Sugestão: Kernel dinâmico

Paulo Correia-3
Olá,

Por que, em vez de ter um kernel monolítico e grande.
O kernel não poderia ser mínimo e os módulos adicionados?

Sem ter que compilar o kernel para cada novo módulo.
Isso tornaria o kernel mais simples, rápido e menor.

Não sei as dificuldades de fazer isso, nem as implicações.

Aceito sugestões desde que sejam construtivas e até orientações que me
expliquem o porque do kernel ser grande e termos que recompilar para um
módulo (Ex: Sensor de Impressão Digital).

Att,

Paulo Correia

Re: Sugestão: Kernel dinâmico

Adauto Serpa
Paulo,

Penso que a ideia do Hurd GNU é essa, mas o projeto não foi para frente por
diversos problemas.
Acredito que pesquisando sobre os problemas do Hurd você poderá encontrar o
porquê do Kernel Linux ser monolítico até hoje.

Eu compartilho desse pensamento, mas na prática é outra. Como Linus
Torvalds disse: "Falar é fácil, me mostre o código."

😁

Atenciosamente,

Adauto Serpa
Analista de Infraestrutura TI

Em qui., 7 de jan. de 2021 às 16:14, Paulo <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> expliquem o porque do kernel ser grande e termos que recompilar para um
> módulo (Ex: Sensor de Impressão Digital).

Andre Luiz Duarte Cavalcante
Olá

Em qui., 7 de jan. de 2021 às 18:54, Adauto Serpa <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> Acredito que pesquisando sobre os problemas do Hurd você poderá encontrar o
> porquê do Kernel Linux ser monolítico até hoje.

O kernel Linux iniciou como monolítico, mas hoje ele já é quase totalmente
modular.
Você pode inserir e retirar módulos do kernel dinamicamente.
Ainda temos um problema que todos os módulos precisam estar disponíveis
para que o kernel possa subí-los.
No mais o Fucsia vai tentar fazer isso: ser o microkernel efetivamente
funcional.