dicionario no ubuntu

Luciano Marques
Alguém sabe como configurar o dicionário q vem no ubuntu6.06? Ele vem configurado pra consultar um dicionário online em inglês.

  Luciano

Re: dicionario no ubuntu

Jose Vitor Lopes e Silva-2
Caro Luciano,

Se vc estiver tratando do dicionário do Firefox sugiro visitar este site e
incluir o Priberam que é muito bom.
 http://mycroft.mozdev.org/download.html?name=priberam&submitform=Search

Caso se trate do OpenOffice vá no Synaptic e busque os pacotes de lingua BR.
esta lógica aplica-se a quase todos os programas.

Att,

José Vitor

Em 16/08/06, Luciano Marques <[hidden email]> escreveu:

> Alguém sabe como configurar o dicionário q vem no ubuntu6.06? Ele vem
> configurado pra consultar um dicionário online em inglês.

> [...]

José Vitor Lopes e Silva
Florianópolis/SC
http://ubuntufloripa.uocentral.com.br

Re: dicionario no ubuntu

Lucas Arruda (llbra)
José Vitor, ele ta falando do Dicionario do Ubuntu, em Acessórios.

Ja tinha tentado isso, mas sem sucesso.
Eles usam uma base do dict.org e la tem uma base Ingles > Portugues.
Tenta ir la em Preferencias > Adicionar.

Se vc checar a pagina http://www.dict.org/bin/Dict vai ver que tem uma Base
de Nome English > Portuguese, com o codigo eng-por.
Tentei adicionar novamente (quando for adicionar use o servidor de
dicionario) e clique em "configuracoes avancadas" para adicionar a base
eng-por.

Aqui nao funcionou, como da outra vez que tentei.
Tentei no chutometro mesmo, mas nao consegui... Se alguem ja fez isso avise.
Interessante seria vir com isso quando a gente escolhe o localization.

--
[]'s

Lucas Arruda
lucasarruda.com

Re: dicionario no ubuntu

Luciano Marques
Não é nenhum desses dicionários a que me refiro. Este está disponíve no menu Aplicações->Dicionário. Ele não está vinculado a nenhum outro programa.

José Vitor Lopes e Silva <[hidden email]> escreveu:  Caro Luciano,

Em 16/08/06, Luciano Marques escreveu:

> Alguém sabe como configurar o dicionário q vem no ubuntu6.06? Ele vem
> configurado pra consultar um dicionário online em inglês.

> [...]

Luciano, acho que vc nao leu minha resposta.

--
[]'s

Lucas Arruda
lucasarruda.com

Re: dicionario no ubuntu

Lucas Arruda (llbra)
Nao consegui.
Fiz isso que descrevi ai, mas sem sucesso.

--
[]'s

Lucas Arruda
lucasarruda.com

Re: dicionario no ubuntu

Ivan Brasil Fuzzer-2
Eu segui os seus passos e funcionou! Agora tenho um dicionário
Inglês/Português ;-)

Lucas Arruda (llbra) escreveu:

> [...]
> Interessante seria vir com isso quando a gente escolhe o localization.

Alex Rocha
PessoALL,

Dicionário somente em português não existe no servidor DIC. :(
Existem os dicionários Português - Inglês (por-eng) e Inglês -
Português (eng-por).

Será que existe algum outro servidor que disponibilize a base de dados
em Português para consulta, assim como o DIC?

Exemplos:

Configurei os dois dicionários do DIC.

O primeiro em por-eng, você faz uma consulta em português e o
resultado é a palavra correspondente em Inglês é exibida.

O segundo eng-por é o contrário do primeiro.

Para configurar sigo os passos mencionados pelo Josè Vitor mas
preencha o campo estratégia também com o código.

Vejamos como configurar:

1. Abra o dicionário: Aplicações -> Acessórios -> Dicionário
2. Clique em Editar -> Preferências
3. Clique em "Adicionar", para adicionar uma nova fonte de dicionário
4. Na caixa de diálogo aberta prencha os campos abaixos:
      Descrição: (preencha uma descrição qualquer)
      Transporte: Selecione "Servidor de dicionário"
6. Na mesma caixa de diálogo clique em "Configurações avançadas"
    Prencha os campos:
      Banco de dados: por-eng
      Estratégia: por-eng
7. Clique em "Adicionar"
8. Na janela atual, selecione a base de dados que você acabou de
acrescentar (o nome é o mesmo da descrição) e clique em fechar.
9. Pronto! Dicionário funcionando!

Abraços a todos!
Alex Rocha

Re: dicionario no ubuntu

Ernandes Oliveira
Olá eu gosto (e uso) do stardict por ser offline, mas
consegui configurar um dicionário inglês-português no
dicionário do Gnome do seguinte modo:

Vá em Editar --> Preferências. Escolha a aba Fonte.
Clique em adicionar. Em descrição escreva um nome
qualquer (Inglês-Português por exemplo). clique em
Transporte e escolha Servidor de dicionário. Clique em
configurações avançadas. Em Banco de Dados escreva
eng-por e em Estratégia escreva exact. Feche e
selecione esse dicionário. Teste, por exemplo com
a palavra type (nem todas as palavras vc vai
conseguir).
Como cheguei a isso? Abri a página
http://www.dict.org/bin/Dict e vi o fonte da mesma.
Lá vc pode obter outros bancos de dados e estratégias.

escreveu:

> Alguém sabe como configurar o dicionário q vem no
> ubuntu6.06? Ele vem configurado pra consultar um
> [...]

Ernandes Rocha de Oliveira
[hidden email]
Registered Linux user number 283035

Re: dicionario no ubuntu

Lucas Arruda (llbra)
Estranho,
eu nao tinha conseguido, descrevi e o Ivan conseguiu.

De qualquer modo, preenchendo o estrategia com eng-por eu consegui q ele
funcionasse, talvez fosse isso meu erro, nao tinha posto nada la antes.

--
[]'s

Lucas Arruda
lucasarruda.com

Re: dicionario no ubuntu

Luciano Marques
Ernandes, aonde eu consigo esse stardict?
  Vc sabe de algum dicionário offline de português-português?

Ernandes Oliveira <[hidden email]> escreveu:
[...]

--- Luciano Marques
escreveu:

> Alguém sabe como configurar o dicionário q vem no
> ubuntu6.06? Ele vem configurado pra consultar um
> [...]

Andre Cavalcante
Olá,

Como eu configuro o dicionário para funcionar sob um proxy?
Não tô conseguindo usar o dicionário, acho que deve ser porque o proxy deve
trancar a porta. Sei que a 80 está livre...

André Cavalcante
Manaus, AM.

2006/8/17, Lucas Arruda (llbra) <[hidden email]>:

> [...]
>
> De qualquer modo, preenchendo o estrategia com eng-por eu consegui q ele
> funcionasse, talvez fosse isso meu erro, nao tinha posto nada la antes.

Re: dicionario no ubuntu

Adriano Rafael Gomes
Andre Cavalcante escreveu:
> Como eu configuro o dicionário para funcionar sob um proxy?
> Não tô conseguindo usar o dicionário, acho que deve ser porque o proxy deve
> trancar a porta. Sei que a 80 está livre...

André, tente configurar o proxy com o programa gnome-network-preferences.

--
Adriano Rafael Gomes
SoftwareLivreVS

Re: dicionario no ubuntu

Matheus Pacheco de Andrade
Ia ser legal poder configurar timeout e connection retries system-wide.
Alguém sabe como fazer?

On 8/18/06, Adriano Rafael Gomes <[hidden email]> wrote:

> deve
>
> André, tente configurar o proxy com o programa gnome-network-preferences.

> [...]

Tem no repositório do Ubuntu, porém é necessário
instalar os dicionários. Para isso você encontra
vários em http://stardict.sourceforge.net .
Desconheço a existência de dicionário port-port.