[Ubuntu-PT 10931] "Workshop Ubuntu-BionicBeaver @ Lisboa" no próximo dia 6-fev-2018 (uma 3ª feira)

Ricardo Dias Marques-2
Boa noite,

De acordo com a seguinte página:

Workshop Ubuntu-BionicBeaver @ Lisboa « Ubuntu Portugal
https://ubuntu-pt.org/evento/workshop-ubuntu-bionicbeaver-lisboa/?instance_id=88

... irá realizar-se, no dia 6-fev-2018 (uma 3ª feira), com início pelas
18H00, uma "Workshop Ubuntu-BionicBeaver @ Lisboa".

Essa página tem a seguinte informação sobre a Workshop:

     Mais um workshop na comunidade Ubuntu em Lisboa.

     Material necessário: portatil ou similar, pen usb, virtualbox.

     Conteúdo abordado:
     - Apresentação
     - Conceito e apresentação do Ubuntu Desktop (18.04 alfa2).

     Instalação do ubuntu em pen e virtualbox,

     Vem, traz um amigo ou um familiar e vem conviver e partilhar a
experiência
     com o resto dos participantes.

     Localização:
     http://osm.org/go/b5crvhYnW
     geo:38.73358,-9.14580?z=19

O mesmo evento está publicado ainda nas seguintes páginas:

http://loco.ubuntu.com/events/ubuntu-pt/3665-workshop-ubuntu-bionicbeaver-lisboa/
(evento criado por "Tiago Policarpo")

https://www.facebook.com/events/1783771088583761/ (evento criado por
"Tiago Filipe")

Pelo que está na página do evento, a Workshop irá ter lugar no espaço
habitual dos encontros Ubuntu em Lisboa, que tem sido o "Burguers &
Beer" (bar / restaurante junto à bilheteira do cinema do "Dolce Vita
Monumental", no Saldanha) -
https://www.zomato.com/pt/grande-lisboa/burguers-beer-saldanha-lisboa

Espero que esta informação possa ser útil a (mais) alguém.

Quero aproveitar para, desde já, deixar aqui o meu agradecimento e
elogio pela organização da "Workshop". Da minha parte, espero conseguir
ir! :-)

Abraços,
Ricardo

Ricardo Dias Marques
Twitter: @ricmarques

[Ubuntu-PT 10932] Re: "Workshop Ubuntu-BionicBeaver @ Lisboa" no próximo dia 6-fev-2018 (uma 3ª feira)

Luis Louro
Okey, desta vez vou. Lá estarei às 18h.

No dia 30 de janeiro de 2018 às 00:26, Ricardo Dias Marques <
[hidden email]> escreveu:

> [...]
> pela organização da "Workshop". Da minha parte, espero conseguir ir! :-)

AVISO DE CONFIDENCIALIDADE: Esta mensagem, assim como os ficheiros
eventualmente anexos, é confidencial e reservada apenas ao conhecimento
da(s) pessoa(s) nela indicada(s) como destinatária(s). Se não é o seu
destinatário, solicitamos que não faça qualquer uso do respectivo conteúdo
e proceda à sua destruição, notificando o remetente.

[Ubuntu-PT 10934] Re: "Workshop Ubuntu-BionicBeaver @ Lisboa" no próximo dia 6-fev-2018 (uma 3ª feira)

Ricardo Dias Marques-2
Boas tardes,

@Luis Louro: ainda bem que também vais à "Workshop Ubuntu Bionic Beaver
@ Lisboa" na 3ª feira (6-fev-2018), organizada pelo Tiago Policarpo  :-)

@Todos: Estive aqui a instalar um "daily build" do "Ubuntu MATE 18.04"
num velhinho "Netbook" que tenho (salvo erro, comprei-o há perto de 8
anos, em 2010). É um Compaq Mini 110 ("Compaq Mini 110c-1010SP") -
https://support.hp.com/us-en/product/compaq-mini-110c-1000-pc-series/3943769/model/3982061/product-info
- que tem um processador (CPU) "Intel Atom Processor N270" -
https://ark.intel.com/products/36331/Intel-Atom-Processor-N270-512K-Cache-1_60-GHz-533-MHz-FSB

Como podem ver, nas especificações do CPU, o processador deste "Netbook"
é de 32 bits. Ora, como não encontrei ficheiros ISO de 32 bits na página
dos "Daily builds" da "Ubuntu 18.04 (Bionic Beaver) LTS" -
http://cdimage.ubuntu.com/daily-live/current/ - acabei por usar o
ficheiro ISO da versão de 32 bits do Daily Build de 3-fev-2018 do
"Ubuntu MATE" -
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntu-mate/daily-live/20180203/bionic-desktop-i386.iso
[Ficheiro com 1,6 GB ] Gravei essa ISO numa "pen" USB ("flash drive"),
usando o programa "Startup Disk Creator" (programa "nativo" que tenho
num portátil com "Ubuntu MATE 16.04"). Arranquei / fiz "boot" do
"Netbook" a partir dessa "pen" para instalar o "Daily Build" do "Ubuntu
MATE".

A instalação do "daily build" do "Ubuntu MATE" correu bem, à parte o
seguinte: quando fiz o primeiro "reboot" após a instalação, o ecrã ficou
preto (com um cursor "de texto" a piscar no canto superior direito e com
o cursor "do rato" no meio do ecrã, estando ainda a parte de cima do
ecrã com uns "efeitos" de côr roxa / púrpura).
Acabei por resolver esse problema, fazendo o seguinte: carreguei na
combinação de teclas CTRL+ALT+F2 (para alternar para uma consola de
texto), editei (com o "vi") o ficheiro "/etc/default/grub"  para
acrescentar a opção "nomodeset" na linha "GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT"
desse ficheiro e, depois, corri o comando "sudo update grub" (seguido de
um "reboot"), conforme descrito na seguinte resposta escrita pelo
utilizador "Coldfish", no site "Ask Ubuntu", já no remoto ano de 2011 (!):

graphics - How do I set "nomodeset" after I've already installed Ubuntu?
- Ask Ubuntu
https://askubuntu.com/questions/38780/how-do-i-set-nomodeset-after-ive-already-installed-ubuntu/38782#38782

Até 3ª feira, na "Workshop"! :-)

Abraços,
Ricardo

Ricardo Dias Marques
Twitter: @ricmarques

On 30-01-2018 20:13, Luis Louro wrote:

> Okey, desta vez vou. Lá estarei às 18h.
>
> No dia 30 de janeiro de 2018 às 00:26, Ricardo Dias Marques <

[Ubuntu-PT 10935] Re: "Workshop Ubuntu-BionicBeaver @ Lisboa" no próximo dia 6-fev-2018 (uma 3ª feira)

Matheus Bongestab
Olá, não gostaria mais de receber email do Ubuntu-PT

Att,
Matheus