Re: Como verificar qual DNS estou usando ?

Re: Como verificar qual DNS estou usando ?

Guto Soares
O serviço NetworkManager da interface gráfica cria um instância virtual do
resolv e usa o 127.0.0.1 com dns padrão nas saídas consultadas para tirar
reconfigurar o resolv.conf, editar o arquivo
$ sudo gedit /etc/NetworkManager/NetworkManager.conf

[main]
plugins=ifupdown,keyfile,ofono
#dns=dnsmasq => comentar esta linha

Reiniciar a máquina

Re: Como verificar qual DNS estou usando ?

Renê Barbosa
Só aproveitando o gancho, não é necessário reiniciar a máquina. Um
systemctl restart NetworkManager (com shell de root) já resolve. :)
Abraços!

*Renê Barbosa de Figueiredo Lima*
renebarbosa.com.br

Em 12 de março de 2018 22:14, Guto Soares <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> #dns=dnsmasq => comentar esta linha
>
> Reiniciar a máquina

Re: Como verificar qual DNS estou usando ?

Nathaniel Simch de Morais
Para o Ubuntu 18.04 não funciona.

> [...]

> reconfigurar o resolv.conf, editar o arquivo
> $ sudo gedit /etc/NetworkManager/NetworkManager.conf

*=============================================================Atenciosamente*

*MSc Nathaniel Simch de Morais*

* Contato:  (61) 98131-5210 Linkedin: **br.linkedin.com/in/nathanielmorais
<http://br.linkedin.com/in/nathanielmorais>*
* Lattes:   *
*http://lattes.cnpq.br/3330528641639551
<http://lattes.cnpq.br/3330528641639551>*

“Um cristão sem Rosário é um soldado sem armas”.
*         São Miguel Febres (Santo Hermano Miguel)*

Re: Como verificar qual DNS estou usando ?

Henrique Fagundes-4
Prezado,

Para verificar o DNS, faça o seguinte comando.

$ sudo nmcli device show eth0 | grep DNS

Obs.: Substitua o "eth0" pela sua interface.

Para saber qual é a sua interface, faça o comando:

$ sudo ip address show

Nas versões mais novas das distros baseadas em Debian (ubuntu) por
exemplo, o comando "ifconfig" não vem por padrão.

Para instalá-lo, faça o comando abaixo:

$ sudo apt-get install -y net-tools

Qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato.

Atenciosamente,

Henrique Fagundes
[hidden email]
Skype: magnata-br-rj
Linux User: 475399

https://www.aprendendolinux.com
https://www.facebook.com/AprendendoLinux
https://youtube.com/AprendendoLinux
https://twitter.com/AprendendoLinux
https://telegram.me/AprendendoLinux
Participe do Grupo Aprendendo Linux
https://groups.google.com/forum/#!forum/portal-aprendendo-linux

Ou envie um e-mail para:
[hidden email]

Em 16/05/2018 11:42, Nathaniel Simch de Morais escreveu:

> Para o Ubuntu 18.04 não funciona.

Re: Como verificar qual DNS estou usando ?

Marcos Alano
Nas versões mais novas de Ubuntu que usa o systemd-resolved ao invés do
dnsmasq como resolver local:
systemd-resolve --status
On Wed, May 16, 2018 at 12:44 PM Henrique Fagundes <
[hidden email]> wrote:

> [...]

> Para instalá-lo, faça o comando abaixo:

> $ sudo apt-get install -y net-tools

> Qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato.

Marcos H. Alano
Linux System Administrator

Re: Como verificar qual DNS estou usando ?

cesar
Senhor, pegando carona nas resposta, agradeço penhoradamente!!!

Alberto Cesar Dias