Socorrro! O Ubuntu Não Conecta

Mario Vianna
Alô, pessoal

Preciso de um auxílio. O caso é o seguinte:
Tinhamos aqui em casa uma rede wireless doméstica com acesso à Internet,
na qual todos os micros se conectavam sem problemas. Infelizmente o
roteador wireless pifou. Para não ficar sem acesso à internet enquanto
não comprava um novo roteador wireless, desenterrei um velho Switch com
conexão cabeada, e os respectivos cabos, e conectei o micro com Ubuntu
nele, mas nada dele conectar à Internet: só dava "você não está
conectado" e "servidor não encontrado". Para tirar a dúvida, desenterrei
tambem um notebook com Windows que andava meio esquecido no armário e
pluguei ele no Switch. Surpreza: O notebook se conectou logo à internet
e começou a encontrar todos os sites que eu mandava ele procurar. Já
troquei o cabo de um pelo outro, reiniciei os dois, etc., mas o
resultado é sempre o mesmo; O notebook com o windows se conecta e o
desktop com Ubuntu nada. Aí vem as peguntas:
Que tipo de rede devo criar no Ubuntu para que ele se conecte?
Como devo configurar a rede criada?
O Switch é um D-Link DES-1008D com 8 portas 10/100Mbps, o manual diz que
ele se conecta com o protocolo IEEE 802.3BASE-T Ethernet ou IEEE 802.3u
100BASE-TX Fast Ethernet.
O desktop tem o Ubuntu 14.04 LTS instalado.
Nos tempos do Ubuntu 10.04, quando eu ainda não tinha wireless em casa,
este Switch é quem operava com cabo para todo o lado, e tanto o Ubuntu
quanto o Windows se conectavam nele.
Agradeço sugestões que me ajudem a voltar a me conectar com o meu
querido Ubuntu.

Um abraço
Mário Vianna

Re: Socorrro! O Ubuntu Não Conecta

J.F.Salles Yandex
Mário, boa noite.

Clique no botão da rede no painel superior e veja se existem outros
tipode conexão, acredito que teu Ubuntu está setado ara a conexão wifi.
Se houver outra conexão, verifique se é a cabeada e sete-a.

Caso isso não funcione, crie uma nova conexão cabeada com fio usando o
mesmo menu.

Aqui tem uma boa documentação para você seguir:
https://pt.wikibooks.org/wiki/Manual_do_Ubuntu/Conectando-se

NetHell

--
J.F.Salles (NetHell) - GoHC Linux User 496632 Ubuntu User 24389
Ubuntu BR-RJ-MG Teams - Translation and Documentation Support

Re: Socorrro! O Ubuntu Não Conecta

Paulo de Souza Lima-5
Você não tem de criar nada, a princípio.

Duas questões você tem de ver:

1 - Sua placa de rede ethernet está funcionando?
2 - Se está funcionado, ela está ativa?

Abraço.

Paulo de Souza Lima
http://almalivre.wordpress.com
Curitiba - PR
Linux User #432358
Ubuntu User #28729

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*Onde há Consciência não há necessidade de leis.*

Em 30 de outubro de 2014 21:46, [hidden email] <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> quanto o Windows se conectavam nele.
> Agradeço sugestões que me ajudem a voltar a me conectar com o meu querido

luis_fessel
Boa noite.
Quem fazia a conexão à internet, o roteador ou o modem?
Se for o modem, então, é só criar conexão cabeada (wired) e colocar ip,sub-masc, gateway e dns em automático (DHCP Ativado);

Se era o roteador, você terá que criar uma conexão PPPoE, colocar o nome de usuário e senha de acesso.
Em qualquer caso, se você tiver mais de um usuário, lembre-se de ativar a disponibilidade da conexão para todos, na parte de baixo da configuração da conexão.
O (K)Ubuntu dá preferência para conexão cabeada, depois wireless, depois PPPoE, então, verifique qual ele está tentando ativar, desative as outras e ative a desejada.
Na verdade, você pode ter a conexão PPPoE criada, mesmo que não a utilize, por padrão. Ela fica como emergência.
A cabeada deve sempre existir e, a wireless, somente se tiver placa de rede wireless.

--
J.F.Salles (NetHell) - GoHC Linux User 496632 Ubuntu User 24389
Ubuntu BR-RJ-MG Teams - Translation and Documentation Support

Re: Socorrro! O Ubuntu Não Conecta

Mario Vianna
Prezados Senhores

Inicialmente, muito obrigado a Paulo S. Lima, a J. F. Sales e a Luis A.
Fessel pelas sugestões enviadas, mas volto a pedir auxílio porque o
problema mudou. Vejam:

Como informei em minha primeira mensagem, ressuscitei o switch a cabo
D-Link como emergência porque o wireless Tp-Link que eu tinha aqui
pifou. Na sexta-feira, tive oportunidade de ir ao centro da cidade e
aproveitei e comprei um roteador wireless igualzinho ao que tinhamos
aqui anteriormente e que funcionava muito bem: um Tp-Link TL-WR740N de
150 Mbps. Como o CD de configuração dele só funciona no Windows, liguei
com um cabo o aparelhinho que provê o sinal da NET ( creio que deve ser
um modem ADSL ) à entrada do roteador wireless Tp-Link e liguei com
outro cabo uma das saídas do TP-Link ao desktop de minha esposa: um
micro do tempo do onça com windows xp, enfiei o CD nele e fui
respondendo às questões da maneira que me pareceu mais razoável. No fim
ele disse que havia configurado com sucesso. Crente que estava abafando,
fui para meu desktop que tem o Ubuntu 14.04 LTS instalado e verifiquei
que a rede wireless estava sendo detectada lá. Cliquei nela e o Ubuntu
solicitou a senha e fez cara de quem estava conectado. Realmente, o menu
de conexões mostrava ela separada e com a opção "desconectar" logo
abaixo. Aquele pontinho que parece uma antena irradiando sinal e que
fica na barra superior mostrava intensidade forte do sinal. Mas não há
jeito dele navegar na internet nem encontrar meu provedor de e-mails. Já
fiz de tudo: reinstalei, configurei o Tp-Link novamente, desliguei e
liguei novamente todo mundo: modem, roteador e computador, e nada.
Seguem alguns dados adicionais:

O desktop de minha esposa que está ligado ao Tp-Link por cabo navega
perfeitamente na internet.
O notebook com Windows que tenho aqui mostra que está conectado à rede
wireless mas informa:
     Rede não identificada ( pública ). Já fui na central de rede dele e
mudei para "doméstica" mas ele volta sozinho para pública.
     Acessar: Somente Local.
     Conexão: Conexão de rede sem fio ( nome_da_minha_rede ). Assim
mesmo: o nome da rede entre parêntesis
     Mas não navega. Dá sempre "servidor não encontrado".
Os celulares meu e de minha esposa e e tablet dela detectam o wireless e
navegam sem problemas na internet, sem que nós houvéssemos alterado nada
nas configurações, já que configurei o Tp-Link novo com mesmo nome de
rede e senha do que pifou.
O desktop com Ubuntu e o notebook com windows navegam perfeitamente na
Internet quando conectados por cabo ao Tp-Link, mas não navegam de jeito
nenhum através da rede wireless.
Ah, sim: quando configurei o Tp-Link mandei ele clonar o endereço de MAC
do micro da minha esposa, porque tinha feito o mesmo no Tp-Link que
pifou e que funcionava bem.

O que pode estar errado? Que devo fazer para poder voltar a conectar na
Internet através da rede wireless o micro com Ubuntu, que é o que eu
realmente uso?

Fico grato por sugestões de solução.

Um abraço
Mário Vianna

On 30-10-2014 23:02, Paulo de Souza Lima wrote:

> [...]
> *Onde há Consciência não há necessidade de leis.*

Jose Carlos Duailibi
Você conectou o modem D-link na porta wan do roteador wifi??? Eu geralmente configuro o roteador wifi com DHCP desabilitado, e plugo o cabo do modem em uma porta lan.

Enviado via iPhone
Por: José Carlos Duailibi

Whatsapp e Viber:
67 9658-5364

Skype:
JC Duailibi

> [...]
>
> O que pode estar errado? Que devo fazer para poder voltar a conectar na Internet através da rede wireless o micro com Ubuntu, que é o que eu realmente uso?

Boa noite, José Carlos

O D-LInk saiu do circuito. Ele tinha entrado somente para substituir
provisoriamente o Roteador wireless Tp-Link que havia pifado. O D-Link
foi substituido por outro Tp-Link igual ao que pifou.
O Tp-Link, além de gerar o sinal wireless tem uma porta para entrada
ethernet cabeada e quatro portas de saída também cabeadas. A arquitetura
então ficou assim:
O sinal da internet chega através do modem ADSL da NET. A saída deste
modem está ligada por cabo à entrada do roteador Tp-Link. Como os
computadores não estão navegando pelo sinal wireless do Tp-link, mas
navegam quando conectados a ele por cabo, conectei por cabo as saídas
cabeadas do roteador Tp-Link a cada um dos computadores da casa. Esta
configuração permitiu que eu continuasse usando a Internet, mas eu
gostaria de restaurar a comunicação com o wireless para livrar a casa
dos cabos, pois a patroa já está fazendo cara feia devido à quebra de
estética da residência.

O DHCP está habilitado nos computadores, mas o programa de configuração
do Tp-Link não perguntou nada sobre o DHCP dele. Acredito que ele
habilita por default.

Um abraço
Mário Vianna

On 02-11-2014 17:29, JC Duailibi wrote:

> Você conectou o modem D-link na porta wan do roteador wifi??? Eu geralmente configuro o roteador wifi com DHCP desabilitado, e plugo o cabo do modem em uma porta lan.

> [...]

conect BISA
Aparentemente o problema esteja na rede, mais precisamente na configuração
do dns; para ajudar neste diagnostico execute no terminal:

$ *ping 8.8.8.8 *

Se este comando retornar o tempo de resposta;
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_req=1 ttl=54 time=60 ms (ttl e time valores que
podem variar, ctrl+c para cancelar p comando)
ira indicar que o notebook esta conectado na rede e pingando ate o dns do
google.
Repita o comando e troque o 8.8.8.8 para www.google.com.br , caso a
resposta não seja igual informando ttl e time, vc devera verificar a
configuração do dns.
edite o arquivo:
/etc/resolv.conf
e verifique se ele tem uma linha:
nameserver x.y.z.w , onde x.y.z.w seja o ip do roteador; inclua um segundo
dns, que podera ser :
nameserver 8.8.8.8

depois teste a conexão.

André Monteiro

Em 2 de novembro de 2014 20:46, Mario Vianna <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Tp-Link não perguntou nada sobre o DHCP dele. Acredito que ele habilita por

Prezado André

Antes de alterar algo, executei:
ping 8.8.8.8 e apareceram no terminal seguidamente várias linhas
similares à que você descreveu. Só parou com ctrl c.
ping www.google.com.br e também apareceram no terminal seguidamente
várias linhas similares à que você descreveu. Só parou com ctrl c.
Mas ele continuou a não encontrar os endereços da internet.
Então tentei alterar o /etc/resolv.conf como usuário comum e o Ubuntu
não permitiu.
Abri então o terminal e teclei:
sudo su
gedit /etc/resolv.conf
Então o gedit abriu o arquivo e permitiu a alteração
Acrescentei a linha:
nameserver 8.8.8.8
Salvei
Abri novamente o /etc/resolv.conf e conferi que a nova linha estava lá.
Tentei acessar a internet novamente e nada.
Desconectei da rede e conectei novamente para ver se precisava fazer
isto para reiniciar alguma coisa.
Tentei, e novamente nada de Internet.
Abri novamente o arquivo /etc/resolv.conf com o gedit como usuário comum
e: Surpreza: a linha nameserver 8.8.8.8 tinha sumido.
Também era de se esperar que isto acontecesse, pois no próprio
/etc/resolv.conf tem a advertência:
DO NOT EDIT THIS FILE BY HAND -- YOUR CHANGES WILL BE OVERWRITTEN

e agora?

Para enviar esta mensagem tive de desconectar da rede wireless e
reconectar na rede ethernet automática a cabo, se não a mensagem não sai.

Um abraço
Mário Vianna

On 03-11-2014 06:42, conect BISA wrote:

> [...]
> e verifique se ele tem uma linha:
> nameserver x.y.z.w , onde x.y.z.w seja o ip do roteador; inclua um segundo

Marcos Ferreira
O dhcp está habilitado no tp-link? O cabo ethernet que sai do modem está
conectado na porta wan (azul) do tp-link? Apaga a wifi antiga e detecta a
nova.

Em 3 de novembro de 2014 17:16, Mario Vianna <[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> Para enviar esta mensagem tive de desconectar da rede wireless e
> reconectar na rede ethernet automática a cabo, se não a mensagem não sai.

Ubuntu User # 26856

*O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos
desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o
silêncio dos bons*. (Martin Luther King)

Re: Socorrro! O Ubuntu Não Conecta

rodman
Sim, bom noite!

 Por isso desculpe sem flame não uso Ubunt, kkk, mais ai vai toda vez que
você desconecta e conecta novamente em uma rede ele reescreve o
/etc/resolv.conf usando os dados passados pelo router  da rede, entendeu
assim você pode ter vários perfis de rede com vários DNS diferentes,
existem duas formas de tentar evitar isso uma é como root escrever os DNS
ex:

nameserver 208.67.222.222 #openDNS
nameserver 8.8.8.8 #google

Os mais usados após isso salvar e mudar a permissão do arquivo pra somente
LEITURA, procure no google como alterar permissão para somente leitura se
você não souber, a outra forma é kkk na vdd tem mais duas, a outra forma é
editar seu perfil wifi no teu ubuntu e aonde têm usar DNS dinamico, alterar
para usar DNS estatico com IP DINAMICO dai o IP ele receber do teu router
wifi porém os DNS ele já vai pegar estatico a mesma coisa do resolv.conf só
que assim, provavelmente, se o grande criador do Ubuntu não lembro o nome,
não alterou será uma linha somente dai voce digita desse jeito:
208.67.222.222, 8.8.8.8.8

A outra forma, pelo que vi seria mais técnica, mais ai vai provavelmetne
teu ISP tá com algum problema nos DNS servers dele por isso não tá
navegando, isso estou supondo, velox aqui em SLZ - MA dá direto, então nos
meus clientes quando vou configurar a conexão WAN, faço o mesmo da dica do
perfil wifi do Ubuntu, lá deve ter um quadro pra marcar usar DNS Dinamico
ou Especificar Manualmente dai é só marcar o manual e digitar os DNS que já
te passei lá o bom disso é que ele vai propagar pra qualquer dispositivo
conectado na sua rede desde smartphone até MainFrame kkkkkkkk, isso você
faz entrando pelo browser no IP do teu roteador wifi e pronto!

Se ajudar posta o resultado ^^ Boa sorte!

Em 4 de novembro de 2014 18:58, Marcos Ferreira <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o
> silêncio dos bons*. (Martin Luther King)

Há quando você conecta ao wifi pela máquina windows ou celular navega
normalmente ?

Em 4 de novembro de 2014 19:32, Rodrigo Maia <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> escreveu:
>
> O dhcp está habilitado no tp-link? O cabo ethernet que sai do modem está

Prezados Colegas

Desculpem a demora para responder às mensagens, mas andei viajando e só
ontem tive tempo de tentar ressuscitar a rede wifi novamente.

Consegui que o Ubuntu conectasse na rede wifi após fazer os seguintes
procedimentos na configuração do roteador Tp-Link:
1 - No campo de configuração da WLAN tinha um botãozinho com o título
"Liberar". cliquei nele, ele zerou tudo e o botão virou "Recarregar" (
ou similar ). Cliquei nele novamente e os endereços respectivos foram
restaurados ( não sei se com os mesmos valores anteriores ou outros ).
2 - Ele tem uma tal função QSS que ele habilita por default. Quando a
função está habilitada tem-se que apertar um botão atrás do roteador e,
em um tempo curto determinado, apertar o botão equivalente no adaptador
wireless todas as vezes que se desejar inserir um novo computador na
rede. Como os adaptadores que tenho aqui não têm o tal botãozinho,
desabilitei esta função.

Depois disto fui no micro com Ubuntu e mandei ele desconectar da rede
cabeada e conectar na rede wifi. Ele conectou sem problemas e começou a
navegar numa boa na Internet.
Para tirar qualquer dúvida quanto a através de quem ele estaria
navegando, desconectei dele o cabo e ele continuou navegando sem
problemas. Está assim até hoje.
Assim, o problema foi solucionado, embora o micro com Windows ( arg !!!
)continue resistindo a navegar, mas isto não é assunto para este fórum.
Longe de mim desejar provocar frames.
Agradeço a todos que gentilmente enviaram sugestões para a solução do
problema.

Um abraço
Mário Vianna