urgency=medium

> [...]
>     --no-pager, to avoid blocking scripts that call an init.d script with
>     "status" with an unexpected pager process. (Closes: #765175, LP:
> #1576409)
>   * Add debian/extra/rules/70-debian-uaccess.rules: Make FIDO U2F dongles
>     accessible to the user session. This avoids having to install
> libu2f-host0
>     (which isn't discoverable at all) to make those devices work.
>     (LP: #1387908)
> *  * On shutdown, unmount /tmp before disabling swap. (Closes: #788303)*
>
>  -- Martin Pitt <[hidden email]>  Mon, 02 May 2016 15:04:42 -0500

Outra solução apontada pelo pessoal, desativar a partição de swap. Ainda
não testei nenhuma das duas, só vou poder fazer isso mais tarde.

Atenciosamente,

*Renê Barbosa de Figueirêdo Lima*
Website: http://renebarbosa.com.br

Em 11 de outubro de 2016 08:49, Renê Barbosa <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
>
> *Renê Barbosa de Figueirêdo Lima*
> Website: http://renebarbosa.com.br

Re: Notebook desliga somente com sudo shutdown

Também lendo fóruns do Ubuntu vi que é um erro que até agora está sem
solução.

O que fiz foi criar um script para ser executado sempre ao desligar o note.

#!/bin/bash

swapoff -a

Nomeei o script como K09shutdown_dell, pode ser qualquer nome, desde que
comece com K(algum número) e o coloquei dendro da pasta rc6.d e dei as
permissões para ser executado (sudo chmod +x K09shutdown_dell)

Depois disso está desligando perfeitamente até agora.

Atenciosamente,

*Felipe Sampaio*

(98) 98328 · 8461

Em 11 de outubro de 2016 09:06, Renê Barbosa <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> de

> para

Re: Notebook desliga somente com sudo shutdown

Wagner De Queiroz
Olá, desculpe a demora na resposta. Vamos por partes. Desativar o swap é
temerável em muitos casos. Geralmente o sistema desmonta todos os sistemas
de arquivos antes de encerrar. Não entendo porque o swap não esta sendo
desativado no shutdown.

escreveu:

> [...]
> >

> Outra solução apontada pelo pessoal, desativar a partição de swap. Ainda
> não testei nenhuma das duas, só vou poder fazer isso mais tarde.

Wagner de Queiroz
Be free with Linux

Re: Notebook desliga somente com sudo shutdown

Renê Barbosa
É um bug do systemd, já resolvido em upstream e o pacote de correção já
está no proposed-updates do Xenial (16.04). Com relação a desativação da
swap, existem controvérsias.. em meu sistema, mesmo após vários dias de
uptime, raramente vejo utilização dessa partição.

Atenciosamente,

*Renê Barbosa de Figueirêdo Lima*
Website: http://renebarbosa.com.br

Em 11 de outubro de 2016 11:18, Wagner De Queiroz <[hidden email]
> [...]

> Wagner de Queiroz
> Be free with Linux

Re: Notebook desliga somente com sudo shutdown

e voce tem bastante memoria RAM, a chance de usar o swap vai depender do
que voce costuma usar. o Swap é uma extensão da memoria RAM em linhas
gerais. eu só uso swap quando abro o blender, inkscape e o gimp juntos. (e
olha que tenho 8gb de RAM). De toda forma é bom saber sobre esse bug

Em 11 de outubro de 2016 11:29, Renê Barbosa <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
>
> *Renê Barbosa de Figueirêdo Lima*
> Website: http://renebarbosa.com.br
>
> Em 11 de outubro de 2016 11:18, Wagner De Queiroz <

Wagner de Queiroz
Be free with Linux

Re: Notebook desliga somente com sudo shutdown

Felipe Eduardo Silva Sampaio
Bom dia,

Somente fiz isso porque até agora não vi nenhuma solução e desde quando fiz
o upgrade da versão 14.04 pra 16.04 estou com esse problema. Essa foi uma
das sugestões que vi em um fórum do Ubuntu (não lembro o link) e resolvi
implementar.

Renê, há alguma data para que o pacote de correção fique disponível?

Atenciosamente,

*Felipe Sampaio*

(98) 98328 · 8461

escreveu:

> [...]
> power.

> comece

Re: Notebook desliga somente com sudo shutdown

Não tenho não, mas você já pode instalar. Basta ativar o repositório
xenial-proposed.

https://wiki.ubuntu.com/Testing/EnableProposed

Sugiro utilizar o APT Pinning para baixar apenas o que for preciso e evitar
problemas com atualizações problemáticas de outros pacotes, que não vem ao
caso aqui.

Depois da configuração, é só rodar algo do tipo:

sudo apt-get install packagename/xenial-proposed

Atenciosamente,

*Renê Barbosa de Figueirêdo Lima*
Website: http://renebarbosa.com.br

Em 11 de outubro de 2016 11:39, Felipe Eduardo Silva Sampaio <
[hidden email]> escreveu:

> [...]
> 14.04

> comece

Re: Notebook desliga somente com sudo shutdown

Opa, boa noite!

O pacote que supostamente corrige esse problema já está no xenial-updates.
Basta rodar um apt upgrade e reiniciar a máquina. Vamos aos testes!

Atenciosamente,

*Renê Barbosa de Figueirêdo Lima*
Website: http://renebarbosa.com.br

Em 11 de outubro de 2016 11:44, Renê Barbosa <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
>
> *Renê Barbosa de Figueirêdo Lima*
> Website: http://renebarbosa.com.br

Re: Notebook desliga somente com sudo shutdown

Boa noite lista,

Como andam os testes com vocês ao deligar suas máquinas? O problema ainda
continua com vocês?

Atenciosamente,

*Felipe Sampaio*

(98) 98328 · 8461

Em 12 de outubro de 2016 20:39, Renê Barbosa <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> [hidden email]

> por

Re: Notebook desliga somente com sudo shutdown

Aqui, até o momento, tudo tranquilo.

Atenciosamente,

*Renê Barbosa de Figueirêdo Lima*
Website: http://renebarbosa.com.br

Em 14 de outubro de 2016 20:16, Felipe Eduardo Silva Sampaio <
[hidden email]> escreveu:

> [...]
> resolvi

> desativação

> /lib/systemd/network/90-mac-
> #765175,

> swap.

> 1464917

> nessa
> funcionamento.

> <

> botão

> possa

> Ubuntu

> http://www.ubuntu-br.org/

> comece

Re: Notebook desliga somente com sudo shutdown

Ressuscitando o tópico, após a atualização do systemd (e-mails acima)
percebi que após algum tempo (horas) de uso, o meu notebook voltou a não
desligar o sistema e ficar congelado no Plymouth..

Após alguma dor de cabeça, descobri que a solução era o parâmetro de
inicialização NOEFI, deixando o arquivo /etc/default/grub dessa forma:

GRUB_DEFAULT=0
> #GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
> GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
> GRUB_TIMEOUT=0
> GRUB_DISTRIBUTOR=`lsb_release -i -s 2> /dev/null || echo Debian`
> GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash noefi"
> GRUB_CMDLINE_LINUX=""

Depois, rodar o comando update-grub. Até o momento, aqui tá desligando
normalmente com esse parâmetro.

Atenciosamente,

*Renê Barbosa de Figueirêdo Lima*
Website: http://renebarbosa.com.br