pasta Rede Windows do Nautilus aparece vazia

pasta Rede Windows do Nautilus aparece vazia

Antonio Silva
Boa tarde,

Estou com um problema, já pesquisei e não consegui achar uma solução.

Uso o Ubuntu 18.04. No Nautilus a pasta Outros Locais / Rede Windows
aparece vazia. Não vejo os outros computadores da rede.

Parece que o Samba está OK, com o netbios name e workgroup devidamente
indicados. Fui em outros computadores Windows da rede e eles conseguem
enxergar minha máquina e entrar nas pastas compartilhadas sem problemas.

Eu que não consigo ver nenhuma máquina Windows. Consigo acessar esses
computadores apenas se indicar o caminho smb://...  em Conectar a servidor.

Alguém sabe como resolver esse problema?

Obrigado

Antônio Olinto

Re: pasta Rede Windows do Nautilus aparece vazia

Paulo Correia-3
Antonio,

Já pensou em colocar estes compartilhamentos no /etc/fstab
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Redes/Montagem-automatica-cifs-no-fstab

Ou um colocar um atalho no nautilus

Abraços,

Paulo

________________________________

Re: pasta Rede Windows do Nautilus aparece vazia

Antonio Silva
Obrigado Paulo,

Mas sabe aquela situação onde você usa pouco o compartilhamento e nem
sempre o computador que compartilha está ligado ou é ligado apenas depois
que você ligou o seu (normalmente sou um dos primeiros a chegar no
trabalho)?
Eu preferiria poder, quando precisar, poder ver e acessar o outro
computador.

Para os compartilhamentos que utilizo com frequência coloquei um atalho no
Nautilus como você sugeriu.

Outro uso da visualização do computador na rede é ver se a pessoa que o
utiliza já chegou ...

Abraços

Antônio

Em Qua, 3 de out de 2018 5:16 PM, Paulo Correia <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
>
> Obrigado
>
> Antônio Olinto

Re: pasta Rede Windows do Nautilus aparece vazia

Caros achei parte da solução em

https://unixsherpa.com/solution/unable-to-browse-windows-network-shares-in-ubuntu/

Basicamente deve-se instalar o winbind [sudo apt install winbind] e editar
o arquivo /etc/nsswitch.conf de forma que a linha hosts fique da seguinte
forma:
hosts:          files mdns4_minimal [NOTFOUND=return] wins dns mdns4
(no meu deixei *myhostname* ao invés de mdns4 - testei os dois e não vi
diferenças então deixei o original da versão).

Com isso consegui ver os grupos da rede e até entrar no WORKGROUP e ver
seus computadores.

Agora quando vou tentar entrar no meu grupo aparece a mensagem: falha ao
tentar recuperar a lista de compartilhamento.

Seguimos tentando. Agradeço se alguém tiver alguma sugestão.

Sds

Antônio Olinto