atualização automática do ubuntu e grub

Rodrigo Primo
olá, no local onde trabalho uso uma máquina em dual boot (ubuntu e windows
XP). tenho o costume de atualizar sempre o ubuntu por meio do ícone que
avisa quando existem novas atualizações. porém, ocorre que quando uma nova
versão do kernel é instalada ele sobrescreve o arquivo /boot/grub/menu.lst,
colocando as versões anteriores de boot do ubuntu mas sem colocar a opção do
windows XP. isso me parece ser um problema, principalmente porque não
aparece nenhum aviso para o usuário de que isso tenha sido feito (ou pelo
menos eu não vi :D). alguém saberia me indicar alguma forma de manter a
atualização mas sem perder o arquivo do grub? seria o caso de reportar isso
e solicitar alguma alteração no comportamento padrão do ubuntu?
valeu!abraços, rodrigo.

Re: atualização automática do ubuntu e grub

hamacker-2
de forma alguma!
Em casa e no trabalho tenho  ubuntu rodando em sistema de dual-boot e
todas as atualizacoes mantiveram a entrada de windows. Alias, nem
precisa ter o windows instalado, basta ser uma particao fat ou ntfs que
o grub faz isso supondo que seja o windows que esteja instalado.  Será
que não houve uma edição manual removendo a entrada de boot do windows e
as atualizacoes posteriores mantiveram do mesmo jeito ? apenas uma
suposição.

Dá uma olhada pelo gparted e verifique se não há alguma coisa de errada
com a partição windows, as vezes uma flag nessa particao pode estar
dificultando as coisas : bootavel, hide, extendida da extendida, etc...

Mas o funcionamento do grub está normal e geralmente é o windows que
remove o grub e não o contrário.

[]'s

Rodrigo Sampaio Primo escreveu:

> [...]
> e solicitar alguma alteração no comportamento padrão do ubuntu?
> valeu!abraços, rodrigo.

Re: atualização automática do ubuntu e grub

Rodrigo Brasil
Na minha casa a entrada do Windows foi retirada do GRUB ao executar o seguinte comando: sudo dpkg-reconfigure linux-image-$(uname -r)

Pode ser que o mesmo tenha acontecido com você. Basta editar o arquivo /boot/grub/menu.lst e incluir o Windows XP, abaixo segue a entrada do meu XP:

title        Microsoft Windows XP Professional
root        (hd0,0)
savedefault
makeactive
chainloader    +1

Espero ajudar.

hamacker <[hidden email]> escreveu: de forma alguma!
> [...]

> e solicitar alguma alteração no comportamento padrão do ubuntu?
> valeu!abraços, rodrigo.

Re: atualização automática do ubuntu e grub

Kurt Kraut
Aloha,

Toda vez que tem uma atualização de kernel o menu do GRUB é
desordenado. Já tentei alguns métodos para por o Windows como default,
desde por ele como primeiro da lista até definindo o número dele como
'default' no início do menu.1st. Mas essa numeração é sempre alterada
em atualizações.

Nunca consegui adicionar o Windows de forma a preservá-lo como padrão.
Alguma sugestão ?

Abraços,

Kurt Kraut ([hidden email])

On 8/7/06, Rodrigo Brasil <[hidden email]> wrote:

> [...]
> remove o grub e não o contrário.
>
> []'s

Re: atualização automática do ubuntu e grub

Lucas Arruda (llbra)
Kurt,

quando ele esta no fim, o Grub sempre mantem ele.
Repare que sempre tem um linha
# Other Operating Systems
antes dele. Mas, se vc quer manter o Windows como padrao, toda hora vc vai
ter que copiar a entrada la de baixo la pra cima.

--
[]'s

Lucas Arruda
lucasarruda.com

Re: atualização automática do ubuntu e grub

Kurt Kraut
Aloha,

Infelizmente, não. Instalei o Ubuntu 64 bits numa máquina com Windows
e ele adicionou o Windows dessa forma no GRUB. Ao fazer a atualização
do kernel para linux-image-amd64-k8 o GRUB foi deteriorado e o Windows
deixou de ser o OS padrão.

Abraços,

Kurt Kraut ([hidden email])

On 8/8/06, Lucas Arruda (llbra) <[hidden email]> wrote:

> [...]
>
> Lucas Arruda
> lucasarruda.com

Re: atualização automática do ubuntu e grub

Lucas Duailibe
O Lucas Arruda, está certo.. :P

Quando você atualiza o kernel, o Ubuntu não mexe o que vem depois da linha:
"### END DEBIAN AUTOMAGIC KERNELS LIST"

Se você quiser botar o Windows default, é só mudar a linha "default
número" referente à entrada do Windows (a contagem começa começa pelo
0). Se há apenas uma versão do kernel instalada, e não tiver outro
sistema instalado também, a linha deve ser a 4.

Abraços.

Re: atualização automática do ubuntu e grub

Lucas Arruda (llbra)
Duailibe,
exatamente.

O que faco e deixa ele depois dessa linha magica e quando faco update de
kernel, eu copio ele para antes do primeiro, assim deixo o default como 0 e
deixo o windows como primeiro boot.
Isso pq no meu trabalho eu nao tenho opcao, se nao nem isso eu me daria o
trabalho, mas se vc tem que fazer isso, e uma boa solucao.

--
[]'s

Lucas Arruda
lucasarruda.com