[Ubuntu-PT 10953] Re: Digest ubuntu-pt, volume 164, assunto 1

[Ubuntu-PT 10953] Re: Digest ubuntu-pt, volume 164, assunto 1

Tiago Policarpo - Ubuntu
Olá, a todos o evento está cancelado.

Não vou poder comparecer este mês e nos próximos.
Decidi-me afastar me de qualquer contacto com o ubuntu-pt.
Não pretendo ter qualquer associação com o ubuntu-pt por não estar de
acordo com muitas atitudes do conselho atual.
Os meses passam e os mesmos problemas de anos anterior continuam e nada
é resolvido, e usado o nome/grupo Ubuntu Portugal para se projetarem
unicamente para os seus proveitos individuais mais nada.

Aqui fica a minha opinião, nada mais.

Cumprimentos
Tiago Policarpo

On 20-08-2018 13:00, [hidden email] wrote:

> [...]
>
> Como também consta nessa página, o encontro irá ter lugar naquele que era o espaço habitual destes encontros, ou seja, no "Burguers & Beer" (bar / restaurante junto à bilheteira do cinema do "Dolce Vita" do "Centro Comercial Monumental", no Saldanha) -https://www.zomato.com/pt/grande-lisboa/burguers-beer-saldanha-lisboa
>
> Pessoalmente - e como continuo muito ocupado - não garanto que consiga ir ao encontro. De qualquer forma, aproveito para, desde já, deixar aqui o meu agradecimento e elogio pela organização do mesmo :-)

[Ubuntu-PT 10954] Re: Digest ubuntu-pt, volume 164, assunto 1

Diogo Constantino
Olá,

Porque neste caso o problema está relacionado com algo que eu não fiz,
porque como voluntário não tive tempo. Quero antes de mais agradecer-te
honestamente pelo esforço que fizeste.

No conselho não temos (felizmente), a possibilidade de obrigar pessoas
contribuir, podemos convidar, podemos pedir, mas não mais que isso.

Já contactei mais que uma pessoa para contribuir especificamente para a
tarefa em causa, até agora *todas* se recusaram ajudar (por diversos
motivos legítimos). E tomo nota que em vez de te ofereceres para a
realizar, preferiste afastar-te, sem sequer teres a consideração pelas
pessoas que podem aparecer amanhã por não estarem nesta mailing list.

cumprimentos
Diogo

Às 17:38 de 20-08-2018, Tiago Policarpo escreveu:

> [...]
> é resolvido, e usado o nome/grupo Ubuntu Portugal para se projetarem
> unicamente para os seus proveitos individuais mais nada.

[Ubuntu-PT 10955] Re: Digest ubuntu-pt, volume 164, assunto 1

Diogo Constantino
Olá a todos,

Tendo em conta que esta decisão do Tiago foi tomada, porque eu não tive
tempo de promover o evento nas redes sociais (uma falha minha que já
ocorreu anteriormente), e como ele faz uma critica ao nosso carácter,
sinto-me na obrigação de responder.

Em primeiro lugar, apesar de reconhecer a minha falha em não ter
promovido o evento nas redes sociais, tenho que acrescentar o seguinte:

* Só o Ricardo Marques promoveu o evento nas redes sociais e na mailing
list. Obrigado ao Ricardo por isso. E se quiseres damos-te os acessos
necessários para fazeres isso em todas plataformas em que a comunidade
está presente,

* O Tiago Policarpo é o anfitrião e também não promoveu,

* Somos todos voluntários e oferecemos o nosso tempo livre na medida da
nossa disponibilidade,

* Não nos projetamos, apenas nos limitados a contribuir para o Ubuntu e
fazemos quer ajudando a comunidade local, quer contribuindo
internacionalmente em várias comunidades do Ubuntu, o reconhecimento que
temos é devido ao trabalho que fazemos (por participarmos ativamente de
uma forma ou outra).
        Vejamos alguns exemplos:
        - O Gustavo Silva foi eleito para o Ubuntu LoCo Council devido ao
reconhecimento da comunidade a nível global pelas suas contribuições e
aptidão para a função. E sim as contribuições são examinadas pela
comunidade a nível global, não é por amiguismo, e para lá chegar também
teve que se tornar Ubuntu Member,
        - O Tiago Carrondo também é Ubuntu member te e em que as contribuições
sustentadas para o Ubuntu também são examinadas e julgadas pelo seu mérito,
        - Eu sou membro da UBports Foundation, porque as minhas contribuições
para o UBports foram reconhecidas por várias pessoas nessa comunidade,
também passei esta semana a ser membro do Membership Committee Team da
UBports Foundation (por convite de outros membros), e Presidente da
Federação Ubuntu Europe (por sugestão dos restantes fundadores).

        O que é que algum de nós beneficia com estas coisas?
        Temos mais responsabilidades e mais trabalho que está sobre o
        escrutínio da comunidade a nível mundial. E é desse escrutínio
        que antecede essas nomeações que vem atribuição dessas
        responsabilidades e estatutos.

A respeito do assunto da promoção dos eventos em Lisboa:
Expliquei ao Tiago Policarpo (antes de ele me comunicar a sua decisão),
que por achar que não consigo cumprir essa função de forma apropriada
tenho procurado encontrar pessoas que tenham mais disponibilidade para
assegurar esta tarefa, mas até agora ninguém aceitou por falta de
disponibilidade, como anfitrião dos encontros em Lisboa, esperava que
ele se oferecesse para o fazer.

Agradeço ao Tiago as suas contribuições à comunidade, lamento o seu
afastamento, mas tenho também de lamentar a atitude de abandono sem
considerar as repercussões e sem seguir o que o Código de Conduta
sugere, que é uma passagem de funções responsável, seguindo o exemplo de
outros membros da comunidade no passado.

Quero lembrar a todos que nós os cinco no conselho temos tempo limitado
e por isso não podemos fazer tudo. Eu em particular também me encontro
fisicamente distante a maior parte do tempo. Precisamos que todos os
membros da comunidade participem de acordo com os seus conhecimentos,
experiência e com funções de maior responsabilidade à medida que
demonstrem a capacidade de liderança e compreensão dos métodos de
trabalho na comunidade Ubuntu.

Deixo alguns desafios à comunidade:

* procurem tarefas! Temos todo o tipo de tarefas, de acordo com as
combinações dos vossos perfis, desejos, e competências;

* assinem o código de conduta, esta é uma das formas de demonstrarem
compromisso com os ideias da comunidade, e um dos passos para que possam
assumir funções de maior responsabilidade e até para poderem
candidatar-se a Ubuntu Member,

* para que alguém se ofereça para organizar eventos mensais em Lisboa
(os de Sintra continuam), eu infelizmente estou a milhares de km para o
poder fazer com algum tipo de regularidade.
Ofereço-me para explicar em detalhe o que precisam de fazer como parte
dessa função, não é difícil mas exige que de tempos a tempos tenham a
disponibilidade de algum tempo no momento apropriado (infelizmente é
algo que eu nem sempre tenho);

* se já contribuem para o Ubuntu de forma sustentada à algum tempo,
candidatem-se Ubuntu Member, se precisarem de ajuda/orientação para isso
contactem-nos.

O conselho tem estado a trabalhar em várias coisas grandes em
background, em breve (espero) vamos fazer alguns anúncios relacionados
com elas, e pedidos de contribuição relacionados. Não temos estado
parados, mas boa parte do que temos feito ainda não está visível. Se
tivermos mais ajuda podemos fazer mais coisas.