Planos para o Ubuntu Edgy

12

Planos para o Ubuntu Edgy

Og Maciel
Bom dia meus amigos,

Ainda ontem com a ajuda do Rafael Sfair, criei uma pagina no nosso
wiki, detalhando os planos para o processo de traducao e documentacao
da proxima versao do Ubuntu, codinome Edgy.

A pagina (que se encontra aqui:
http://wiki.ubuntubrasil.org/UbuntuEdgyTradutoresAgenda) contem um
esboco inicial das ideias visando como melhor informar os usuarios
iniciantes.  E como tinha prometido antes, TODO mundo pode participar.
 Gostaria de criar muitas equipes com "deveres" especificos, e para
isso precisamos de pessoas responsaveis e que saibam delegar tarefas
para as pessoas que tenham a melhor chance de completa-las.  E'
preciso tambem saber distinguir o potencial de novos usuarios,
providenciando oportunidades para que eles crescam na comunidade.

Baseado no nosso grande matematico Rafael Sfair, com um grupo de 40
tradutores, cada um traduzindo um minimo de 17 strings por dia, o
Ubuntu Edgy estaria completamente traduzido ate' o deadline em
outubro!

Existem muitas tarefas e todos terao a mesma oportunidade de
contribuir.  Dentre os novos voluntarios e contribuidores, gostaria de
ver Lucas Arruda e Andre Noel, dentre outros, tomarem a lideranca de
novas equipes.  Claro que nao preciso nem falar que tenho GRANDES
expectativas de TODOS membros oficiais!!!

Qualquer duvida sobre qualquer item descrito na pagina, por favor
responda a este email.  Como estou no trabalho e sem acesso ao IRC,
voces podem contactar membros como o LinuxBA, KurtKraut, Ubuntuser,
etc diretamente nos canais de IRC brasileiros.

Abracos,
--
Og B. Maciel

GPG Keys: D5CFC202

http://www.ogmaciel.com (en_US)
http://blog.ogmaciel.com (pt_BR)

Re: Planos para o Ubuntu Edgy

Jose Vitor Lopes e Silva-2
Olá Og..

Gostaria de ajudar em qualquer coisa que não envolva programação e tradução
avançada.

Aguardo seu contato..

Grande abraço!

José Vitor Lopes e Silva
Florianópolis/SC
http://ubuntufloripa.uocentral.com.br

Re: Planos para o Ubuntu Edgy

Kurt Kraut
Aloha,

Eu acho melhor que outras pessoas que tenham interesse como voce
josevitor manifestassem esse interesse para que os que tomassem frente
de pilotar e cruzar informacoes fossem alocando os voluntarios nas
tarefas e acompanhando seu desenvolvimento.

Queria enfatizar que o primeiro passo de cada um deve ser manifestar
seu interesse pois baseado no numero de interessados e no perfil deles
e que poderemos dividir equalitariamente tarefas e identificar
problemas (ex: falta gente com perfil para traduzir um certo tipo de
material).

Quanto mais trocarmos ideias mais colaborativo sera o trabalho.
Portanto, tratem de por a cachola para funcionar e achar solucoes para
nossos problemas cotidianos de traducao e organizaçao.

Abraços,

KurtKraut ([hidden email])

On 6/23/06, José Vitor Lopes e Silva <[hidden email]> wrote:

> Olá Og..
>
> Gostaria de ajudar em qualquer coisa que não envolva programação e tradução
> [...]

Daniel Balieiro-2
Ola,

        Tambem quero muito participar, só que nao teria como ser em tradução.
        Sou programador em Java e Cpp.

        []'s

        Daniel

Em Fri, 23 Jun 2006 16:35:08 -0300, José Vitor Lopes e Silva
<[hidden email]> escreveu:

> Olá Og..
>
> Gostaria de ajudar em qualquer coisa que não envolva programação e
> [...]

Amigos,

Primeiramente, muito obrigado por responderem o meu "chamado".  Creio
que para fazer melhor uso dos talentos de cada um, seria melhor que
voces indicassem, ou melhor ainda, tomassem adianteira, e me falasse o
que desejam fazer para contribuir.  Neste exato momento, creio que "o
ceu e' o limite" e todas sugestoes serao bem vindas... todas!
Portanto, inves de eu falar o que cada um pode fazer, seria legal
voces me dizerem o que querem/podem fazer.  Precisamos de pessoas para
"garimpar" tutoriais dos forums e transforma-los em tutoriais no
wiki...  Precisamos remodelar a pagina principal do Ubuntu Brasil...
Uma pagina que contenha tudo que for importante para um novato se
sentir logo em casa: tutoriais, documentos, chat, irc, tudo!

Infelizmente, me chamaram para uma reuniao, mas vou deixar assim,
pendendo, para que nao influencie suas ideias e assim deixar a
criatividade de cada um aparecer!

Abracos,

--
Og B. Maciel

GPG Keys: D5CFC202

http://www.ogmaciel.com (en_US)
http://blog.ogmaciel.com (pt_BR)

Re: Planos para o Ubuntu Edgy

Licio Fernando
Eu estou aqui!

--
  ,= ,-_-. =. Licio Fernando licio@{ubuntu.com, member.fsf.org}
((_/)o o(\_)) Jabber: [hidden email]  |  I Seek You (Icq): 271062447

Re: Planos para o Ubuntu Edgy

Matheus Pacheco de Andrade
Tenho uma carga de trabalho pesada pra cacete durante a semana. Quando dá
tempo sempre paro e traduzo uns pacotinhos.
Não consigo manter médias constantes. Mas a cada parada vai dar pra traduzir
umas 150, 200 strings.

On 6/23/06, Og Maciel <[hidden email]> wrote:

> [...]
>
> Infelizmente, me chamaram para uma reuniao, mas vou deixar assim,
> pendendo, para que nao influencie suas ideias e assim deixar a

Re: Planos para o Ubuntu Edgy

Jose Vitor Lopes e Silva-2
Então proponho uma resposta padrão neste e-mail ou um cadastro no site wiki.
Quem sabe vocês fazem uma lista geral e depois vão definindo líderes e
membros...

Como sou metido (desculpe se estraguei a página), criei um link wiki na
página da agenda e me inscrevi como participante dos "garimpeiros de fórums"
e acrescentei a função de "cobaia de testes"!!

Att

---
> [...]

On 6/23/06, José Vitor Lopes e Silva <[hidden email]> wrote:
> Quem sabe vocês fazem uma lista geral e depois vão definindo líderes e

Perfeito!  Ja' ajuda a saber quem quer fazer o que...  ;)  Alias,
proponho que todos sigam a este padrao... ou, se tiverem alguma
melhoria, informar aqui.

> Como sou metido (desculpe se estraguei a página), criei um link wiki na
> página da agenda e me inscrevi como participante dos "garimpeiros de fórums"
> e acrescentei a função de "cobaia de testes"!!

Mas e' de gente "metida" que estamos precisando.  Igual aquela frase
do JFK: "Nao pergunte o que o pais pode fazer por voce, e sim o que
voce pode fazer por seu pais!"  Ja' esta' no caminho certo!

Abracos,
--
Og B. Maciel

GPG Keys: D5CFC202

http://www.ogmaciel.com (en_US)
http://blog.ogmaciel.com (pt_BR)

Re: Planos para o Ubuntu Edgy

William Merlotto
Olá!

Pode contar comigo!
Tradução, revisão, manuais....

2006/6/23, Og Maciel <[hidden email]>:

> [...]
> do JFK: "Nao pergunte o que o pais pode fazer por voce, e sim o que
> voce pode fazer por seu pais!"  Ja' esta' no caminho certo!

Re: Planos para o Ubuntu Edgy

Bugzilla from edneymatias@gmail.com
Opa...
Também podem contar comigo...traduções, revisões, manuais, wiki....
...já me adicionei a equipe de pesquisa de foruns.
Abraços!

2006/6/23, William Merlotto <[hidden email]>:

> Olá!
>
> Pode contar comigo!
> Tradução, revisão, manuais....

Edney Matias da Silva
<[hidden email]>

Prognus Software Livre
http://www.prognus.com.br

Re: Planos para o Ubuntu Edgy

Renato-6
Tradução, manuais. Conheço LaTeX, pouco de html e css. Programação só
fortran e radio-relógio ;-)

Renato

--
Conheça, contribua, divulgue:

http://www.tex-br.org

Re: Planos para o Ubuntu Edgy

Lucas Crivellari
José Vitor Lopes e Silva escreveu:

> Olá Og..
>
> Gostaria de ajudar em qualquer coisa que não envolva programação e
> [...]

Olá a todos...
Também estou ai pra ajudar.

segue o wiki que o José Vitor criou:
http://wiki.ubuntubrasil.org/UbuntuEdgyTradutoresAgenda/manutencao/garimpeiro

Re: Planos para o Ubuntu Edgy

Carlos Eduardo Pedroza Santiviago-2
Estarei lá... :-)

On 6/24/06, Birula <[hidden email]> wrote:

> Olá a todos...
> [...]

Durante essa madrugada houve uma invasão em um dos servidores da
Freenode e uma série de netsplits para averiguiação e tentativa de
contornar o problema. O problema foi grave e ainda a Freenode não sabe
precisamente como ocorreu e que medidas tomar.

Caso nas proximidades da reunião a Freenode ainda continue instável,
sugiro que ela seja transferida em mesmo horário para a OFTC.

Portanto, fiquem atentos aqui a mailing para mais avisos e anúncios.

Abraços,

Kurt Kraut ([hidden email])

On 6/25/06, Carlos Eduardo Pedroza Santiviago <[hidden email]> wrote:

> Estarei lá... :-)

Re: Planos para o Ubuntu Edgy

Lucas Arruda (llbra)

> Durante essa madrugada houve uma invasão em um dos servidores da
> Freenode...

Eu vi, todo mundo caiu.

Vamos ver como esta de manha, e vemos se precisa ou n mudar a reuniao.

No mais, boa noite.

--
[]'s

Lucas Arruda
lucasarruda.com

Re: Planos para o Ubuntu Edgy

Nick Carolino
Ja traduzi bastente coisa no dapper. Vou entrar nessa tbm!

2006/6/25, Lucas Arruda (llbra) <[hidden email]>:

> Eu vi, todo mundo caiu.
>
> Vamos ver como esta de manha, e vemos se precisa ou n mudar a reuniao.
>
> No mais, boa noite.
>

> --
> []'s
>
> Lucas Arruda
> lucasarruda.com

Re: Planos para o Ubuntu Edgy

Marcus VBP-2
Eu tenho uma sugestão para o Ubuntu Edgy. Era algo q eu senti falta na
pele, mas eu não sei se dizer na lista é o local mais correto

Vez ou outra você sobre um travamento ou por outro motivo qualquer seu
computador precisa reiniciar "no manual", ou seja, resetar no botão
mesmo.

Sabemos que isso não é saudável em nenhum sistema. pode causar problemas
com os dados.

No SO da MS, quando isso ocorre, o sistema inicia automaticamente o
scandisk no próximo boot.

No linux isso não ocorre. você precisa de um live cd de alguma distro
pra rodar o fsck, e ainda tem tem q ser o fsck de acordo com o tipo de
partição que você está usando.

Algumas pessoas podem questionar a necessidade disso, mas isso é muito
importante. na primeira vez que tive problema com dados defeituosos, meu
sistema não iniciou corretamente, e eu fui parar no terminal, sem
interface gráfica. Muitas coisas não estavam acessíveis. Dizia que eu
não tinha permissão, mesmo sendo root.

Como eu sou muito curioso descobri que o problema foi causado pela queda
de energia, e que no caso eu ia precisar de um cd live de alguma distro
(como o Kurumin) e executar no terminal fsck.reiserfs /dev/hda6, e
depois executar novamente, aplicando o comando sugerido pelo programa.

OK pra mim, sem problemas. Mas imagina aquele usuário mais ignorante?
ele vai meter o cd de instalação e instalar tudo de novo!

Bom, minha sugestão é essa. É implementar alguma forma do ubuntu
detectar um desligamento incorreto e executar o fsck já de acordo com o
tipo de partição usada (ext3, ext2, reiserfs, etc).
--
[]'s
Marcus VBP

Re: Planos para o Ubuntu Edgy

Kurt Kraut
Aloha,

Pelo menos o Ubuntu com ext3, após 30 desligamentos
incorretos/incompletos, antes de iniciar o sistema, durante o boot, o
Ubuntu roda o fsck. Não acha que isso já seja suficiente ?

Talvez a perda de dados que você experimentou seja uma peculiaridade
do File System e configurações dele que você estava usando.

Abraços,

Kurt Kraut ([hidden email])

On 6/25/06, Marcus Vinicius de Barros Pontes <[hidden email]> wrote:

> [...]
> detectar um desligamento incorreto e executar o fsck já de acordo com o
> tipo de partição usada (ext3, ext2, reiserfs, etc).

Re: Planos para o Ubuntu Edgy

Thadeu Penna
On Sun, 25 Jun 2006, KurtKraut wrote:
> Pelo menos o Ubuntu com ext3, após 30 desligamentos
> incorretos/incompletos, antes de iniciar o sistema, durante o boot, o
> Ubuntu roda o fsck. Não acha que isso já seja suficiente ?

e é configurável...

> Talvez a perda de dados que você experimentou seja uma peculiaridade
> do File System e configurações dele que você estava usando.
>
> Kurt Kraut ([hidden email])

Só existe uma forma: incluir outra cópia do sistema em uma
partiço diferente. O reiserfs éum sistema de arquivos jornalado, ou
seja, nÃo£ deveria ser necessário rodar o fsck a cada desligamento
anormal. A primeira vez que instalei o reiserfs eu brincava de desligar o
computador na tomada e mostrava ao pessoal do Windows que nãoera
necessáio rodar o fsck a cada desligamento ;)

O que aconteceu com você foi uma conjunçãastral totalmente
desfavorável:o erro deve ter ocorrido na hora em que o sistema estava
atualizando o arquivo de journaling :(

Claro que a gente nem sempre pode contar com o azar (vide o Robinho), mas
a maneira mais fácil é incluir esta ferramenta e sua descrição no
manual de instalação ou mesmo no live-cd.

[]s
--
Thadeu Penna
Prof.Adjunto - Instituto de Física