Ubuntu 13.10 - Desligamento.

12

Ubuntu 13.10 - Desligamento.

João Ghignatti - py3aii

-- Meu Ubuntu 13.10 após última atualização sumiu com a roda dentada lá no canto superior direito que possibilitava o desligamento da máquina. Como faço para tal ícone retornar e pergunto ainda: qual o comando no Terminal que faria a mesma coisa.

Grato.

  João Ghignatti -  py3aii - GF49jx
PORTO ALEGRE (RS)  -  B R A S I L
S30°  02.122´    <>   W 51°  13.504
Powered  by   MOZILLA/THUNDERBIRD

Re: Ubuntu 13.10 - Desligamento.

Anderson Moreira de Souza
João,  pelo terminal:

sudo poweroff
Ou
sudo reboot
Em 29/10/2013 15:33, "João Ghignatti" <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> faço para tal ícone retornar e pergunto ainda: qual o comando no Terminal

Humberto Fraga
Aconteceu comigo até o primeiro reboot.

Para reiniciar o painel do Unity, use o comando:
killall unity-panel-service

Em 29 de outubro de 2013 17:32, João Ghignatti <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> faço para tal ícone retornar e pergunto ainda: qual o comando no Terminal

https://play.google.com/store/apps/developer?id=Humberto+Fraga

Re: Ubuntu 13.10 - Desligamento.

Pogorelsky
isso aconteceu comigo depois que fiz uma atualização grande. Foi só eu
reiniciar que voltou ao lugar certo.
> [...]

> faço para tal ícone retornar e pergunto ainda: qual o comando no Terminal

_Anderson_, funcionaram os comandos que me enviaste. Escrevi em minha
agenda para uso em futuros problemas idênticos. Obrigado.

_Humberto_: Comando anotado também para futuros usos.

_Pogorelsky:_  De fato, ao rebootar o ícone apareceu. Pena que tive de
desligar a máquina da tomada por não saber do comando adequado.[

Fico grato a vocês pelo auxílio de grande valia para mim.

Abraço.

João Ghignatti - py3aii - GF49jx PORTO ALEGRE (RS) - B R A S I L S30°
02.122´ <> W 51° 13.504 Powered by MOZILLA/THUNDERBIRD

Re: Ubuntu 13.10 - Desligamento.

Humberto Fraga
Desligar da tomada???

Você pode apenas usar o botão liga/desliga (não segurar, só apertar
normalmente) para ver um menu com as opções de desligamento.

Em 29 de outubro de 2013 19:19, João Ghignatti <[hidden email]> escreveu:

> [...]
>

> João Ghignatti - py3aii - GF49jx PORTO ALEGRE (RS) - B R A S I L S30°
> 02.122´ <> W 51° 13.504 Powered by MOZILLA/THUNDERBIRD

CeLiO
Ou [Ctrl+Alt+Del]

Célio Silva

Ubuntu User = 32500

Re: Ubuntu 13.10 - Desligamento.

João Ghignatti - py3aii

Huberto e Célio! Obrigado, não conhecia esse macete. A propósito onde posso estudar os comandos do Ubuntu?

Abraço.

Em 29/10/2013 19:13, Celio Silva escreveu:

> Ou [Ctrl+Alt+Del]
>
> Célio Silva

Re: Ubuntu 13.10 - Desligamento.

Robson Dantas de Aguiar
A propósito onde posso estudar os comandos do Ubuntu?

João, baixe esse PDF:

http://opiratadigital.files.wordpress.com/2012/06/ubuntu_guia_do_iniciante-2-0.pdf

é um dos melhores para aprender a usar o Linux.

Re: Ubuntu 13.10 - Desligamento.

João Ghignatti - py3aii

Excelente, Robson. Baixei e amanhã mando imprimir e encadernar.

Em 29/10/2013 20:00, Robson Dantas de Aguiar escreveu:

> [...]
>
> http://opiratadigital.files.wordpress.com/2012/06/ubuntu_guia_do_iniciante-2-0.pdf
>

> é um dos melhores para aprender a usar o Linux.

Para desligar o computador:

sudo shutdown -h now

O computador é desligado corretamente!

Em 29-10-2013 14:35, Anderson Moreira de Souza escreveu:

> João,  pelo terminal:
>
> sudo poweroff
> Ou
> sudo reboot

Re: Ubuntu 13.10 - Desligamento.

João Santana
sudo halt
Em 30/10/2013 08:18, "Anacleto Pavao" <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> faço para tal ícone retornar e pergunto ainda: qual o comando no Terminal

Dá até para usar como alias desligar='sudo halt' no arquivo .bash_aliases
(só criar no /home se já não houver)  e digitar isso no terminal.

Joao.
escreveu:

> [...]
> faço para tal ícone retornar e pergunto ainda: qual o comando no Terminal

Não é o procedimento correto usar o halt quando o ambiente gráfico está
sendo utilizado.
halt é utilizado quando se está utilizado o bash (quando o ambiente
gráfico ainda não foi inicializado). o halt desliga o computador
abruptamente. o shutdown fecha todos os programas e ou serviços que
estão sendo usadas na memória e em seguida desliga o computador.

Em 30-10-2013 09:18, João Santana escreveu:

> sudo halt

Re: Ubuntu 13.10 - Desligamento.

João Ghignatti - py3aii

Agradeço a todos a assistência recebida. Anotei tudo e imprimi o Ubuntuª
GUIA DO INICIANTE.

Gostei muito da dica de apertar o botão de ligar/desligar. Funciona.

Abraço.

Em 30/10/2013 10:45, Robson Dantas de Aguiar escreveu:

> [...]
> abruptamente. o shutdown fecha todos os programas e ou serviços que
> estão sendo usadas na memória e em seguida desliga o computador.

man halt:

The halt and reboot utilities flush the file system cache to disk, send all
running processes a SIGTERM (and subsequently a SIGKILL) and, respectively,
halt or restart the system.

Não sei de onde você viu ou leu que halt desliga o sistema abruptamente, só
sei que viu ou leu errado.

João.
Em 30/10/2013 10:46, "Robson Dantas de Aguiar" <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> abruptamente. o shutdown fecha todos os programas e ou serviços que estão
> sendo usadas na memória e em seguida desliga o computador.

man shutdown

shutdown arranges for the system to be brought down in a safe way.  All
logged-in users are notified that the system is going down and, within
the last five minutes of TIME, new logins are prevented.

Qual será o correto segundo o que se lê acima?

Agora, se você inicializa apenas o bash (sem o ambiente gráfico), nada
de seeviços como mysql ou os tantos outros que o Ubuntu carrega na
inicialização, e, principalmente se estiver usando um servidor da vida
(mas não necessário), ao usar somente o halt e um dos serviços estiverem
fazendo alguma rotina de leitura ou escrita no disco, então, pode
ocasionar problemas no hd como bad block ou algum salvamento corrupto do
arquivo, etc. Uando o shutdown, todos os processos são finalizados
primeiro para depois o computador ser desligado.

Em 30-10-2013 12:54, João Santana escreveu:

> [...]
> halt or restart the system.
>
> Não sei de onde você viu ou leu que halt desliga o sistema abruptamente, só

O que a manpage do shutdown tem a ver com halt? Voce disse que halt desliga
abruptamente o sistema, coisa que ele nao faz. A manpage do shutdown diz
isso? Eu acredito que nao, entao nao entendo por que citar a pagina de
manual dele.

O que eu disse foi que onde quer que voce tenha lido ou ouvido que halt
desliga abruptamente, leu ou ouviu errado. Eu nao disse que voce esta
errado, disse que sua fonte esta' errada.

Espero que voce tenha entendido que o que eu disse nao foi direcionado a
voce, mas a sua fonte. No mais, recomendo o suco da P. edulis antes de
responder emails. Faz um bem danado.

Joao.
Em 30/10/2013 14:06, "Robson Dantas de Aguiar" <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> problemas no hd como bad block ou algum salvamento corrupto do arquivo,
> etc. Uando o shutdown, todos os processos são finalizados primeiro para

Ok João, vau tentar explicar mais uma vez, mas não vamos ficar o tempo
todo querendo provar algo.
vaja no site [1] (leia com cuidado e completo) duas passagens, numa
parte diz:

"Os comandos halt, poweroff e reboot permitem ao administrador parar,
desligar e reinicializar o sistema ativo imediatamente."

"abruptamente" significa "imediatamente, rápido, etc..."
(http://www.dicionarioinformal.com.br/abruptamente/)

A outra parte diz: "Por tanto utilize o comando *shutdown* para evitar
problemas em seu sistema. Mas nada o impede de utilizar os comando halt,
poweroff e reboot, bastando apenas
_ter_certeza_de_que_processos_em_execução_foram_encerrados._"

Entende agora? Usar halt ou reboot ou poweroff pode usar a vontade,
porisso que eles estão aí para ser usado, mas a pergunta é: por que
usar? ou por que existem tantas formas de se fazer? tem que saber o por
que de cada uma dessas maneiras e não chegar e dizer que é assim porque
eu quero e pronto, rsrsrsrs isso é ignorância no meu ponto de vista.

[1]
http://www.nacaolivre.com.br/linux/shutdown-vs-halt-vs-poweroff-vs-reboot/

http://superuser.com/questions/236908/what-is-the-difference-between-the-shutdown-halt-and-reboot-commands