[Ubuntu-PT 10492] MS Windows (formatação NTFS) x Linux (formatação Ext4)

[Ubuntu-PT 10492] MS Windows (formatação NTFS) x Linux (formatação Ext4)

Rodrigo Amaral
Boa tarde,

  sempre me questionei se será seguro instalar o Linux em outra partição
no mesmo disco que já tenha o MS Windows instalado.

  Mounting Windows Partitions/ Third Party NTFS3G
  Mount NTFS on Boot
  NTFS Read/ Write

https://help.ubuntu.com/community/MountingWindowsPartitions?action=show&redirect=MountingWindowsPartitions%2FThirdPartyNTFS3G

  Se no Windows a formatação do disco em NTFS vai fragmentando ao longo do
tempo, se for criada outra partição para o Linux, ocupando o espaço
fragmentado restante que será formatado em Ext.4, que implicações terá
ao longo do tempo a nível de integridade de ficheiros e do próprio disco
?

  Será preferível instalar de raiz formatando em Ext.4 todo o disco com o
Linux, abdicando totalmente do Windows ?

  Tenho um portátil  com AMD Athlon X2 / 64bits com chipset  NVidia
NForce com 2GB de memória RAM.
  Por ter pouca RAM, valerá a pena instalar o Ubuntu 12.04.4 LTS/ 32bits ou
mesmo o Ubuntu 14.04 LTS/ 32 bits em vez das versões de 64bits ?

  No Ubuntu 12.04.4 LTS/ 32bits existe a opção de download:

  - Install/ Live DVD  (1,6 GB)
  - Desktop CD  (731 MB)
  - Alternate install CD  (729 MB)

http://cdimage.ubuntu.com/releases/12.04/release/

http://releases.ubuntu.com/12.04.4/

  Para além do tamanho de informação, quais são as principais
diferenças entre o Install/ Live DVD, o Desktop CD e o Alternate install
CD, mesmo sabendo que os dois primeiros são "Live" permitindo experimentar
sem instalar nada no PC ?

  Ubuntu 14.04 LTS/ 32bits

  Reparei que só existe a Desktop Image, mas deixou de existir o Install/
Live DVD e o Alternate Install CD, bem como o Desktop CD para Mac (Power
PC) For Apple Macintosh G3, G4, and G5 computers, including iBooks and
PowerBooks as well as IBM OpenPower machines.

http://releases.ubuntu.com/trusty/

http://cdimage.ubuntu.com/releases/14.04/release/

https://wiki.ubuntu.com/TrustyTahr/ReleaseNotes

  Cmps

[Ubuntu-PT 10523] Re: MS Windows (formatação NTFS) x Linux (formatação Ext4)

Carlos Alberto Ramos-2
Há já vários anos que tenho instalado o Linux no meu portátil, juntamente
com o Windows 7, e no PC, juntamente com o windows XP cuja assistencia
terminou este ano.As instalações foram feitas a partir de um Live CD/DVD.
1.º - Desfragmentei os Windows, e fiz backup.
2.º - Arranquei a partir do CD/DVD.
3.º -Depois de verificar o espaço disponivel em disco, executei o install
4.º - A partir de determinada altura, entra em execução o GParted, que me
mostra a divisão do disco, indi-  cando as partições e espaço
disponível.Redimensionei a partição atribuida ao windows, deixando o
restante espaço para o inux.
5.º - Prossegui com a instalação até ao fim, sem problemas, tendo instalado
o Grub como Boot Loader.
6.º - Rearranquei e verifiquei que tudo funcionava bem

No dia 27 de Abril de 2014 às 18:03, Rodrigo Amaral
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
> PC) For Apple Macintosh G3, G4, and G5 computers, including iBooks and
> PowerBooks as well as IBM OpenPower machines.

[Ubuntu-PT 10524] Re: MS Windows (formatação NTFS) x Linux (formatação Ext4)

Miguel Gomes da Costa
Lubuntu. É bem leve, rápido e excelente para pc's mais velhos. E até para
os novos.
Le 27 avr. 2014 18:04, "Rodrigo Amaral" <[hidden email]> a écrit :

> [...]
> PC) For Apple Macintosh G3, G4, and G5 computers, including iBooks and
> PowerBooks as well as IBM OpenPower machines.

[Ubuntu-PT 10525] Re: MS Windows (formatação NTFS) x Linux (formatação Ext4)

Antonio Roque
Eu pessoalmente recomendo o LXLE , trata-se do lubuntu "on steroids" , muito completo , se tua maquina dá para 64bits existe uma ver beta com o lubuntu 14.4

Revive that old PC! < The LXLE Desktop

 Revive that old PC! < The LXLE Desktop
LXLE Linux, Revive your old PC. LXLE is a remastered version of Ubuntu/Lubuntu LTS releases, using the LXDE desktop interface. LXLE provides a complete drop in and go operating system coupled with style, speed and capability. It's light on resources a...
Ver em lxle.net Pré-visualização por Yahoo

Um abraço,
Roque

Enviadas: Terça-feira, 27, Maio 2014 15:25:40
Assunto: [Ubuntu-PT 10524] Re: MS Windows (formatação NTFS) x Linux (formatação Ext4)