Ubuntu Gnome usa tanta memória assim?

12

Ubuntu Gnome usa tanta memória assim?

Deckardbot
Olá!

Acabei de instalar o Ubuntu Gnome 13.04 obtido em:
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntu-gnome/releases/13.04/release/

Assim que terminou a instalação fui ver quanto estava usando de memória nos
processos.
Pro meu espanto obtive o seguinte resultado do comando 'ps aux':
1960
user     20   0 1536m  81m  37m S   0,3  2,1   0:03.35 gnome-shell

É normal o gnome-shell usar tanto assim?

Abs

--
Rick

Re: Ubuntu Gnome usa tanta memória assim?

Robson Dantas de Aguiar
É normal sim, foi por isso que instalei o Ubuntu Server e o xfce. e
depois instalei o xubuntu-desktop.
entra no Terminal e veja a memória com esse comando que mostra tudo:

free -m

não precisa de sudo não.

Em 26-09-2013 00:32, Deckardbot escreveu:

> [...]
>

> É normal o gnome-shell usar tanto assim?
>
> Abs

Re: Ubuntu Gnome usa tanta memória assim?

João Santana
Verifique, por desencargo, seu hw. Eu uso essa versão e meu consumo não
chega a 300 megs.

Lembre-se também que há o fator Ubuntu. Variantes oficiais dele costumam
ter um consumo maior de RAM. Verifique os daemons em execução e desative os
que não te servem (p ex bluetooth quando não se tem qquer bt device.

Considere também, se vc tiver disposição, usar o PPA gnome3-next que possui
o 3.8, ou esse + gnome3-staging para o GNOME 3.10 -- mas só use essa última
opção se puder lidar com instabilidades, já que ainda estamos empacotando e
alimentando o PPA.

João.
Em 26/09/2013 06:48, "Robson Dantas de Aguiar" <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
>
> free -m
>
> não precisa de sudo não.

Re: Ubuntu Gnome usa tanta memória assim?

Me corrigindo nos PPA:

- gnome3 for 3.8
- next for 3.10
- staging for unstable

João
Em 26/09/2013 07:11, "João Santana" <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> empacotando e alimentando o PPA.
>
> João.

Re: Ubuntu Gnome usa tanta memória assim?

Flávio Barros
Será que o novo Ubuntu na versão 64 bits, o saucy-desktop-amd64, consome
muita memória ?
Pretendo instalar em um notebook com apenas 2GB de RAM.

Em 26 de setembro de 2013 06:15, João Santana
<[hidden email]>escreveu:

> Me corrigindo nos PPA:

> [...]

Desde já agradeço,
+++
Flávio de Oliveira Barros
Manaus - Amazonas - Brasil

Copiar é bom!
Seja Legal
Use Software Livre
Ubuntu User number is # 28558
Linux Registered User# 278223

Re: Ubuntu Gnome usa tanta memória assim?

Robson Dantas de Aguiar
Num faz isso não, vai por mim!!! 2 gb só?!

Em 26-09-2013 08:45, Flávio Barros escreveu:

> [...]
> muita memória ?
> Pretendo instalar em um notebook com apenas 2GB de RAM.

Re: Ubuntu Gnome usa tanta memória assim?

Pior que é. Só 2GB.

Em 26 de setembro de 2013 08:19, Robson Dantas de Aguiar <
[hidden email]> escreveu:

> [...]

Ubuntu User number is # 28558
Linux Registered User# 278223

Re: Ubuntu Gnome usa tanta memória assim?

CeLiO
Cara, vc é Livre...    faça 1 teste...    sem medo...    pois cada
equipamento é quase q único...

Utilizo 1 antigo Dell Inspiron 1525, e nunca tive problemas relacionados
a memória...    (nem com o Firefox, Thunderbird...)

Porém, na versão 13.10, estou tendo problemas com o som (mono), seja na
versão instalada ou no live-pendrive...    mesmo problema...

Célio Silva

Ubuntu User = 32500

Re: Ubuntu Gnome usa tanta memória assim?

Robson Dantas de Aguiar
É verdade, não custa tentar, e a cada nova instalação a gente aprende
mais. Pelo menos a gente fica com a certeza. Na realidade não fica
pesado, eu sempre usei Ubuntu aqui com 2 gb, mas o meu problema foi
instalar um segundo Ubuntu no virtualbox, aí o bicho pega. Parti para o
xfce. tenho o virtualbox rodando como bala, rsrs...

Em 26-09-2013 09:34, Celio Sidnei Silva escreveu:

> [...]
> na versão instalada ou no live-pendrive...    mesmo problema...
>
> Célio Silva

Re: Ubuntu Gnome usa tanta memória assim?

Xfce é uma opção. É só uma questão de acostumar com ele.

Em 26 de setembro de 2013 09:00, Robson Dantas de Aguiar <
[hidden email]> escreveu:

> [...]
>

> Em 26-09-2013 09:34, Celio Sidnei Silva escreveu:
>
>  Cara, vc é Livre...    faça 1 teste...    sem medo...    pois cada

Desde já agradeço,
+++
[...]

VirtualBox reserva sem dó a memória...   aí fica complicado mesmo...
tenho 4Gb só para tb usá-lo...    mas a maioria das minhas máquinas de
teste, deixo no máximo 800Mb de memória...

Célio Silva

Ubuntu User = 32500

Re: Ubuntu Gnome usa tanta memória assim?

Robson Dantas de Aguiar
Depois vou criar um artigo bem detalhado para instalar o xfce. Este
ambiente é muito legal, é a primeira vez que uso ele, no momento
instalei o xubuntu para ter uma noção maior da usabilidade, pois alguns
pacotes são acrescentados, porque o xcfe básico faltam muitas coisas
para quem vem do Ubuntu-Unity, e o xubuntu implementa esses pacotes, só
que tem muitos pacotes que não vejo necessidade, só faz aumentar a memória.

Em 26-09-2013 10:19, Celio Sidnei Silva escreveu:

> [...]
> máquinas de teste, deixo no máximo 800Mb de memória...
>
> Célio Silva

Re: Ubuntu Gnome usa tanta memória assim?

Olha só como ficou meu Desktop usando o Xubuntu, bem simples e rápido.

http://imagebin.org/271965

Removi a barra de baixo e criei outra, acrescentei os botões dos
aplicativos abertos, no lado direito coloquei a lixeira e o navegador de
diretórios e e os espaços de trabalho. Na barra superior deixei o
relógio configurado na direita (o mesmo vem todo desarrumado e alinhado
à esquerda), os ícones indicadores, e ao lado direito, ao lado do menu
principal eu acrescentei os programas que utilizo com frequência.

e a memória total ficou assim: http://imagebin.org/271967

E é porque estou usando o Xubuntu, se for o Xfce, o consumo de memória
cai para 80 a 130 MB total.
Isso sem nenhum aplicativo executado, claro.

Em 26-09-2013 10:29, Robson Dantas de Aguiar escreveu:

> [...]
> pacotes, só que tem muitos pacotes que não vejo necessidade, só faz
> aumentar a memória.

Re: Ubuntu Gnome usa tanta memória assim?

Show de bola.
Vou testar hoje a tarde

Em 26 de setembro de 2013 10:13, Robson Dantas de Aguiar <
[hidden email]> escreveu:

> [...]
>

> Em 26-09-2013 10:29, Robson Dantas de Aguiar escreveu:
>
>  Depois vou criar um artigo bem detalhado para instalar o xfce. Este

Desde já agradeço,
+++
[...]

Alguém saberia me informar se o Xubuntu ou Ubuntu 13.10 Beta 1 64 bits já
vem  suporte uefi ?

Em 26 de setembro de 2013 10:18, Flávio Barros <[hidden email]>escreveu:

> [...]

Ubuntu User number is # 28558
Linux Registered User# 278223

Re: Ubuntu Gnome usa tanta memória assim?

Ivan Brasil Fuzzer-4
Já tem suporte há muito tempo, mais especificamente desde a versão 11.10.

Em 26-09-2013 11:32, Flávio Barros escreveu:

> Alguém saberia me informar se o Xubuntu ou Ubuntu 13.10 Beta 1 64 bits já
> vem  suporte uefi ?

--

Ivan Brasil Fuzzer
Bacharel em Informática
Celular: (54) 8411-0111
GTalk: [hidden email]
Jabber: [hidden email]
http://www.ubuntero.com.br

Re: Ubuntu Gnome usa tanta memória assim?

PaulinhoLinux - phga1

Utilizei o Ubuntu tbem por um bom tempo, sempre preferi o Gnome ao KDE, e desde a versão 10.04 percebi que o Ubuntu tem deixado a desejar qdo se trata de peso. Realmente ele tem ficado muito pesado (igual ao Celio Sidnei Silva) tbem possuo um notebook dell inspiron 1525 só que com 4GB de RAM e desde que percebi que o Ubuntu não estava com um dempenho tão legal para o meu Hardware resolvi voltar para o Debian (com Gnome) e a diferença no desempenho foi gigante.

Utilizo este notebook tbem com virtualbox para virtualizar meus servidores e estações de teste e posso te garantir que não pretendo trocar o notebook tão cedo, a única coisa que pretendo é comprar um SSD para dar uma turbinada nele. Caso esteja sentindo lentidão no Ubuntu experimente outras distros e faça o seu ambiente de testes, existem muitas distros boas por aí. Digo isso porque é melhor vc encontrar uma distro que case bem com o seu hardware que rodar uma distro que possua um desempenho ser inferior com o hardware a ser empregado, assim vc evita frustrações.

Até mais ...

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PaulinhoLinux

e-mail.... paulinholinux arroba yahoo ponto com ponto br
skype.... paulinholinux

"Ter problemas na vida é inevitável,
ser derrotado por eles é opcional."
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

________________________________
 De: Celio Sidnei Silva <[hidden email]>
Para: Lista de discussão da Comunidade Ubuntu Brasil <[hidden email]>
Enviadas: Quinta-feira, 26 de Setembro de 2013 9:34
Assunto: Re: [Ubuntu-BR] Ubuntu Gnome usa tanta memória assim?

> [...]

Em 26/09/2013 09:21, Flávio Barros escreveu:

> Pior que é. Só 2GB.

Re: Ubuntu Gnome usa tanta memória assim?

Instalei o Ubuntu 13.04 em um notebook com UEFI mas após instalação
consegui dar boot por ele.
Precisei utilizar o Boot Repair.

http://sourceforge.net/projects/boot-repair-cd/

Em 26 de setembro de 2013 10:54, PaulinhoLinux <[hidden email]>escreveu:

> [...]
>
> Porém, na versão 13.10, estou tendo problemas com o som (mono), seja na
> versão instalada ou no live-pendrive...    mesmo problema...

Desde já agradeço,
+++
[...]

Pogorelsky
No meu Debian estável o Gnome-Shell consome 60 Mb
No meu Ubuntu 13.10 o Gnome-Shell consome 68 Mb.

Jack Pogorelsky Junior
*Engº Mecânico (CREA-RS 136845)*
Tel: +55 (51) 8124-8132
Blog: http://www.pogorelsky.net/blog
Site: http://www.pogorelsky.net <http://www.pogorelsky.net/>
E-mail: [hidden email] <mailto:[hidden email]>

Em 26-09-2013 07:11, João Santana escreveu:

> [...]
> alimentando o PPA.
>
> João.

Re: Ubuntu Gnome usa tanta memória assim?

Nélio Macedo
É possível no Xubuntu instalar ícones e temas diferentes? Eu acho que o
Xubuntu, pelo que ando pesquisando, seria mais fácil para um usuário
iniciante. Estaria certo?

Estava pensando em experimentar o 13.10 futuramente, pois meu hardware tem
2Gb de ram... Penso em expandir para 4 assim que puder.

Grato

Nélio

12