O.T. - Ainda existe a nossa lista?

wagner narvaes
Bom dia a todos

Sou um usuario basico, mas curioso e adoro o Ubuntu, não sou técnico, nem
tenho estudos mais aprofundados no linux, porem tenho me saido bem, e
conseguido resolver as dificultades que tive pesquisando aqui na lista.
Mas,  e sempre tem um mas........   sinto que muitas vezes outros usuarios
como eu, que postaram perguntas simples para os expertes, foram
ridicularizados, foram tratados mal, foram menosprezados, algumas vezes
foram ate recomendados a voltarem ao Ruindows.  Apesar de eu ter errado em
não entrar na conversa, só ficar acompanhando, achei uma tremenda
desconsideração, isso acho que não se faz, que as duvidas devem ser
esclarecidas o melhor possivel, independente de quantas vezes elas surgirem.

Continuo acompanhando a lista, Continuo utilizando e sendo fã do Ubuntu,
mas fiquei com receio de recorrer a lista em caso de duvidas.

--
            ABRAÇOS. . . . ! !

            Wagner

Re: O.T. - Ainda existe a nossa lista?

J.F.Salles Yandex
Wagner e demais ubunteros,

Infelizmente existe sim este tipo de atitude, mas isso é em qualquer
lista, fórum ou grupo de discussão.
Muitas vezes até a forma de colocação da questão pode originar uma
resposta sarcástica, porque muitas vezes, devido às próprias
atribulações pessoais e profissionais dos membros, não tem como
distinguir um usuário novato de um mais antigo.
De qualquer forma, os usuários deveriam todos ler as regras e condições
da lista antes de postar, pois isso evitaria esse tipo de atitude, por
exemplo:

* Buscar no histórico da lista ou mesmo em outros buscadores se já
existe uma solução imediata para o problema encontrado (isto reduz a
repetição de posts e facilita a obtenção de respostas mais rápidas);
* Definir bem o motivo da postagem e citar de forma clara o problema,
informando todos os dados (versão do Ubuntu, tipo de máquina, etc) que
possam facilitar a perfeita compreensão dos demais;
* Criar um tópico diferente para cada dúvida e evitar de "atropelar"
tópicos de terceiros;
* Evitar comentários desnecessários ou brincadeiras em um tópico cujo
problema está em andamento de solução;
* Procurar usar um português correto e termos de fácil compreensão para
os demais, evitando ironias ou perguntas sarcásticas que venham a
desvirtuar o andamento da ajuda;
* Respeitar sempre seus colegas de lista, se possível até em situações
conflitantes. Casos extremos devem ser notificados à moderação e não
resolvidos "no tapa", vamos dizer assim.

Não se acanhe em questionar na lista, ela existe para isso e sòmente a
integração dos membros contribuirá para que ela seja útil para todos e
perdure em sua qualidade.

Abraços a todos,

Nethell.

--
J.F.Salles (NetHell) - GoHC Linux User 496632 Ubuntu User 24389
Ubuntu BR-RJ-MG Teams - Translation and Documentation Support

Re: O.T. - Ainda existe a nossa lista?

Anderson Moreira de Souza
Vagner, boa tarde.

Sinto a mesma coisa... eu participo (ou ao menos participava) desta lista a
muito anos.
Infelizmente esta lista que deveria ser um recurso para ajudar novos
usuarios foi dominada por um pequeno grupo de usuarios que se acham
superiores aos outros, e que veem os novos usuarios com maus olhos...
consideram perguntas basicas como ofensas... maltratam usuarios...( logo
logo alguem vem reclamar porque estamos conversando sobre isso).

Mas ísso é meio que normal... é uma herança de outros tempos, onde usuários
do Linux tinham esta atitude... voce só entrava na "roda" deles se voce
tivesse um minimo de conhecimento, e isto incluia conhecer sobre shell,
comandos, e bla bla bla...

Só que a filosofia do Ubuntu é justamente o contrário... é disponibilizar o
pinguim para usuarios normais, que não querem ou não podem perder tempo com
longos comandos na shell ou ter que ficar compilando pacotes e mais um
monte de procedimentos...

Eu particularmente só observo a lista a um bom tempo.... e vejo a cada dia
que passa o numero de duvidas aqui cair, e cair, e cair... ja houve tempos
aqui que esta lista era muito movimentada...

Infelismente nem todas as pessoas estão prontas para ajudar e para conviver
em comunidade, porque para isto é necessário conviver com opniões
diferentes das nossas e, principalmente, respeitar a opnião dos outros.

Enquanto isso, vamos ficando aqui, só observando. Quem sabe um dia seja
possivel voltar a ajudar novamente.

Regards,
Anderson

Em 15 de agosto de 2014 10:37, J.F.Salles <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> J.F.Salles (NetHell) - GoHC Linux User 496632 Ubuntu User 24389
> Ubuntu BR-RJ-MG Teams - Translation and Documentation Support

CeLiO
+1

On 15/08/2014 13:23, Anderson Moreira de Souza wrote:

> [...]
> diferentes das nossas e, principalmente, respeitar a opnião dos outros.
>
> Enquanto isso, vamos ficando aqui, só observando. Quem sabe um dia seja

Ubuntu User = 32500

Re: O.T. - Ainda existe a nossa lista?

Andre Cavalcante-4
Olá pessoAll,

:

> [...]
> consideram perguntas basicas como ofensas... maltratam usuarios...( logo
> logo alguem vem reclamar porque estamos conversando sobre isso).

Olha só, acompanho a lista há, pelo menos, uns 6 anos. Sempre houve gente
que não sabe se comportar bem, mas a tua generalização não condiz com a
realidade. Não saberia dizer o percentual de forma acurada, mas, com
certeza, mais de 50% das questões aqui formuladas são básicas, de usuários
"novos". E a grande maioria delas são respondidas e respondidas várias
vezes de forma natural, sem mal tratos e nada dessas coisas.

Se já aconteceu de algum usuário te responder mais duramente, desculpe o
coitado. Ele é mais digno de pena, por não saber se portar, do que outra
coisa.

> [...]
> do Linux tinham esta atitude... voce só entrava na "roda" deles se voce
> tivesse um minimo de conhecimento, e isto incluia conhecer sobre shell,

Cara, eu sou programador Java e do Linux-RT. Já mexi com o kernel e tudo
mais. Vou te dizer uma coisa, tens uns 3 anos que não sei o que terminal!
Mesmo pra programação, quase tudo se resolve em IDEs gráficas. Comando do
terminal são necessários e sempre serão. Um bom usuário Windows e, com
certeza, a maioria dos profissionais também mexe no terminal do Windows.
Esse "medo" do terminal passa a medida que você perceber que um comando em
que você faz copy e paste da Webe para o terminal é muitas vezes mais
rápido e eficiente do que vários cliques do mouse/rato.

Outra coisa é essa "nóia" de círculo fechado etc. Se vocês acham que aqui é
duro, precisa ver a lista do kernel! Aqui o pessoal trata bem! Vai por mim,
há nível. Eu participo de várias outras listas e aqui o ambiente é bom! E
sobre o conhecimento - ora, é natural que quem sabe se dá melhor com que
também já sabe. Quem não sabe realmente tem que correr atrás. E esse é um
dos principais motivos de haver muitos problemas na plataforma Windows -
não é a plataforma em si (que já tem alguns problemas estruturais, de
concepção) - mas porque uma boa parte dos "profissionais" não tem a mínima
ideia do que faz - não é mais que um usuário avançado, ou nem isso. No
mundo Linux isso é mais patente, porque a comunidade é menor, e os
profissionais tendem a ser mais bem formados.

> [...]
> longos comandos na shell ou ter que ficar compilando pacotes e mais um

Sinceramente, essa filosofia andou meio que se perdendo com as últimas
versões do Ubuntu. Tá mais para "facilitar" ao usuário, mas "tê-lo"
completamente na mão. O sistema é "gratuito", mas o pagamento é "você"!

Sobre compilar pacotes - olha há uns 3 ou 4 anos não compilo nada na minha
máquina a não ser os programas que eu mesmo crio. Mas, os de uso do
sistema... Tua percepção realmente não condiz com a realidade já a um
bocado de tempo Agora, se você quiser, ainda assim, ficar testando
programas que ainda não entraram nos repositórios oficiais, fique a vontade
- liberdade é isso! O único preço dela é saber o que quer e como alcançar,
e sofrer as consequências das ações. Compilar pacotes entra neste quesito.

> Eu particularmente só observo a lista a um bom tempo.... e vejo a cada dia
> que passa o numero de duvidas aqui cair, e cair, e cair... ja houve tempos
> aqui que esta lista era muito movimentada...

Há várias coisas que devem ser levadas em conta nessa percepção (em uma
ordem qualquer):

   - O sistema melhorou, de forma que tudo "funciona" out-of-the-box.
   - Há mais grupos locais e mais canais para o usuário "tirar" dúvidas, o
   que diminuiu o número de gente por aqui.
   - Em geral, um grande número de usuários linux, hoje em dia, estão
   debaixo de um CPD que toma conta (porque faz parte de uma empresa), aí tem
   um cara lá que tira dúvidas, não é preciso vir pra lista.
   - Há canais de suporte pago.
   - Cara, já há tanto material na Web sobre Linux e Ubuntu que uma
   pesquisa no Google geralmente resolve.
   - O número de usuários do Linux aumentou! Mas o número de usuários do
   Ubuntu se estabilizou. Isso porque o mundo tá migrando para ser mobile,
   então, não tá fazendo muito sentido um investimento tão massivo como era a
   uns anos atrás nessa tecnologia.
   - O número de usuários Linux aumentou! Mas boa parte deles nem sabe que
   tá usando Linux.
   - We are the best!
   Os usuários do Linux sempre foram "os caras" - sempre foram melhores.
   Logo, menos gente pra vir buscar dúvidas aqui - mesmo os chamados
   "novatos".
   - etc. (ponha aqui o que acha!)

Abraços

--
André Cavalcante
Manaus, AM.

Re: O.T. - Ainda existe a nossa lista?

Yet_estelar
Eu ainda participo nesta lista , e por enquanto apenas acompanhando , dúvidas , só quando quero saber mesmo !
Estou no linux a 9 anos , mas confesso a vocês , tive  uma parte do tempo em windows xp e windows 7 . Pois na epoca, desconfiava da eficiência do software livre , tive momentos de invasões pelo windows , que me deixavam doido , quando precisava do pc , graçAS à Deus , isso é passado agora .
Mas agora , confirmado :
O linux é mesmo o meu porto seguro para os meus trabalhos artisticos , e contrariei até alguns que ridicularizava o nosso GIMP , como editor de Photoshop ,fazendo edições artisticas bem talentosas, tenho interesse em produzir animações , algum dia , mas não tive tempo para estudar todos os programas existentes , mas eu chegarei lá , com tudo o que eu consegui com o linux ,me deixou feliz e estou satisfeito .
Continuarei sempre no software livre , e farei de tudo para aprender mais sobre ele .
Muito Obrigado !

Em Segunda-feira, 18 de Agosto de 2014 11:48, Andre Cavalcante <[hidden email]> escreveu:

Olá pessoAll,

:

> [...]

   Os usuários do Linux sempre foram "os caras" - sempre foram melhores.
   Logo, menos gente pra vir buscar dúvidas aqui - mesmo os chamados

Dausacker-2
Eu uso e incentivo pessoas a usarem Software Livre.

--
Atendendo a Lei Estadual do RS nº 14.009/2012, adotei o uso de padrões abertos ODF (um padrão aberto, gratuito e homologado pela ISO e ABNT) para documentos de textos (ODT), planilhas
(ODS) e Apresentações (ODP). Se estás com dificuldade para abrir algum arquivo neste formato, basta baixar e instalar o LibreOffice gratuitamente aqui:

 °v°  Não use drogas:
/(_)\ Use GNU/Linux!
 ^ ^  Usuário GNU/Linux #449537