[Ubuntu-PT 10841] ecrã em Compaq

rui teixeira-3
Boa tarde

Tenho um portátil Compaq Presario CQ61, em dual boot com Ubuntu 16.04 e
Windows 7.
Recentemente ele entrou em modo psicadélico, no ubuntu - ao ligar pisca
incessantemente. No windows continua como normalmente, pelo que excluí
erros de hardware.
Já fiz as atualizações todas, formatei, etc, mas ao arrancar continua a dar
o mesmo erro. Descobri por acaso que, no arranque, se carregar
aleatoriamente em diferentes teclas, ele fica a funcionar normalmente,
embora nos menus de programas quando passa por cima de algumas das opções
(como de ligar/ definições, nas redes wireless, etc.) fica a piscar entre
várias das opções.

Não sei se há alguma solução... ou se fica por aqui!

Muito obrigado desde já,
Rui

[Ubuntu-PT 10842] Re: ecrã em Compaq

António Lima
Olá,

Tive um problema semelhante que parece estar resolvido num dos meus
computadores, um Acer Aspire. Tenta, no arranque, ir ao grup e escolher a
opção de arranque com o upstart (e não o plymouth). O problema poderá ser
com o plymouth, como aparentemente era com o meu portátil.

Abraço,
António

No dia 6 de março de 2017 às 17:43, Rui Teixeira <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> várias das opções.
>
> Não sei se há alguma solução... ou se fica por aqui!

António

[Ubuntu-PT 10843] Re: ecrã em Compaq

Luis Louro
Esse compaq usa que placa gráfica?

pode ser da driver

No dia 6 de março de 2017 às 18:48, António Lima <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
>
> Abraço,
> António
>
> No dia 6 de março de 2017 às 17:43, Rui Teixeira <[hidden email]>

AVISO DE CONFIDENCIALIDADE: Esta mensagem, assim como os ficheiros
eventualmente anexos, é confidencial e reservada apenas ao conhecimento
da(s) pessoa(s) nela indicada(s) como destinatária(s). Se não é o seu
destinatário, solicitamos que não faça qualquer uso do respectivo conteúdo
e proceda à sua destruição, notificando o remetente.

[Ubuntu-PT 10844] Re: ecrã em Compaq

rui teixeira-3
A gráfica é a Mobile Intel GM45 Express Chipset.
Como é uma bastante padrão, parti do principio que os drivers devam estar
atualizados. Onde posso saber mais?

obrigado

No dia 6 de março de 2017 às 20:23, Luis Louro <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> destinatário, solicitamos que não faça qualquer uso do respectivo conteúdo
> e proceda à sua destruição, notificando o remetente.

[Ubuntu-PT 10845] Re: ecrã em Compaq

Luis Louro
Sim, em principio Intel não dá problemas. Mas de qualquer modo dá uma vista
de olhos nos logs, normalmente quando há erros com a gráfica eles ficam
registados nos logs de sistema.

Pessoalmente nunca tive problemas com Intel. Já com nvdia, tenho de usar
uma versão mais antiga da driver para que a placa funcione correctamente no
Ubuntu. Cada vez que havia uma actualização do kernel ficava com o ecrã
psicadélico, seguido de um freeze. Resolvi o problema procurando por bugs
da driver no lauchpad e descobri um post em que sugeriam uma edição de um
ficheiro especifico que obriga o sistema a usar a driver mais antiga e a
não a actualizar com actualizações do kernel.

Sugiro que veriques os logs e que procures saber se há registo de
comportamento semelhante com outros users, começando no site askubuntu.

No dia 8 de março de 2017 às 09:55, Rui Teixeira <[hidden email]>