[Ubuntu-PT 10530] Migração para Ubuntu

Pedro Albuquerque
Olá,
venho fazer umas perguntas, provavelmente parvas, mas...
Já há algum tempo que penso em migrar para Linux e já substituí o Win XP
velhinho pelo Linux Lite com sucesso noutro portátil mais antigo, com
alguns "problemazitos" (meus) de adaptação.
Utilizo um portátil Toshiba Satellite, processador Intel core duo abaixo
de 2 Gb ram, disco de 110 Gb (45 Gb livres) com Win Vista Home premium,
32 bits. Tenho mais dois fixos semelhantes mas superiores, de 64 bits,
placas gráficas mais avançadas, etc.
Será que posso fazer a migração para esta distribuição sem perder dados?
O "Wine" corre todos os programas Windows que não existem em Linux
(maioritariamente jogos, claro) mas também alguns programas de catalogação?
A instalação do Linux Lite faz partições automáticas, o que me parece
lógico durante a transição. Também acontece com esta distribuição?
Caso seja possível, quem é que dá assistência técnica aos eventuais
problemas?
Reparei que pedem ajuda na tradução. Tenho alguma experiência na
tradução de programas de código aberto e gratuitos. Caso faça a
migração, podem contar com a minha ajuda onde for precisa.
Obrigado

--
Cumprimentos,
Pedro.

[Ubuntu-PT 10531] Re: Migração para Ubuntu

Norton Roman
Boa tarde.

A perda de dados pode ocorrem durante o particionamento. Em tese, não é
para acontecer, mas precaução nunca é demais, então é aconselhável fazer
backup.

Quanto ao wine, não é verdade que ele roda tudo. Roda algumas coisas muito
bem, outras dá mais trabalho. O ideal é largar da vida windows. Você vai
descobrir que não é difícil. Sobre esses programas de catalogação, a que se
refere?

Quanto à assistência,  sempre recorro ao google e a foruns. Nunca tive
problemas. Só um conselho. Instale as versões lts (long term suport), pois
são mais estáveis.  As demais estão em teste. A atual é a 12.04, se não me
engano, mas em julho prometem uma nova.

Em domingo, 22 de junho de 2014, Pedro Albuquerque <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> tradução de programas de código aberto e gratuitos. Caso faça a
> migração, podem contar com a minha ajuda onde for precisa.

[Ubuntu-PT 10532] Re: Migração para Ubuntu

Pedro Albuquerque
Em 22/06/2014 20:02, Norton Roman escreveu:

> [...]
> são mais estáveis.  As demais estão em teste. A atual é a 12.04, se não me
OK, obrigado, acho que vou experimentar!

[Ubuntu-PT 10534] Re: Migração para Ubuntu

Bugzilla from ropesogm@gmail.com
Apenas para lembrar: a versão LTS atual é a 14.04, lançada em abril de
2014, muito rápida e muito boa. Acho que estará sendo atualizada até 2019
(cinco anos), segundo li em algum lugar.

Em 22 de junho de 2014 10:26, Pedro Albuquerque <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> tradução de programas de código aberto e gratuitos. Caso faça a
> migração, podem contar com a minha ajuda onde for precisa.

Atenciosamente
Rosalvo Pereira de Souza

[Ubuntu-PT 10535] Re: Migração para Ubuntu

Norton Roman
Sim, verdade. Contudo, para quem já usa a LTS, ainda não aparece o aviso
para migrar, diretamente:

"Because Ubuntu 12.04 is a *Long Term Support* release, meaning that it is
supported with bug fixes and security updates for 5 years, you won’t find a
popup telling you that a new version is available to install, at least not
yet. Canonical will not start notify LTS desktop users of an update until
July, when the first point release (14.04.1) is set to go live."

Por isso até vale esperar um pouco, se for atualizar. Mas se for instalar
novo, então tudo bem.

Em 25 de junho de 2014 22:49, Rosalvo Pereira de Souza <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> 2014, muito rápida e muito boa. Acho que estará sendo atualizada até 2019
> (cinco anos), segundo li em algum lugar.

[Ubuntu-PT 10536] Re: Migração para Ubuntu

Bugzilla from ropesogm@gmail.com
Concordo plenamente e confesso que, assim que saiu, já fui atualizando o
meu Ubuntu para a nova versão LTS 14.04. Embora não tenha me causado nenhum
problema até agora, seguir as regras do próprio desenvolvedor é a atitude
mais sensata.
Obrigado

Atenciosamente
Rosalvo Pereira de Souza