Pluma ou outro editor de texto plano

Luciano de Souza-2
Caros,

Estou a utilizar o Triskel 7.0, variante construída sobre o Ubuntu 14.10.

O Orca, o leitor de telas que utilizo, comporta-se magnificamente bem
em sua interface, então, acabei por apreciar esta distribuição.

Ocorre, contudo, que o leitor de telas apresentou alguma
incompatibilidade com o Gedit. Em outras distribuições, esta
incompatibilidade não existia.

De fato, não sei o que é que sucede. De qualquer forma, sabia que não
seria muito difícil encontrar outras alternativas. Experimentei duas:

Testei duas opções Leafpad e Mousepad. Atendem-me, mas não me deixam
plenamente feliz. Gostaria de testar o Pluma, então, tentei:

$ sudo apt-get install pluma

Não foi encontrado. Suponho que, para tanto, teria eu de adicionar os
repositórios do ubuntu Mate, pois é o editor padrão desta
distribuição.

Bom, ao fim, não consegui. Assim, pergunto:
1. Saberiam como posso instalar o Pluma;
2. Conhecem, além de Gedit, Leafpad, Mousepad e Pluma, outros editores
de texto plano que pudesse testar?

--
Luciano de Souza

Re: Pluma ou outro editor de texto plano

Jorge Peixoto de Morais Neto
Aqui no Ubuntu 15.10 o pluma está presente nos repositórios normais.
No Trisquel eu não sei.  Você chegou a pesquisar se o Ubuntu tem os
recursos de disponibilidade que você precisa?  Não é possível que o
Ubuntu tenha negligenciado essa comunidade.

Sobre outro editor de texto, uma possibilidade é o Emacs, o mestre de
todos os editores.  Recentemente eu vi pelo Youtube uma palestra do
GoogleTech sobre o Org Mode (um excelente organizador pessoal para
Emacs) organizada por T. V. Raman.  Este último é cego e fiel usuário
de Org Mode (portanto Emacs).  Ele tem uma página:
http://emacspeak.sourceforge.net/raman/.  Aliás, acabei de saber que o
T. V. Raman é o próprio desenvolvedor do
Emacspeak, uma interface de acessibilidade para cegos.
http://emacspeak.sourceforge.net/

Já aviso que o Emacs exige alguma paciência para ser aprendido.  Ele
tem um tutorial embutido, mas mesmo depois do tutorial o usuário
precisa continuar aprendendo novas funcionalidades e atalhos de
teclado gradualmente.  O Emacs tem um bom sistema de ajuda e
documentação.  Dá para aprender gradualmente conforme a necessidade.

Boa sorte!  E se precisar de ajuda com o Emacs, pode me mandar email.

> [...]
>

> --
> Luciano de Souza

Re: Pluma ou outro editor de texto plano

Não. Felizmente, o Ubuntu não negligenciou.

O motivo pelo qual estou com o Triskel e não com o Ubuntu padrão é
que, com uma frequência muito grande, eu obtinha erros na interface.
Não eram erros que travavam o sistema, mas incomodavam por fazer
saltar janelas impertinentes.

O Unity não é uma boa interface, mas instalando o
gnome-session-flashback, os resultados são muito bons em termos de
acessibilidade. Ocorre que o Triskel fez algumas modificações no
gnome-session-flashback, tornando-a um pouquinho mais confortável para
o leitor de telas.

Não é uma diferença muito grande pelo que, voltar para o Ubuntu, em
especial, se não obtiver os mesmos errinhos, não é algo que se possa
chamar penoso. A bem dizer, a vantagem que obtive pelo maior conforto
da interface e pela ausência dos erros, teve como preço, não utilizar
o Gedit. No Ubuntu padrão, a acessibilidade do Gedit é ótima e, por
isso, não preciso do Pluma. No Triskel, o Gedit vive em forte litígio
com o leitor de telas.

Vou voltar para o Ubuntu padrão. O Triskel 7.0, que utilizo, é baseado
em Ubuntu 14.10. Não é má ideia saltar para o 15.10.

Emacs? Oh! De fato, tenho vontade de utilizá-lo. Já ouvi falar
maravilhas. Segundo sei, não é apenas um editor de textos, mas um
ambiente. Quis utilizar Zen Coding no Linux, um gerador de rápido de
HTML e, então, descobri que o Emacs possui plugin para ele. É apenas
um exemplo.

Não avancei com o Emacs porque atrapalhei-me grandemente com a
instalação do Speakup. Havia uma porção de arquivos de configuração
para editar... Bom, vou tentar novamente, mas obrigado pelo apoio!

Em 10/11/15, Jorge<[hidden email]> escreveu:

> [...]

Luciano de Souza

Re: Pluma ou outro editor de texto plano

Hugo Do Nascimento-2
Caro Luciano, é possível desativar os relatórios de erro do Unity (gerados
pelo serviço apport) seguindo os passos abaixo:

1) Em um terminal, digite o comando abaixo:

   sudo gedit /etc/default/apport

2) Localize a linha com “enabled=1″ e mude-a para “enabled=0″

3) Salve o arquivo e feche o Gedit.

4) Agora reinicie o computador ou rode o seguinte comando para interromper
o serviço apport:

   sudo service apport stop

Abraços
Hugo

Re: Pluma ou outro editor de texto plano

rodman
Recomendo o uso do gvim ou ATOM ambos com suas particularidades o gvim
frontend para o vim nem precisa comentar sobre né. Atom é um editor
muitooooo mais muito bom que não perde em nada para um que o povo usa
bastante no OSx e Nix que não lembro o nome sei que existe a versão
comercial e opensource, já o ATOM é completamente opensource e parece-me
que com mais de 20 anos de desenvolvimento

Abraços espero ter ajudado