[Ubuntu-PT 10556] A codificação em código binário e assembly são atualmente necessários?

[Ubuntu-PT 10556] A codificação em código binário e assembly são atualmente necessários?

françai s
A codificação em código binário e assembly são atualmente necessários?

[Ubuntu-PT 10557] Re: A codificação em código binário e assembly são atualmente necessários?

Antonio Roque
wtf ??? queres "programar" em assembly ???? para quê ????

Um abraço,
António Roque

________________________________
 DE: françai s <[hidden email]>
Para: [hidden email]
Enviadas: Quinta-feira, 11, Setembro 2014 0:25:01
Assunto: [Ubuntu-PT 10556] A codificação em código binário e assembly são atualmente necessários?

A codificação em código binário e assembly são atualmente necessários?

[Ubuntu-PT 10558] Re: A codificação em código binário e assembly são atualmente necessários?

Tiago Gala
Em que contexto? É preciso um bocado mais de detalhes para poder responder
a essa pergunta.

Resumidamente: Código binário está relacionado com a representação que o
computador faz das coisas e sim, é extremamente útil. A configuração de
hardware normalmente é feita através da escrita de determinados bits em
determinadas posições (consoante a configuração que se queira fazer), a
esse nível normalmente só podemos escrever 1, 2 ou 4 bytes de cada vez (1
byte = 8 bits), portanto se eu quiser forçar o bit 3 ao nível lógico "1"
tenho que fazer algo do género: word8bit = word8bit | 0b00001000 (com
operações booleanas). Isto é só um exemplo de muitos.

Quanto ao assembly, sim continua a ser necessário por uma simples razão,
quando se escreve código numa linguagem de alto nível (C, C#, etc...) o
compilador vai converter cada instrução ou conjunto de instruções para
assembly primeiro, tenta fazer alguma optimização (evitar calcular coisas
que não irão ser necessárias) e depois converte o assembly para código
máquina. A questão é que o compilador só sabe optimizar até um determinado
ponto (normalmente podemos escolher optimizações mais ou menos agressivas,
optimizadas para o consumo de memória ou para rapidez, etc.). O objectivo
de escrever um programa em assembly (ou um trecho dele, o C tem uma função
inline que nos deixa escrever assembly no meio do código C) é podermos
fazer optimizações "à unha" que o compilador não consegue fazer por o
programador ter um conhecimento melhor das condicionantes do ambiente.

Concluindo: Sim, saber binário e hexadecimal é absolutamente necessário (a
quem quer programar), assembly não é essencial, dependendo do tipo de
trabalho que se faça.

> A codificação em código binário e assembly são atualmente necessários?

[Ubuntu-PT 10559] Re: A codificação em código binário e assembly são atualmente necessários?

françai s
Em 11/09/14, Tiago Gala<[hidden email]> escreveu:
> Em que contexto? É preciso um bocado mais de detalhes para poder responder
> a essa pergunta.

Em todos os contextos.

> [...]
> trabalho que se faça.

Saber binário e hexadecimal é absolutamente necessário (a

Vários moderadores do FreeBSD Forums disseram no tópico "Assembly and
FreeBSD" que ninguém escreve diretamente em binário.

O moderador "Phoenix" disse que ninguém escreve diretamente em
binário. O moderador "SirDice" citou essa afirmação feita pelo
"Phoenix" e disse que ninguém mais escreve diretamente em binário,
pelo menos ninguém sensato.

Infelizmente o tópico foi deletado, o link do tópico era:
https://forums.freebsd.org/viewtopic.php?t=42856

Mas eu encontrei esse tópico em Archive depois que ele foi deletado:
http://archive-org.com/page/3491382/2014-01-08/http://forums.freebsd.org/viewtopic.php?f=34&t=42856

Como você responde isso?

> Concluindo: Sim, saber binário e hexadecimal é absolutamente necessário (a
> quem quer programar), assembly não é essencial, dependendo do tipo de
> trabalho que se faça.

Qual é o país em que você mora?

Achei muito interessante você ter falado que saber binário e
hexadecimal é absolutamente necessário (a  quem quer programar).

Eu pensei que nunca iria ouvir falar de alguém que diz que atualmente
a codificação em binário é necessária.

A primeira vez que ouvi falar de alguém que diz que atualmente a
codificação em binário é necessária foi no FreeBSD Forums no mesmo
tópico que falei acima, o usuário "graudeejs" disse que o código
binário é usado... também disse que não acha que código binário é
"morto", que hoje existe universidades que ensinam codificação até
mesmo em binário.

[Ubuntu-PT 10560] Re: A codificação em código binário e assembly são atualmente necessários?

João Santos
Não precisas de escrever código binário directamente, mas precisas de
compreender como funcionam os sistemas binários e hexadecimais (e octal)
para inúmeras coisas.

> [...]
> binário é usado... também disse que não acha que código binário é
> "morto", que hoje existe universidades que ensinam codificação até

[Ubuntu-PT 10561] Re: A codificação em código binário e assembly são atualmente necessários?

Bruno Guerreiro
Caro françai s,

Imagina que te contratam para fazeres o programa que transforma de forma
eficiente código C/C++ em código máquina de um chip da Intel. Nesse caso
trás de saber a linguagem assembly desse chip.
Por outro lado, imagina que trabalhas com os engenheiros de
micro-electrónica que desenvolvem o chip, e que para isso necessitas de
descrever as operações básicas do circuito integrado em código assembly.
Nesse caso, saber código binário, octal, e hexadecimal é fundamental!

Programar não é só fazer código de alto nível. Para esse é raro utilizar
assembly ou binário. Mas se pretendes ir ao nível mais baixo e
desenvolver interfaces com dispositivos digitais, não ter nocões básicas
de binário é uma falha debilitante. Como programador, ainda que te
centres em programas de alto nível, alguma "cultura geral" de outros
tipos de programação é sempre bom.

Espero que não cedas ao instinto de ver as coisas a preto e branco, e
menosprezar tudo aquilo que desconheces.

Cumprimentos,
Bruno

On 11-09-2014 19:55, françai s wrote:

> [...]
> binário é usado... também disse que não acha que código binário é
> "morto", que hoje existe universidades que ensinam codificação até

[Ubuntu-PT 10562] Re: A codificação em código binário e assembly são atualmente necessários?

António Almeida
Oo
Em 12/09/2014 17:39, "Bruno Guerreiro" <[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> Espero que não cedas ao instinto de ver as coisas a preto e branco, e
> menosprezar tudo aquilo que desconheces.

[Ubuntu-PT 10563] Re: A codificação em código binário e assembly são atualmente necessários?

Tiago Gala
Eu sou português, não que isso seja relevante para o caso. A minha área é a
electrónica e não a informática mas tenho muito contacto com programação de
alto nível. Atenção, e penso que salvaguardei esse ponto, CÓDIGO BINÁRIO É
BASTANTE DIFERENTE DE CÓDIGO MÁQUINA!!!
Código binário é apenas a representação em 0's e 1's, assim como código
décimal é a representação em algarismos 0-9 e hexadecimal 0-9,A-F. E sim,
nesse contexto é perfeitamente natural qualquer programador usar qualquer
um dos sistemas de código. Muitas vezes é preciso aplicar máscaras, fazer
shifts e assim e isso facilita bastante a leitura do código. Mas nestes
casos usar binário, hexadecimal ou decimal é perfeitamente intermutável uma
vez que o compilador interpreta SEMPRE aquilo como um número!
Penso que a grande confusão vem de você achar que código máquina é a mesma
coisa que código binário. Código máquina é um conjunto de instruções que o
processador vai interpretar linearmente e sequencialmente (numa abstracção
mais simplistas) e neste caso ele vai olhar para certos bits dentro da
instrução para saber o que copiar para onde, que operações realizar, etc.
aí é mais um caso onde é extremamente benéfico olhar para isto em binário.
Por exemplo, um CPU hipotético recebe uma instrução ADD (simplesmente feita
em hardware), em que vai somar o conteudo do registo R0 ao registo R1 e
guardá-lo no registo R5, se o cpu interpretar o endereço de R0 como 0b0000,
R1 como 0b0001 e R5 como 0b0101 e a instrução ADD tiver um código 0b1110,
esta instrução num cpu hipotetico tem o seguinte formato:

FCOD RDES ROR1 ROR2  (código da função, registo destino, registo origem 1,
registo origem 2), em binário ficaria:

1110 0101 0000 0001, que é convertível para hexadecimal (0b1110 0101 0000
0001 == 0xE501, que é 58625 em decimal). Isto tudo é uma questão de
representação mas, como pode ver, há representações mais benéficas à
leitura.

A ler: http://en.wikipedia.org/wiki/Binary_code e
http://en.wikipedia.org/wiki/Machine_code

No dia 12 de Setembro de 2014 às 18:32, António Almeida <
[hidden email]> escreveu:

> Oo

> necessário

> http://archive-org.com/page/3491382/2014-01-08/http://forums.freebsd.org/viewtopic.php?f=34&t=42856

> necessário

[Ubuntu-PT 10564] Re: A codificação em código binário e assembly são atualmente necessários?

françai s
Em 12/09/14, Tiago Gala<[hidden email]> escreveu:
> [...]
> Código binário é apenas a representação em 0's e 1's, assim como código
> décimal é a representação em algarismos 0-9 e hexadecimal 0-9,A-F.

O código de máquina é chamado de código binário segundo a Wikipédia.

"Todo computador possui um conjunto de instruções que seu processador
é capaz de executar. Essas instruções, chamadas de código de máquina,
são representadas por sequências de bits, normalmente limitadas pelo
número de bits do registrador principal da CPU. Esse código é chamado
de código binário. São formados por 0 e 1."  referência:
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_m%C3%A1quina

[Ubuntu-PT 10565] Re: A codificação em código binário e assembly são atualmente necessários?

Norton Roman
Sim e não.  Código de máquina é o conjunto de instruções aceitas por um
processador, e código binário é como estas são codificadas no circuito.

Assembly é então um mnemônico para o código de máquina, para evitar que
tenhamos que digitar 0s e 1s (como no altair).

E sim, assembly é necessário se quisermos:

a) escrever drivers
b) escrever rotinas de tratamento de interrupção

Em sexta-feira, 12 de setembro de 2014, françai s <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> número de bits do registrador principal da CPU. Esse código é chamado
> de código binário. São formados por 0 e 1."  referência:

[Ubuntu-PT 10566] Re: A codificação em código binário e assembly são atualmente necessários?

C de-Avillez-2
On Wed, 10 Sep 2014 20:25:01 -0300
françai s <[hidden email]> wrote:

> A codificação em código binário e assembly são atualmente necessários?

Um pouco atrasado mas, ainda assim:

Estritamente, não. O velho Burroughs 6000[1] (não trabalhei com o
B5000, apenas com o B6700 e linhas A*). Não suportava assembler;
programavamos em Algol e variantes -- DCALGOL, ESPOL, etc --, FORTRAN,
PASCAL, COLBOL, e outros.

A saída dos compiladores era código de máquina, imediatamente
executável.

Não creio que uma arquitectura especial seja requerida (estas máquinas
eram stack-based, e operavam como tal); acho que a Burroughs
simplesmente decidiu que não era necessário.

E eu cncordo.

..C..

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Burroughs_large_systems

--