Renomeando arquivos segundo sucessivas expressões regulares

Renomeando arquivos segundo sucessivas expressões regulares

Luciano de Souza-2
Caros,
Desejo renomear um conjunto de arquivos, segundo padrões dados por
expressões regulares.
Tentei utilizar o SED para realizar as substituições, mas não consegui
passar a sua saída para o mv.
Dado o cenário, o que me aconselhariam? Qual a forma mais fácil de
renomear um lote de arquivos segundo uma expressão regular?

Digamos que eu quisesse, por exemplo, trocar “01. Arquivo.txt” para
“01 – Arquivo.txt”, qual seria a sequência de comandos?
Imagino que seria mais ou menos assim:
searchfor=“$(\d+)\.”;
changeto=“\1 – “

Então, tenho duas variáveis $searchfor e $changeto e sei que o fim se
dará com o comando mv.
Talvez tenha de utilizar sed para aplicar as expressões e, de algum
modo, entregar o resultado para o mv.
De fato, não consegui fechar o raciocínio.

Luciano de Souza

Re: Renomeando arquivos segundo sucessivas expressões regulares

João Adelino da Silva-2
Costumo utilizar o comando 'rename'
http://tips.webdesign10.com/how-to-bulk-rename-files-in-linux-in-the-terminal

João Adelino da Silva