Permissões

PAULO FERNANDES-3
Prezados,

tenho um HD de 500gb com Windows-7 e Mint-17 instalados. Acrescentei há
poucos dias um HD de 120gb para gravar meus projetos de programação, que
são simples, nada sofisticados, nem profissionais. Criei, nesse HD, uma
pasta Projetos e dentro dela uma pasta para cada projeto. O bom dessa
configuração é que, se eu estiver no ambiante do Windows, eu consigo
acessá-las carregar um projeto qualquer, compilar e rodar, já que os dados
também estão nessas pastas, juntamente com os projetos. Se eu estiver no
Mint, também tenho acesso para fazer as mesmas coisas, MAS, ao tentar rodar
qualquer programa dessas pastas de projeto, após compilação, sou informado
que não tenho permissão para fazê-lo, arrrgh!

Já tentei executar o chmod dando permissão 777 para a Pasta Projetos, para
suas subpastas e para os arquivos individualmente, mas a restrição
continua: não posso rodar.

Como não sou manso com as questões relacionadas a permissões, solicito
ajuda para buscar uma solução, de tal forma que eu possa editar, compilar e
rodar os programas desse HD separado, estando com o Mint carregado, sem
ficar travado por falta de permissão.

Grato desde já.

Paulo Fernandes

Re: Permissões

rodman
Bom dia!

Compilar usando qual compilador e que sistema de arquivos usa nesse disco
de 120,  tinha projetos em pascal que eu usava inclusive cross compile e
iam de boa tanto os exe quanto os bin. Tá faltando a informação mais
importante,  sobre seu sistema de compilacao,  tanto Windows,  quanto
Linux.
On Feb 5, 2016 3:15 AM, "Paulo Fernandes" <[hidden email]> wrote:

> [...]
> rodar os programas desse HD separado, estando com o Mint carregado, sem

Re: Permissões

PAULO FERNANDES-3
Tens razão, Rodrigo: faltou fornecer mais detalhes...

Esse HD de 120gb está formatado em NTFS, um padrão que os dois Sistemas
leem, tanto Windows quanto o Mint.

A IDE é a do Code::Blocks 13.12, software open souce, cross-plataform e o
compilador é o GNU GCC Compiler para ambos Sistemas. Acho que essa parte é
tranquila.

Acho que vale à pena citar: com a pasta Projetos estando em meu diretório
*home* tudo roda suave e harmoniosamente. O problema é quando leio e
compilo a partir desse novo HD de 120gb, com o Mint carregado, aí não roda
:-(((

Alguma ideia?

Grato
Paulo Fernandes

Em 5 de fevereiro de 2016 08:05, Rodrigo Maia <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> iam de boa tanto os exe quanto os bin. Tá faltando a informação mais
> importante,  sobre seu sistema de compilacao,  tanto Windows,  quanto

Re: Permissões

rodman
Deixe-me vê se entendi apartir do windows nessa partição rola tranquilo
pois a mesma é NTFS nativa, windows a pergunta é no Mint quando gera o
binario apartir do codigo fonte esse codigo fonte esta na NTFS, se sim o
GCC gera o binario normalmente. Seu problema é só quando chama o binario
atrás de ./BINARIO ou sh BINARIO, ai ocorre o erro de execução, se for isso
realmente é a forma como o mint no caso Linux trata essa partição para
executavéis, eu tentaria uma partição FAT32, pega um pendrive e coloca ele
FAT32 e copia o fonte nele e gera o binario apartir dele e tente executa-lo.

http://superuser.com/questions/559787/how-to-run-gcc-compiled-output-on-ntfs-drive

Esse link pode ajudar, na string de montagem dele no fstab a linha
correspondente ao NTFS na parte de opçoes de montagem coloque exec :D.
Este e-mail foi enviado por um computador sem vírus e protegido pelo Avast.
<#DDB4FAA8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2>

Em 5 de fevereiro de 2016 11:45, Paulo Fernandes <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> *home* tudo roda suave e harmoniosamente. O problema é quando leio e
> compilo a partir desse novo HD de 120gb, com o Mint carregado, aí não roda

Re: Permissões

PAULO FERNANDES-3
Prezado Rodrigo,

a situação é exatamente essa que tu descreveste! Grato pelas dicas.
Antes de formatar em FAT32, pretendo examinar com calma o link que tu
postaste. Ali existe o mesmo problema que estou enfrentando e são
apresentadas soluções que podem resolver... Mais tarde posto os resultados.

Paulo Fernandes

Em 5 de fevereiro de 2016 13:41, Rodrigo Maia <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> Este e-mail foi enviado por um computador sem vírus e protegido pelo Avast.

Re: Permissões

PAULO FERNANDES-3
Prezados,

acho que peguei o touro pelos chifres! A unidade (de disco, 120gb) NÃO pode
ser montada pelo Nemo (eu tenho instalado o Mint-17 Cinamon, 64 bits) para
ser utilizada para essa finalidade de escrever, compilar e rodar programas.
Quando dou um clique simples sobre essa unidade, que aparece no gerenciador
de arquivos Nemo, ele monta a unidade, mostra os arquivos, permite que eu
faça backup, copie, apague, renomeie, etc.

MAS, se for utilizar a unidade pra fins de programação, primeiro tenho que
desmontá-la, dentro da interface gráfica do Nemo (botão direito sobre a
unidade > desmontar) e depois abrir um Terminal, montando e atribuindo
permissões. Assim:

paulof@pf /home $ sudo mount /dev/sda1 /mnt/
paulof@pf /home $ sudo chmod 777 /mnt/

Depois, no Nemo, eu localizo a pasta em Sistema de Arquivos > mnt. Crio um
link com Favoritos > + Adicionar Marcador, que fica visível na coluna
esquerda do Nemo juntamente com outros links. Com um clique nesse favorito,
os arquivos aparecem no lado direito. Duplo clique em um arquivo .cpp e o
Code::Blocks entra em ação e carrega o fonte. F9 e o fonte é compilado,
lincado e passa a rodar em um Terminal que é automaticamente aberto! Viva!!
Funciona!!!

Fica a dica. Se descobrirem outras maneiras, estamos aqui ouvindo...

Grato pelas contribuições!

Paulo Fernandes

Em 5 de fevereiro de 2016 15:16, Paulo Fernandes <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> postaste. Ali existe o mesmo problema que estou enfrentando e são
> apresentadas soluções que podem resolver... Mais tarde posto os resultados.

Re: Permissões

rodman
Automatiza isso no /etc/fstab
On Feb 5, 2016 10:55 PM, "Paulo Fernandes" <[hidden email]> wrote:

> [...]
> Funciona!!!
>
> Fica a dica. Se descobrirem outras maneiras, estamos aqui ouvindo...

Re: Permissões

PAULO FERNANDES-3
Rodrigo,

os dois comandos? O de montagem da unidade de disco e o de atribuição de
premissões?

Valeu!
Paulo

Em 8 de fevereiro de 2016 04:02, Rodrigo Maia <[hidden email]>
escreveu:

> Automatiza isso no /etc/fstab

> [...]

 São os comandos normais que você, já esta usando somente precisa
coloca-los no fstab, no man do GNU/Linux online tem procure por automount
NTFS on click ou cria um script que use o gksu para chamar a excução desse
seu script via interface gráfica!!!

Att.
Rodrigo Maia

Em 8 de fevereiro de 2016 23:28, Paulo Fernandes <[hidden email]>
escreveu:

> Rodrigo,
>
> os dois comandos? O de montagem da unidade de disco e o de atribuição de
> [...]

Valeu, Rodrigo!
Vou pesquisar mais. buscando automatizar, o que é um conforto, sim.

Abraço
Paulo Fernandes