[Ubuntu-PT 10759] ZIP, RAR e afins

Mónica Almeida
Bom dia comunidade!

Eu neste momento não tenho o ubuntu, o qual usei até à relativamente pouco
tempo, mas sim o Linux Mint mas que funciona da mesma maneira do ubuntu
(corrijam-me se tiver enganada, que sou uma naba destas coisas :))

O meu problema é .. desde que instalei o Mint nunca mais consegui zipar
ficheiros e já tenho o que é preciso instalado, incluíndo o p 7 zip.

Mas quando carrego no lado direito do rato em cima da pasta, como sempre
fiz, não aparece a opção para zipar nem encontro em lado nenhum ...

Peço desculpa se não posso colocar aqui a questão, mas agradeço a vossa
ajuda :)

--
*Mónica Almeida*

[Ubuntu-PT 10760] Re: ZIP, RAR e afins

Tiago Carrondo-2
Qual é a versão do Mint?

Confirmas que não tens a opção "Comprimir"? (vê o anexo)

Melhores cumprimentos/Regards

Tiago Carrondo
consultor | formador | sysadmin
https://carrondo.net/
https://launchpad.net/~tcarrondo
https://wiki.ubuntu.com/tcarrondo

On 27-05-2015 11:52, Mónica Almeida wrote:

> [...]
> fiz, não aparece a opção para zipar nem encontro em lado nenhum ...
>
> Peço desculpa se não posso colocar aqui a questão, mas agradeço a vossa

[Ubuntu-PT 10761] Re: ZIP, RAR e afins

Mónica Almeida
Olá Tiago. Confirmo que não tenho a opção "comprimir" (não recebi nenhum
anexo).

A versão é o Linux Mint 17.1 MATE 32-bit / Cinnamon Version: 2.4.8

> Qual é a versão do Mint?
>
> Confirmas que não tens a opção "Comprimir"? (vê o anexo)

> [...]

*Mónica Almeida*

[Ubuntu-PT 10762] Re: ZIP, RAR e afins

Pedro Martins
Olá. Penso que se o fille-roler estiver instalado deve aparecer.
Podes experimentar correr este comando através da consola (basta copiares e
colares com o rato):

sudo apt-get install unace unrar zip unzip p7zip-full p7zip-rar
sharutils rar uudeview mpack arj cabextract file-roller

Depois diz se funcionou.

Boa sorte,

*Pedro Martins966092379*

No dia 27 de maio de 2015 às 13:17, Mónica Almeida <[hidden email]
> [...]

> anexo).
>
> A versão é o Linux Mint 17.1 MATE 32-bit / Cinnamon Version: 2.4.8

[Ubuntu-PT 10763] Re: ZIP, RAR e afins

Mónica Almeida
Obrigada :) mas não funcionou ... reiniciei o pc, just in case, mas nada

> [...]
>
> Boa sorte,
>

> *Pedro Martins966092379*
>
> No dia 27 de maio de 2015 às 13:17, Mónica Almeida <

*Mónica Almeida*

[Ubuntu-PT 10764] Re: ZIP, RAR e afins

Rui Oliveira-2
Olá Mónica

Se está a usar o Mate, então eles usam um fork do nautilus clássico (o
explorador de ficheiros) denominado "caja".

Penso que precisas de instalar o pacote caja-extensions

sudo apt-get install caja-extensions

Depois de instalares tenta ver se a opção de comprimir já aparece.

Cumprimentos

> Obrigada :) mas não funcionou ... reiniciei o pc, just in case, mas nada

> copiares e

> nenhum

> *Mónica Almeida*

[Ubuntu-PT 10765] Re: ZIP, RAR e afins

Mónica Almeida
Olá Rui. Obrigada. Isto foi o que me apareceu:

Reading package lists... Done
Building dependency tree
Reading state information... Done
E: Unable to locate package caja-extensions

> [...]
>
> sudo apt-get install caja-extensions
>
> Depois de instalares tenta ver se a opção de comprimir já aparece.

*Mónica Almeida*

[Ubuntu-PT 10766] Re: ZIP, RAR e afins

Rui Oliveira-2
Não tenho a certeza se o mate está a usar o caja (penso que sim) só para
tirar dúvidas sabes-me dizer qual o gestor de ficheiros que usas?

no terminal escreve:

nautilus

e depois

caja

diz-me qual dos dois abre uma janela com o gestor de ficheiros, ou se
nenhum abre.

> [...]
> Building dependency tree
> Reading state information... Done
> E: Unable to locate package caja-extensions

[Ubuntu-PT 10767] Re: ZIP, RAR e afins

Mónica Almeida
monica@monica-HP-Pavilion-dv6-Notebook-PC ~ $ caja
caja: command not found
monica@monica-HP-Pavilion-dv6-Notebook-PC ~ $ nautilus
The program 'nautilus' is currently not installed. You can install it by
typing:
sudo apt-get install nautilus

> [...]
>
> e depois
>
> caja
>
> diz-me qual dos dois abre uma janela com o gestor de ficheiros, ou se

*Mónica Almeida*

[Ubuntu-PT 10768] Re: ZIP, RAR e afins

Antonio Roque
provavelmente antes de instalares tens que adicionar o repositório onde estão essas extensões , depois tens fazer update  "sudo apt-get update " e só depois instalares
  Um abraço,
António Roque

"I have not failed. I've just found 10,000 ways that won't work."

      DE: Rui Oliveira <[hidden email]>
 Para: Lista de Discussão sobre o Ubuntu <[hidden email]>
 Enviadas: Quarta-feira, 27, Maio 2015 15:10:12
 Assunto: [Ubuntu-PT 10766] Re: ZIP, RAR e afins

> [...]

> Building dependency tree
> Reading state information... Done
> E: Unable to locate package caja-extensions

[Ubuntu-PT 10769] Re: ZIP, RAR e afins

Flavio Moringa
O file browser do Mint deve ser o "nemo"....

*Flávio Moringa*
Project Leader

Caixa Mágica Software
Energia Open Source
Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1 - 4.º B,
Edifício Espanha, 1600-196 Lisboa - Portugal
Tel.: +351 217 921 260 Fax: +351 217 921 261
http://www.caixamagica.pt
https://twitter.com/flaviomoringa
https://www.facebook.com/flaviomoringa
<https://www.facebook.com/flavio.moringa>
http://pt.linkedin.com/in/flaviomoringa
http://people.caixamagica.pt/flaviomoringa

No dia 27 de maio de 2015 às 15:13, Mónica Almeida <[hidden email]
> [...]

> monica@monica-HP-Pavilion-dv6-Notebook-PC ~ $ nautilus
> The program 'nautilus' is currently not installed. You can install it by

[Ubuntu-PT 10770] Re: ZIP, RAR e afins

Mónica Almeida
É mesmo o "nemo", escrevi no terminal e abriu a "home" .. :)

> [...]
> http://pt.linkedin.com/in/flaviomoringa
> http://people.caixamagica.pt/flaviomoringa
>

> No dia 27 de maio de 2015 às 15:13, Mónica Almeida <

*Mónica Almeida*

[Ubuntu-PT 10771] Re: ZIP, RAR e afins

Rui Oliveira-2
Mónica, se assim é existe uma extensão denominada nemo-fileroller  que
integra com o fileroller.

Tenta o seguinte comando:

 sudo apt-get install nemo-fileroller

Se não existir tens de instalar manualmente  deste link

https://github.com/linuxmint/nemo-extensions/tree/master/nemo-fileroller

ou encontrar um ppa para isntalar

> É mesmo o "nemo", escrevi no terminal e abriu a "home" .. :)

> [...]

[Ubuntu-PT 10772] Re: ZIP, RAR e afins

Mónica Almeida
Tive que reiniciar o pc, mas funcionou!! Obrigada!! :D

*Mónica Almeida*