[Ubuntu-PT 10881] A Comunidade Precisa de Ti!

[Ubuntu-PT 10881] A Comunidade Precisa de Ti!

Gustavo Silva-2
Olá a todos,

No passado dia 30/10/2017, pelas 22:00, deu-se início a uma série de
reuniões, que se irão passar a realizar na *última segunda de cada mês¹*, com
o intuito de voltarmos a ter uma comunidade local (Local Community, ou
LoCo) ativa, dinâmica e acolhedora.

Como o tempo foi reduzido, o foco envolveu-se no estado da LoCo e no que
podemos fazer de diferente para que voltemos a ter mais atividade e
iniciativa dos usuários e contribuidores. Dos presentes, a maioria
concordou ser importante termos contribuidores chave nas frentes das
atividades.

Posto isto, convido-vos a introduzirem-se e a demonstrarem o vosso
interesse em colaborar para os seguintes projetos, tendo ou não
conhecimento do funcionamento das demais plataformas²:
- *Traduções: *É necessário reativar esta equipa pois a mesma funciona com
pouca força por falta de interesse e voluntários.

- *Website e redes sociais:* Sentimos uma particular necessidade em ter uma
página atualizada, com conteúdos recentes e as novidades todas, dentro do
contexto português.

- *Blogs: *Estamos a ponderar criar um Planet Ubuntu Portugal, onde
qualquer blog que se relacione com o Ubuntu pode constar na lista. O Planet
Ubuntu é um agregador de blogs internacionais. Contudo, acreditamos que
existem bloggers portugueses suficientes que justifiquem a aposta numa
agregador próprio. Entra em contacto connosco se gostas de escrever ou se
tens um blog teu que fale de Ubuntu;

Esperamos por ti para nos ajudares a fazer mais e melhor, em prol do Ubuntu!

Cumprimentos,
Gustavo Silva

[1] - As reuniões irão ser marcadas no portal da comunidade local:
http://loco.ubuntu.com/teams/ubuntu-pt/ e serão divulgadas pela Mailing
List. No entanto, deixamos o aviso que outra reunião extraordinária será
convocada para breve (nos próximos dias, preferencialmente até ao final da
próxima semana), em que o assunto principal será o website.
[2] - Há pessoal interessado em ajudar a começar, a perceber as plataformas
e a entender os recursos disponíveis. Se vos interessa, não receiem em
participar!
--
Best Regards / Obrigado e com os melhores cumprimentos,
Gustavo Silva

[Ubuntu-PT 10882] Re: A Comunidade Precisa de Ti!

José Luís Faria
Vivam,

sei que existe um canal no Telegram sobre LibreOffice, mas poderíamos
criar um, ou até vários, nesta plaforma sobre Ubuntu e seus
sub-departamentos.

--

:) cumprimentos,
--

On 30-10-2017 23:44, Gustavo Silva wrote:

> [...]
> e a entender os recursos disponíveis. Se vos interessa, não receiem em

[Ubuntu-PT 10883] Re: A Comunidade Precisa de Ti!

Gustavo Silva-2
Viva!

Trocar de email creio que não seja possível. Podes sempre cancelar a tua
subscrição e fazer outra com o novo email.

Em relação às contribuições, não referiste nenhum projeto de teu interesse
particular. Convinha aprofundar sobre isso, para que possamos encaminhar e
ajudar a organizar.

Em relação ao Telegram: nós temos um canal para discussão geral da
comunidade: https://t.me/ubuntuptgeral . Discute-se um pouco de tudo aqui,
pelo que não vejo justificar-se abrir mais canais.

Cumprimentos,
Gustavo

On Thu, 2 Nov 2017 at 10:56 José Luís Faria <[hidden email]> wrote:

> [...]

> da
> plataformas

Best Regards / Obrigado e com os melhores cumprimentos,

[Ubuntu-PT 10884] Re: A Comunidade Precisa de Ti!

Henrique Azevedo
Bom dia,
Creio q estavas a falar em criar canais no Telegram. Sendo isso, qualquer
pessoa pode criar esses canais e manter os mesmos.

Um dos problemas identificados é os diversos canais existentes para
divulgação da comunidade e isso acarreta alguns inconvenientes, tais como:
manter os mesmos atualizados, dispersão da comunidade e dificuldade em
gerir os mesmos. Rápidamente ficam parados, desactualizados.

Está-se a tentar, concentrar e arranjar voluntários para manter os espaços
dinâmicos e atualizados.

Nada te impede de os criar, no Telegram, e gerires os mesmos mas seria
preferível contribuintes para a comunidade numa área que mais gostes.

Cumprimentos

-----------------------
Azevedo
@Mobile

Em 02/11/2017 10:56 da manhã, "José Luís Faria" <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
>
> sei que existe um canal no Telegram sobre LibreOffice, mas poderíamos
> criar um, ou até vários, nesta plaforma sobre Ubuntu e seus

[Ubuntu-PT 10885] Re: A Comunidade Precisa de Ti!

José Luís Faria
Viva,

obrigado pelas informações.

Quanto ao canal desconhecia, mas já lá entrei.

Em relação à contribuição, o tempo disponível não é muito, mas sempre se arranja algum.

Sou administrador de sistemas há cerca de 25 anos e de linux há mais de 20.
Desde há vários anos que uso o ubuntu como desktop e tenho vários servidores ubuntu em produção.

Faço scripts para tudo (perl e bash) e instalação, configuração e manutenção de serviços nestes: apache, bind, openldap, iptables, owncloud, MySQL, etc.

Cumprimentos,

José Luís Faria
Universidade do Minho

On 2 Nov 2017, 11:03 +0000, Gustavo Silva <[hidden email]>, wrote:
[...]

[Ubuntu-PT 10886] Re: A Comunidade Precisa de Ti!

Henrique Azevedo
Boas,
Tb trabalho na mesma área que tu e por exemplo, notei que as traduções do
Ubuntu Server está muito atrasada. Sei q para quem trabalha em sistemas, a
tradução não é aliciante e se calhar discutível em fazer contudo, para quem
quer entrar nesta área, se calhar até gostaria de ter documentação em pt.

Por exemplo, no Ubuntu Server Guide, que também está atrasada, podemos ir
além da tradução e explicar os conceitos ou remeter para a wiki.

É algo que podemos contribuir nesta área, eventualmente fazer um artigo
para o Blog, ou colocares no teu Blog, eventualmente um vídeo, sobre alguma
funcionalidade dos servidores: mail, DNS, File server, etc...

Se calhar, basta documentar um pouco os nossos apontamentos e publicar.
Irei tb começar a fazer isso e se publicar 1 vez por mês, ao final do ano
já temos 12.

Se tiveres ideias, coloca no link abaixo, talvez consigas pessoal para
auxiliar a fazer.
https://trello.com/b/tTWZfoCA/loco-ubuntu-pt

Cumprimentos

Azevedo